Buscar

Ética e Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e Responsabilidade Social
AV1
A Ética de marcação aristotélica, ao mesmo tempo em que é devedora das marcações socrática e platônica, tem por objetivo descobrir o bem absoluto, denominando-o "felicidade". Aristóteles entendia que a felicidade estaria no exercício firme e constante da virtude no interior da ¿polis¿, isto é, nas relações sociais. Para ele, o homem virtuoso é aquele que mergulha no desenvolvimento integral das suas faculdades. Sendo assim, é correto afirmar que, para Aristóteles, a virtude é
Resposta: O justo meio entre dois vícios extremos ¿ mediania 
A Ética Empresarial deve ser entendida como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações. Nesse sentido, a ética empresarial tem três fases distintas. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde às três eras: 
Resposta: Eras Industrial, pós-industrial e informação. 
Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, seus hábitos, os seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado como fazendo parte do caráter da empresa. Escolha a alternativa que NÂO faz parte diretamente do processo de formação do caráter da empresa: 
Resposta: um bom programa de marketing 
Imagine a seguinte situação: Um funcionário deixa de entregar um produto dentro do prazo estabelecido com o cliente por entender que só deve fazê-lo quando tiver absoluta certeza que o produto está dentro do padrão de qualidade desejado. Ao saber desse fato, seu chefe lhe repreende dizendo que nessa empresa os prazos são honrados custe o que custar. Diante desse caso, podemos dizer que:
Resposta: Há um conflito de valores 
A Ética Ambiental tem seu início marcado pelos grandes avanços tecnológicos. A exemplo disso se tem a medicina com suas novas técnicas resultando na queda dos índices de mortalidade, alterando o binômio nascimento-morte e superlotando o planeta. Dessa forma, toda sociedade é responsável pela degradação ambiental, pois o rico polui com sua atividade industrial, comercial etc.; o pobre polui por falta de condições econômicas de viver condignamente e por falta de informações, já que a maioria é semianalfabeta, e o Estado polui por falta de informações ecológicas de seus administradores, gerando uma política desvinculada dos compromissos com o meio ambiente. 
Assim sendo, a ética ambiental está apoiada em duas teorias recentes. Assinale a alternativa CORRETA que corresponda as duas teorias: 
Resposta: A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia. 
Quando é que corretamente, podemos afirmar que Algo se torna um recurso natural ? 
Resposta: Quando sua exploração, processamento e utilização não causem danos ao meio ambiente.
O avanço do atual modelo de civilização responde por profundos impactos no ambiente natural, além de tensões e outras ameaças. Abaixo apresentamos algumas explicações compatíveis, porém entre elas há uma que é um claro equívoco, assinale-a: 
Resposta: esgotamento do solo e contaminação da água são na verdade o que explica o acelerado aumento da criminalidade e outras formas de violência urbana;
Em relação ao estudo da OHSAS 18001, podemos dizer que: 
Resposta: É um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Outros materiais