Buscar

Apol 2 Fundamentos da Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Apol 2 Fundamentos da Antropologia
Questão 1/5 - Fundamentos de Sociologia
Para Émile Durkheim:
Nota: 0.0
	XA	Cabe à sociologia, enquanto ciência, compreender o funcionamento da sociedade.
R.: De acordo com o conteúdo estudado.
	B	Não cabe à sociologia, enquanto ciência, compreender o funcionamento da sociedade, seus princípios e leis no intuito de descobrir novas possibilidade para estabelecer laços de solidariedade social.
	C	A temática do modelo de sociedade Durkheim se posiciona de modo bastante crítico, argumentando quem são os indivíduos que devem se adaptar à sociedade.
	D	A sociedade é, portanto, posterior ao indivíduo, suas bases objetivas forçam os indivíduos a se adequarem em suas regras, seus objetivos. 
Questão 2/5 - Fundamentos de Antropologia
A conquista do Novo Mundo foi acompanhada pela consolidação do termo genérico “índio” para se referir aos nativos do continente. A palavra índio se cristalizou no vocabulário americano, sendo utilizada até hoje. Tomando como base o pensamento antropológico, o termo “Índio” deve ser entendido como:
Nota: 20.0
	XA	Etnocêntrica, pois, torna geral povos que são distintos, portadores de múltiplas culturas, historicidades e línguas
Você acertou!
O termo genérico “índio” é etnocêntrico pela sua incapacidade de englobar em seu significado a multiplicidade cultural dos povos originários, no entanto, não se trata de algo deliberado, mas de um processo histórico de construção. Não podemos perder de vista que o europeu também se confrontou com a diferença ao conhecer populações nativas do continente Americano e procurou mecanismos para tornar aquela realidade inteligível. Não houve, de modo geral, uma postura relativista de procurar mecanismos para compreender essas populações em seus próprios termos.
	B	A construção de um conceito para estabelecer um maior entendimento das populações nativas.
	C	Relativista, pois, se preocupou em estabelecer uma diferença entre “eu” e o “outro”
	D	Uma expressão para se referir a identidade dos povos originários.
Questão 3/5 - Fundamentos de Sociologia
Para Augusto Comte, a humanidade teria evoluído passando por três estágios. Seriam eles:
Nota: 20.0
	
	B	O estágio científico, valorizado pelas questões da cultura moderna, momento relacionado à Idade Média.
	C	O estágio metafísico, o qual desconsiderava explicações de caráter ontológico
	XD	O estágio teológico diz respeito àquele estágio inaugurado nos primórdios da humanidade.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado!
Questão 4/5 - Fundamentos de Sociologia
Nascido na região da Alsácia, Durkheim veio de uma família com forte presença da influência judaica. Tendo iniciado seus estudos acadêmicos na Escola Normal Superior em Paris, esteve na Alemanha onde pode estudar ciências sócias, teve contato Wilhelm Wundt, criador da psicologia. Após sua incursão pelo ambiente acadêmico alemão, decide voltar para França e dar início ao seu projeto de constituir a sociologia como ciência. 
Considerando os estudos desenvolvidos na disciplina sobre Emile Durkheim, identifique a alternativa que melhor apresenta a definição de sociedade desse autor.
	A	A sociedade é uma formação homogênea de indivíduos que se associam tendo em vista um objetivo em comum.
	B	A Sociedade é um mal necessário, uma vez que os homens viviam anteriormente a sociedade, num estado de guerra de todos contra todos.
	C	A sociedade representa uma organização objetiva de instituições e classes sociais em oposição e antagonismo.
	XD	Para Durkheim, não é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: é a sociedade que forma os indivíduos.
Para Durkheim, não é a sociedade que é formada pelos indivíduos, e sim o contrário: é a sociedade que forma os indivíduos sociedade é formada pelos indivíduos. Pois bem, (Aron, 2003). Isso porque Durkheim considerava que a sociedade prevalece sobre os indivíduos e é ela que os molda.
Questão 5/5 - Fundamentos de Antropologia
O difusionismo permitiu à antropologia avanços significativos em relação a teoria evolucionista. Neste sentido, é correto afirmar que parte dos avanços conquistados pelo difusionismo:
Nota: 20.0
	XA	Passaram a enfatizar a história de desenvolvimento de um determinado elemento no interior da sociedade na qual ele foi incorporado. Assim, abre-se um caminho para estudar a história de cada sociedade, ao invés trabalhar com recortes geográficos e temporais globais, como ocorria com o evolucionismo
Você acertou!
O difusionismo rompe apenas em parte com o evolucionismo, ao lançar bases para as pesquisas de campo e a formulação de recortes geográficos e temporais mais refinados. No entanto, há continuidades com o evolucionismo, principalmente a preocupação com origens e a utilização do método histórico. O funcionalismo e o próprio estruturalismo farão duras críticas ao difusionismo pela arbitrariedade de suas afirmações.
	B	Marcaram a busca pelas origens de determinados elementos, como, por exemplo, costumes e tradições. Ao seguir o caminho percorrido por um determinado elemento no conjunto de trocas e empréstimos culturais, a descoberta das origens deste elemento seria mais factível.
	C	
Ao trabalhar com a ideia de difusão e empréstimos culturais foi possível construir com maior clareza os processos de evolução e progresso das sociedades humanas.
	D	Segundo o difusionismo, a ideia de que as trocas culturais estabelecidas entre as sociedades tiveram como base a comunicação de símbolos, o que, posteriormente levaria ao desenvolvimento do estruturalismo

Continue navegando