Buscar

Objetivos Estratégicos.pdf

Prévia do material em texto

Objetivos Estratégicos: 
	
Os objetivos são estabelecidos a partir de anseios e expectativas humanas em relação a uma condição futura ideal. Essa situação deve ser prevista por objetivos definidos que especifiquem o conjunto de meios, cuja aplicação pelas equipes conduza ao sucesso na consecução dos resultados. Forma-se então uma dualidade entre desejo - representado pelos valores, atitudes, motivações - e a intenção dos indivíduos e os instrumentos disponíveis - que representam os recursos (financeiros, humanos, equipamentos, ...). 
Os objetivos são definidos sob diferentes abordagens: 
Abordagem determinística por extrapolação: o objetivo determinado é uma derivação do objetivo sendo alcançado no momento e definido como um número, como aumentar as vendas em 5% em relação ao ano anterior. 
Abordagem qualitativa carismática: o objetivo é determinado pela forte vontade dos líderes e tem uma característica qualitativa, inspirando seus responsáveis, como por exemplo: melhorar a imagem da empresa junto à comunidade. 
Abordagem logística e funcional: essa forma de definição de objetivos pressupõe um diagnóstico anterior de avaliação e proposição de melhorias, para que durante o tempo de obtenção dos objetivos seja assegurada a maximização da aplicação dos recursos disponíveis. Exemplo: índice de devolução por defeito não superior a 5%. 
Abordagem estatística e contingencial: quando os objetivos são definidos em cima dos resultados e dos obstáculos que vão surgindo. Essa abordagem é adequada para a obtenção de resultados em curto prazo, quando o mais importante é a voluntariedade das pessoas 
 
O objetivo mais frequentemente encontrado nas organizações é a maximização dos lucros, podendo estar relacionado à rentabilidade, que é a relação do lucro com o patrimônio, ou à lucratividade (lucro sobre vendas). Isto porque a comunidade empresarial reconhece facilmente esse resultado como indicador de sucesso das atividades da organização. Na verdade, o lucro é o resultado das operações passadas da organização e, quando utilizado como fator de previsão futura, pode incentivar decisões desalinhadas de curto prazo com as diretrizes estabelecidas no planejamento estratégico para o futuro da organização. 
 
 
Diferentes objetivos para Diferentes Stakeholders 
 
Em geral, as organizações têm dificuldades de atender às demandas dos diferentes stakeholders de forma ampla na tentativa de buscar o equilíbrio entre diferentes expectativas. Algumas vezes, as organizações maximizam os interesses de um stakeholder específico - geralmente os acionistas - em detrimento dos interesses dos outros. Quando uma organização priviligia os interesses financeiros dos acionistas em detrimento das necessidades de remuneração dos funcionários, ela corre o risco de desmotivá-los e aliená-los e, assim, arriscar o desempenho operacional - o qual mais cedo ou mais tarde afetará o desempenho financeiro, prejudicando, então, os interesses dos acionistas. Da mesma forma, aumentar os preços para satisfazer às demandas dos acionistas por maior retorno poderá afastar os clientes. 
Muito embora os interesses dos vários stakeholders possam diferir, fica claro que, quando a organização é próspera, ela tem maior capacidade de servir bem a todos, oferecendo bons produtos aos clientes, contribuindo com a elevação do padrão da sociedade, proporcionando bons empregos. Enfim, criando valor e ofertando benefícios financeiros e não-financeiros a todos os stakeholders, de modo equilibrado. 
Além disso, os diferentes públicos de interesse, como o próprio nome diz, terão interesses diferentes em termos de resultados oferecidos pela organização e nem sempre a maximização do lucro tomado como um objetivo será suficiente ou apropriado para atender às suas demandas. O desafio no processo de definição dos objetivos á contemplar todas as perspectivas de ganhos e benefícios, conformea visão de cada stakeholder - proprietários acionistas, conselheiros, administradores, funcionários, fornecedores, credores, distribuidores e clientes. 
 
Formulação exemplificativa dos objetivos: 
	STAKEHOLDERS 
	OBJETIVOS RESPECTIVOS 
	Clientes 
	Oferta de produtos vons e saudáveis, a um preço justo 
	Fornecedores 
	Programas de parceria e condições de compras justas 
	Funcionários 
	Carreira, remuneração, benefícios e ambiente de trabalho 
	Distribuidores 
	Exclusividade regional e condições de venda justas 
	Acionistas investidores 
	Maximização do retorno sobre o capital investido 
	Conselho de administração 
	Evolução sustentável e uma boa governança corporativa 
	Executivos 
	Benefícios pessoais e fortalecimento da marca como forma de aparecer suas competências 
	Comunidade 
	Desenvolvimento de produtos novos e diferenciados, participação responsável junto à comunidade, retribuição 
 
 
Para ser bem sucedida, a organização deve também buscar objetivos além de suas próprias operações, isto é, nas cadeias de valor de seus fornecedores, distribuidores e clientes. Muitas organizações formam parcerias como fornecedores e distribuidores específicos para criar uma rede de entrega de valor superior (também denominada cadeia de suprimentos). Com a constituição das cadeias de suprimento, amplia-se o leque de possibilidades para a organização gerar os resultados esperados. Para manter uma vantagem diferencial ao longo da cadeia de suprimentos, a organização deve buscar três conjuntos de objetivos diferentes: 
 
Excelência operacional: os objetivos associados à excelência operacional requerem uma organização alcançando excelência em processos essenciais no controle da gestão, na gestão de cadeia de fornecedores, logística, serviços de entrega e processamento da transação. 
Liderança de produto: oferecer produtos que forçam os limites do produto e a performance do serviço. A Intel é líder de produtos na área de processadores, Nike em moda esportiva. Um grande exemplo é o negócio de impressoras da HP, a qual alcançou domínio de mercado com inovações tecnológicas importantes, variações rápidas de produtos, corte em preços e vontade para atacar competidores. 
Relacionamento com o cliente: oferecer o que clientes específicos querem em relações cultivadas. Os requerimentos essenciais são flexibilidade, uma mentalidade do tipo "faça isso do seu modo", excelência na tipificação de clientes para satisfazer às diferentes necessidades e a habilidade de sustentar relações de longo prazo com os clientes. 
 
 
 
Elaboração de Estratégias 
 
O sucesso no alcance dos objetivos organizacionais almejados será função da implementação de voas estratégias, que possibilitem o planejador a deslocar, realocar, ajustar, reconciliar de modo sistemático os recursos organizacionais disponíveis, aproveitando as oportunidades emergentes no ambiente e neutralizando as ameaças. As estratégias sustentam a capacidade da organização de manobrar em meio a cenários cada vez mais complexos e dinâmicos. 
As estratégias são implementadas por meio de táticas, que são esquemas detalhados em emprego dos recursos organizacionais previstos por planos operacionais. A seguir, as táticas são desdobradas em planos operacionais. O desdobramento das estratégias em táticas e planos operacionais permite a integração dos esforços da organização, decompondo os objetivos estratégicos e um conjunto multifuncional e abrangente de objetivos táticos e ações pontuais, cada um com suas metas operacionais estabelecidas.

Continue navegando

Outros materiais