Buscar

ENERGIA NUCLEAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ENERGIA NUCLEAR
FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciência
 
Docente: Luciana Araújo
Discentes: Amon Barreto
					Bruna Barbosa 
					Marcondiedson Santana
					Maria Manuela Sarmento
					Priscilla Magalhães 
					Thayná Santos 
Disciplina: Meio Ambiente
Energia nuclear
	É a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de  núcleos atômicos. Tem como uma das principais finalidades gerar energia elétrica. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbo-gerador.
Definição da energia nuclear
A energia nuclear, também chamada atômica, é obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, liberando uma grande quantidade de energia;
Baseia-se no principio de energia e massa observada por Albert Einstein e foi descoberto por Otto Hahn e Lise Meitner;
É uma energia não-renovável, porem considerada mais limpa do que a proveniente da queima de combustíveis fosseis pois não emite gases de efeito estufa. 
geração de energia 
Extração do minério do solo; 
Separação do urânio de outros minérios; 
Conversão - yellow cake;
Enriquecimento - 235U é aumentada até o nível desejado; 
Reconversão do gás de urânio enriquecido para o estado de pó; 
Fabricação de pastilhas a partir da compactação do pó; 
Montagem dos elementos combustíveis, quando se colocam as pastilhas em cilindros metálicos que irão formar os elementos combustíveis do núcleo do reator.
Pastilha de urânio
Com o urânio enriquecido sob a forma de pó (UO2) são produzidas as pastilhas, que têm a forma de um cilindro de aproximadamente um centímetro de comprimento e de diâmetro.
FUKUSHIMA - JAPÃO
AUSTRÁLIA
Países que utilizam essa fonte de energia
	Os Estados Unidos são os maiores produtores de energia nuclear do mundo, de acordo com o ranking da ONG World Nuclear Power. Por ano, o país produz em média 798,7 bilhões de kWh de energia em 104 reatores distribuídos pelo território nacional. Apesar do volume, o país depende pouco desta fonte de energia. 
	As usinas nucleares representam apenas 20,2% da matriz energética total do país. Segundo a ONG, há atualmente um reator em construção, e nove em fase de planejamento. Há ainda outras 23 propostas de construção para os próximos anos.
Fonte: http://www.superlistas.net/os-21-paises-com-mais-usinas-nucleares-no-mundo/
Pontos positivos
Em países que os recursos hídricos são escassos (inviabilidade de usinas hidrelétricas), as usinas nucleares podem ser uma opção alternativa para geração de energia elétrica.
As usinas nucleares produzem pouca poluição do ar no processo de geração de energia, ao contrário do que ocorre em termelétricas. 
O impacto ambiental no processo de construção e instalação da usina nuclear é bem menor do que ocorre no caso de uma usina hidrelétrica.
Existe grande disponibilidade de urânio na natureza. Sendo que o urânio é muito bem aproveitado no processo de geração de energia.
Para funcionar plenamente, uma usina nuclear não depende de fatores climáticos como, por exemplo, chuvas (no caso de hidrelétricas), ventos (no caso da energia eólica) e luz solar (caso da energia solar).
Pontos negativos
Os acidentes em usinas nucleares são de altíssimo perigo para as pessoas que residem próximas a elas. Nestes acidentes, é elevado o risco de contaminação das pessoas, solo, água e animais. Uma vez contaminadas por radioatividade, estas pessoas podem morrer ou desenvolver câncer de diversos tipos. A contaminação ao meio ambiente também é problemático, pois pode levar centenas de anos para que ocorra a total descontaminação do local do acidente e imediações afetadas.
Geração de grande quantidade de lixo nuclear, que demanda altos investimentos e processos de segurança para sua armazenagem. Vale lembrar que o lixo atômico não pode ser descartado na natureza, mas sim tratado e armazenado com rígidos padrões de segurança.
 O custo de implantação de uma usina nuclear é muito elevado, pois a tecnologia empregada e a mão-de-obra especializada encarecem muito o processo.
Outra desvantagem é de ordem psicológica. Muitas pessoas, que vivem em áreas próximas à Usina Nucleares, convivem diariamente com o medo de um acidente nuclear.
 Nas usinas próximas ao oceano, a água utilizada no resfriamento dos reatores é lançada no mar. Como estas águas são aquecidas, este fator pode gerar problemas nos ecossistemas litorâneos da região.
Acidentes Nucleares
CHERNOBYL
PRIPYAT - CIDADE FANTASMA
Acidentes Nucleares
FUKUSHIMA- JAPÃO
curiosidades
O pior acidente nuclear ocorreu em 1986 na Usina de Chernobyl (Ucrânia);
O mais recente acidente nuclear ocorreu na Usina Nuclear de Fukushima (Japão) em março de 2011;
O Brasil produz energia nuclear nas usinas de Angra I, Angra II e Angra III, instaladas no litoral do estado do Rio de Janeiro;  
A França está em segundo lugar no uso de energia nuclear no mundo, com 59 reatores, e que deriva 77,4% de sua energia elétrica dessa fonte;
Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité.
Perspectivas futuras para utilização dessa fonte de energia
A energia nuclear é uma das formas de se obter energia elétrica em larga escala.
O Brasil possui a 6ª maior reserva mundial de urânio, assegurando uma excelente reserva e a garantia do suprimento de combustível.  
A energia nuclear indica muitas possibilidades para o futuro como, por exemplo, o uso desta tecnologia no suprimento do calor de processo, da mesma forma que nas alternativas comerciais de propulsão naval. 
rEFERÊNCIAS
ENERGIA INTELIGENTE: Como Funciona: Energia Nuclear. 2017. Disponível em: <http://energiainteligenteufjf.com/como-funciona/como-funciona-energia-nuclear/>. Acesso em: 17 nov. 2017.
TODA Matéria: Energia Nuclear. 2016. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/energia-nuclear/>. Acesso em: 17 nov. 2017.
Ambiente Brasil: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/nuclear/energia_nuclear-uranio.html Acessado: 13/11/2017 12:00
Bio Mania, disponivel em: https://biomania.com.br/artigo/perspectivas-futuras-para-a-energia-nuclear-no-brasil. 13/11/2017 as 16:00h
.CNEN.Comissão Nacional de energia nuclear.Apostilas Educativas.2006 Disponível em: http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas 
CONCEIÇÃO, E.G.; Souza, M.C.B.; Franklin, M.R; Fernandes, H.M. Estudo preliminar da lixiviação das pilhas de minério exaurido da Unidade de concentração de urânio (URA/INB), com vistas a avaliação de impacto ambiental. Proceedings os intertnational Nuclear Atlantic Conference, CD-Rom , Rio de janeiro. 2002.
Carvalho. J. F; O espaço a energia nuclear no Brasil. Estudos avançados 26 (74),2012
CARDOSO, Eliezer De Moura et al.Energia Nuclear.Disponível em:<http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf>. Acesso em: 13/11/2017.
Energia nuclear: problemas e opções/Spurgeon M. Keeney,Jr[et al.];trad. De Jose Livio Dantas. 
.HELENE,M Elisa Marcondes.A radioatividade e o Lixo Nuclear.São Paulo,SP: Scipione,1996.(Ponto de apoio)
 .MYERS,Desaix B.Octavio Mendes Cajado,O debate sobre energia nuclear,São Paulo,SP:Cultrix,1993. 
Mundo educação. acesso em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-nuclear.htm, 15:00h 14/11/2017
 Passos, A. P; Azevedo, B. S; Ribeiro, N. C. M; Mallmann, P. M. ENERGIA NUCLEAR:O PODER DO ÁTOMO. Colegio Mãe de Deus, Revista eletronica Volume 2, Setembro de 2011.
SOARES,Cláudio.Dossiê Nuclear.Guia do estudante,São Paulo,SP:Abril,p. 34 – 55,2011.
WORLD NUCLEAR ASSOCIATION, 2009, Nuclear Power in France. Disponível em: 14/11/2017 as 14:44 min. <http://www.world-nuclear.org/info/inf40.html>.
Sua pesquisa.com, Disponível em:https://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/energia_nuclear.htm as 15:14 h do dia 2/11/2017
Silva, A.T. O Futuro da energia nuclear. REVISTA USP, São Paulo, n.76, p. 34-43, dezembro/fevereiro 2007-2008

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando