Buscar

APOL 2

Prévia do material em texto

APOL 2
1. O conceito de relativismo social possui toda uma caracterização que lhe é própria. A compreensão de mundo e de aspectos da cultura é diferenciada no que tange ao etnocentrismo, por exemplo. Diante desta afirmativa e com base em seus estudos, é correto afirmar:
	
	A
	A proposta do relativismo social, sugere a compreensão do outro a partir da maneira como ele (o outro) vê o mundo.
	
	B
	No relativismo social, assim como no etnocentrismo, a verdade é única e inquestionável; ou seja: o que é certo, é certo para todos, independentemente da cultura, dos povos, costumes e valores diferentes.
	
	C
	Segundo o relativismo social, a forma de compreensão do mundo deve ser igual para todos os seres humanos, o que reflete na mesma verdade aplicada a todos, indistintamente.
	
	D
	O etnocentrismo é um conceito superior ao relativismo social.
2. De acordo com o pensador Durkheim, a sociologia:
	
	A
	Não cabe à sociologia, enquanto ciência, compreender o funcionamento da sociedade, seus princípios e leis.
	
	B
	O modelo de sociedade, proposto por Durkheim, propõe que são os indivíduos que devem se adaptar à sociedade, fundando assim, um modelo conservador.
	
	C
	A concepção de uma sociedade na qual tudo deveria funcionar de forma harmônica, como um organismo, é a proposta contrária às ideias de Durkheim, que apresenta uma análise crítica da realidade.
	
	D
	Para este autor, os indivíduos devem mudar a realidade da sociedade na qual se inserem e não, se adequarem a esta sociedade, a qual os força à adequação por meio de suas regras e objetivos.
3. A teoria evolucionista concebia que “as sociedades primitivas passariam para a história à medida que atingissem certo grau de civilização” (Michaliszym 2012:39).  Com base na compreensão adquirida sobre a antropologia assinale V para verdadeiro e F para falso:
 (_) A perspectiva evolucionista reforça o pensamento etnocêntrico, segundo o qual, haveria uma história linear e todas as sociedades chegariam ao modelo de desenvolvimento europeu.
(_) A frase traduz uma perspectiva, segundo a qual, as sociedades primitivas seriam destituídas de história.
(_) O conteúdo mencionado na frase acima refere-se a ideia de progresso linear presente na teoria evolucionista, compreendido pelos estágios de primitivismo, barbárie e civilização.
(_) O progresso ao qual o texto se refere reforçaria a ideia de superioridade das sociedades europeias em relação às demais.
(_) A frase, indiretamente, traz a ideia de que a história e a evolução está restrita às sociedades com escritas e ditas civilizadas.
Assinale abaixo a alternativa correta em relação às sentenças acima:
	
	A
	V-F-V-V-F
	
	B
	V-F-V-V-V
	
	C
	F-V-F-F-V
	
	D
	V-V-V-V-F
4. Para Augusto Comte, a humanidade teria evoluído passando por três estágios. Seriam eles:
	
	A
	O estágio teológico, o qual analisa as questões relativas à cultura mítica e religiosa, desconsiderando, assim, as forças sobrenaturais.
	
	B
	O estágio científico, valorizado pelas questões da cultura moderna, momento relacionado à Idade Média.
	
	C
	O estágio metafísico, o qual desconsiderava explicações de caráter ontológico
	
	D
	O estágio teológico diz respeito àquele estágio inaugurado nos primórdios da humanidade.
5. A conquista do Novo Mundo foi acompanhada pela consolidação do termo genérico “índio” para se referir aos nativos do continente. A palavra índio se cristalizou no vocabulário americano, sendo utilizada até hoje. Tomando como base o pensamento antropológico, o termo “Índio” deve ser entendido como:
	
	A
	Etnocêntrica, pois, torna geral povos que são distintos, portadores de múltiplas culturas, historicidades e línguas
	
	B
	A construção de um conceito para estabelecer um maior entendimento das populações nativas.
	
	C
	Relativista, pois, se preocupou em estabelecer uma diferença entre “eu” e o “outro”
	
	D
	Uma expressão para se referir a identidade dos povos originários

Continue navegando

Outros materiais