Buscar

Doença periodontal no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Doença Periodontal no Brasil
Doença Periodontal
 A doença periodontal é uma doença  caracterizada como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.
Pode comprometer tanto os tecidos de suporte (gengiva) como os de sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso).
A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes, devido ao acúmulo de tártaro, ação bacteriana e inflamação destas estruturas, colaborando para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.
 a condição periodontal piora com o aumento da idade. 
Aos 12 anos, nos adolescentes, costuma-se manifestar a forma mais leve, com presença de cálculo e sangramento, enquanto a forma mais grave, há presença de bolsa periodontal e se manifesta principalmente nos adultos. 
Já nos idosos a doença reduz sua prevalência devido ao grande número de dentes perdidos, situação comum e que ocorre com frequência nesta faixa etária
Índices da Doença Periodontal
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal da população brasileira (SBBrasil), realizado em 2010, incluiu a avaliação das condições periodontais e variáveis sociodemográficas.
O SBBrasil 2010 foi um estudo epidemiológico transversal de saúde bucal de base nacional sobre diferentes agravos bucais em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O presente estudo teve por objetivo estimar a prevalência da doença periodontal na população brasileira adulta e sua associação com desigualdades sociais contextuais e características sociodemográficas individuais.
Métodos
A amostra foi composta por 27 domínios geográficos para as capitais dos estados e DF e cinco para o interior de cada região (Norte, Nordeste, CentroOeste, Sudeste e Sul), perfazendo 32 domínios. Foram utilizados dados dos adultos de 35 a 44 anos de idade.
O Índice Periodontal Comunitário (CPI) e o Índice de Perda Periodontal (PIP) foram usados para definir a doença periodontal em “moderada a grave” e “grave”.
As desigualdades sociais contextuais incluíram o índice de desenvolvimento humano e a desigualdade de renda (Índice de Gini). 
 Outras variáveis contextuais foram a cobertura de equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família e o percentual de adultos fumantes. 
Resultados
- A prevalência da doença periodontal “moderada a grave” em brasileiros adultos foi de 15,3%.
 - 5,8% para a condição “grave”, com variações consideráveis entre os municípios.
a desigualdade de renda foi independentemente associada com a doença periodontal “grave”
 o percentual de fumantes manteve-se associado com a doença periodontal “moderada a grave”. 
Adultos com idade mais avançada, de cor de pele parda, sexo masculino, menor renda familiar e menor escolaridade apresentaram maiores chances para ambas as condições periodontais investigadas.
A prevalência da doença periodontal “moderada a grave” na população adulta brasileira em 2010 foi 6,3% maior do que no inquérito de saúde bucal de 2003.
Os estudos foram consistentes em relatar a maior prevalência da doença periodontal entre os mais velhos, pretos e pardos, nos homens e naqueles com menor escolaridade e menor renda familiar.
Políticas Públicas de Saúde no Brasil
HISTÓRICO POLÍTICO DE SAÚDE PÚBLICA
1808 – Chegada da família real,normas sanitárias foram impostas para o porto,numa tentativa de impedir a entrada de doenças contagiosas.
1822 – Algumas polítcias de saúde foram implantadas,tais políticas eram referentes ao controle dos portos.
1889-  Somente com a Proclamação da República,é que as práticas de saúde em nível nacional tiveram o inicio
Oswaldo Cruz e Carlos Chagas que estiveram à frente da Diretoria Geral da saúde pública,implementaram um modelo sanitarista visando erradicar epidemias urbanas, e a criação de um novo Código de Saúde Pública.
Linha do Tempo
SUS
O Sistema Único de Sáude,foi criado em 1988,pela Constituição Federal Brasileira,para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
Abrange desde o simples atendimento ambulatorial, até o transporte de orgãos,garantindo acesso integral,universal e gratuito para toda população do país.
Exemplos de Políticas Públicas na área da Saúde
CONCLUSÕES
No Brasil, a prevalência da doença periodontal variou conforme o município e a definição de doença empregada. A desigualdade de renda teve um papel importante na ocorrência da doença periodontal “grave”. Características individuais de posição social foram associadas com as duas formas de doença periodontal.
O Sistema de Saúde do país vem sofrendo constantes mudanças desde o século passado,acompanhando as transformações econômicas, socioculturais e políticas da sociedade brasileira.
Por fim, o SUS representa o maior projeto de inclusão social no Brasil, proporcionando aos que antes eram excluídos pelo sistema garantia de assistência à saúde. 
Referências
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf 
http://www.revistasobrape.com.br/arquivos/junho2007/artigo1.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/a-evolucao-historica-das-politicas-de-saude-no-brasil/56457
http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_4.pdf
https://pt.slideshare.net/kellyschorro18/aula-1-politicas-de-saude-no-brasil

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando