Buscar

SELO AQUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SELO AQUA-HQE
O que é o Selo AQUA
O selo AQUA é a 1ª norma brasileira para certificação de construções sustentáveis. Ele considera as especificidades do nosso país e utiliza 14 critérios para analisar os edifícios (da gestão da obra ao seu funcionamento posterior).
Sua criação traz maior competitividade aos empresários brasileiros, já que internacionalmente são exigidos selos desta natureza para que obras tenham reconhecimento. Como o Processo AQUA atende às necessidades legislativas, de clima e de fontes de energia do Brasil, é mais adaptado à nossa realidade do que selos como o LEED muito utilizado mundialmente.
Sua aplicação permite a redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias primas, aumentando a qualidade de vida dos usuários e o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental da região. 
Como surgiu o AQUA
Sua criação foi inspirada no selo francês HQE. Os criadores do AQUA consideram que tanto a França, como a Europa como um todo, estão bem adiantados nas pesquisas por soluções ambientais.
Data: 03 de abril de 2008
Criador: Fundação Vanzolini, instituição privada, sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) 
Como o empreendedor consegue o selo?
É necessário ter o controle total do projeto em todas as suas fases, por meio do Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) – considerado a “coluna vertebral” da certificação - para que sejam atendidos os critérios de desempenho da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) – expressa em 14 categorias.
A certificação é concedida ao final de cada fase (e válida até o fim da próxima), após auditorias presenciais precedidas de análises técnicas. Estas são as fases:
Programa
Concepção (Projeto)
Realização (Obra)
Operação (Uso) 
Quais critérios são considerados pelo AQUA?
São analisadas 14 categorias (conjuntos de preocupações), as quais são distribuídas em 4 famílias:
 
Sítio e Construção
1 - Relação do edifício com o seu entorno
2 - Escolha integrada de produtos, sistemas e processos construtivos.
3- Canteiro de obras com baixo impacto ambiental
 
Gestão
4 - Gestão da água
5 - Gestão da energia
6 - Gestão dos resíduos de uso e operação do edifício
7 - Manutenção: permanência do desempenho ambiental
 
Conforto
8 - Conforto higrotérmico
9 - Conforto acústico
10 - Conforto visual
11 - Conforto olfativo
 
Saúde
12 - Qualidade sanitária dos ambientes
13 - Qualidade sanitária do ar
14 - Qualidade sanitária da água
 
* Os parâmetros podem ser considerados de modo diferenciado em função dos tipos de ambientes e seus usos. Exemplo: critérios 8 a 13.
 
Como é a classificação?
Diferentemente do LEED, que considera pontos para avaliar cada critério, o Processo AQUA realiza uma avaliação a partir dos 14 critérios e emite uma classificação:
Bom: é o mínimo aceitável para um empreendimento de Alta Qualidade Ambiental
Superior: possui boas práticas de sustentabilidade
Excelente: corresponde aos desempenhos máximos constatados em empreendimentos de Alta Qualidade Ambiental
 
Este perfil de Qualidade Ambiental do Edifício (QAE) é próprio a cada contexto, assim como a cada empreendimento e sua pertinência deve ser justificada a partir de vários itens, como análise do local, dos custos, das características funcionais do empreendimento, dentre outros.
É exigido que o perfil de desempenho nas 14 categorias do Processo AQUA seja pelo menos Excelente em 3 categorias, Superior em 4 e Bom em 7.
 
Conclusão
O selo traz um retorno positivo para o empreendedor, por funcionar como marketing e mostrar que a empresa está interessada em soluções ambientais, sociais e econômicas.
A economia de água, energia, equipamentos e materiais são significativos ao longo do tempo e quem trabalha em ambientes inteligentes (com conforto, saúde e segurança) tem maior rendimento, aumentando sua produtividade.
Uma das grandes vantagens da Certificação Processo AQUA para o Brasil, segundo o site da Fundação Vanzolini, é o de que ele contém critérios adaptados ao país que exigem resultados de desempenho, não prescrevendo soluções de projeto pré-concebidas.
LEROY MERLIN
No site da Vanzolini, observamos que as construções que tem mais filiais e estão no padrão de melhores práticas – ou seja 3 categorias para receber o certificado é a LEROY MERLYN, dentre elas a de LONDRINA. Desde o projeto até o uso sendo uma construção sustentável. 
Sustentabilidade na Leroy Merlin
25/03/2013 - 05:15
Compartilhar:
Desde sua chegada ao Brasil, a Leroy Merlin está focada na qualidade: de produtos, atendimento e serviços. Nos últimos anos, esta preocupação se estendeu ao desenvolvimento sustentável, beneficiando tanto o conceito quanto a sociedade. Saiba mais sobre nossas ações. O mundo é nossa casa. Nada mais natural do que a ajudar a cuidar dele. Por conta disso, a Leroy Merlin desenvolveu o programa Construir e Sustentar e vem implementando diversas ações.Estas iniciativas vão desde a venda de Produtos Responsáveis, que visam incentivar atitudes sustentáveis como o consumo consciente, por exemplo, além de projetos de construções ou reformas sustentáveis, passando por campanhas beneficentes, até a implantação da primeira Loja Brasileira certificada AQUA (Alta Qualidade Ambiental), em Niterói.
Lojas com certificação AQUA
Com muito orgulho, atualmente temos 6 Lojas certificadas AQUA Uso e Operação: Porto Alegre, Interlagos, Belvedere (BH Sul), BH Norte, Uberlândia e Contagem. E mais 13 Lojas 100% AQUA: Jaquarepaguá, Taguatinga, São Leopoldo, Londrina, Curitiba Atuba, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José, Fortaleza, Campo Grande, Jaguaré e São Bernado do Campo.
As Lojas da LEROY ainda contam com :
Comitê de sustentabilidade,
Produtos Responsáveis ( mais de 4 mil produtos que diminuem impacto na natureza),
Código de ética e Comitê de Ética, 
TI verde (onde cabos , computadores antigos vão para reciclagem, de 2011 até 2015 cerca de 32 toneladas foram recicladas.
Portais que dão informações as pessoas, para conscientização dos clientes e das pessoas em geral. PORTAL DO SABER
Um jogo elaborado em 2011 que se chama EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE, onde o único objetivo é aprender mais sobre a importância do desenvolvimento sustentável. 
Relatório de Sustentabilidade lançado em 2015/2016 produzido seguindo a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) , uma prestação de contas referente as crenças, programas , projetos e compromissos com a Sustentabilidade. 1° empresa no segmento a ter esse relatório.

Outros materiais