Buscar

INTERAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

IRÊNIO - INTERAÇÃO 24 E 31/10
ATRAVÉS DA CULTURA APRENDEMOS A INTERAGIR DENTRO DA ESTRUTURA SOCIAL. 
A INTERAÇÃO SOCIAL HUMANA É A CAPACIDADE QUE DESENVOLVEMOS DE INTERPRETAR E REPRESENTAR PAPÉIS.
GEORG MEAD – INTERAÇÃO SIMBÓLICA – INTENÇÕES SÃO TRANSMITIDAS ATRAVÉS DE GESTOS QUE SE TORNAM SIMBÓLICOS PASSÍVEIS DE INTERPRETAÇÃO. A INTERAÇÃO É SIMBÓLICA, PORQUE ELA SE DÁ NUM NÍVEL DE REPRESENTAÇÃO.
AS INTERAÇÕES (GESTOS, PALAVRAS, ATOS) SE DÃO NO NÍVEL DAS REPRESENTAÇÕES E POR CAUSA DAS REPRESENTAÇÕES ELAS SÃO SIMBÓLICAS.
SIMBÓLICO = REPRESENTAÇÃO
LACAN DIZ QUE A REPRESENTAÇÃO ESTÁ DENTRO DA NOSSA COMPREENSÃO, ELA É A REPRESENTAÇÃO NO NÍVEL DO SIMBÓLICO, É A REPRESENTAÇÃO DAQUILO QUE TEMOS EM NOSSO IMAGINÁRIO E ISSO GANHA CONFIGURAÇÕES DE REALIDADE. 
A INTERAÇÃO HUMANA SE DÁ DENTRO DA DINÂMICA DA VIDA SOCIAL. QUANDO FALAMOS DE INTERAÇÃO, FALAMOS DE RELACIONAMENTOS, É FORMA COM INTERAGIMOS COM AS PESSOAS E A INTERAÇÃO É UMA CARACTERÍSTICA DA CONDUTA HUMANA. OS SERES HUMANOS INTERAGEM DE UMA FORMA ESPECÍFICA E EXISTE UMA MANEIRA DE OBSERVARMOS E DESCREVERMOS ESSE COMPORTAMENTO.
PRA ENTENDERMOS COMO SE DÁ A DINÂMICA DA VIDA SOCIAL, PRECISAMOS EM PRIMEIRO LUGAR IDENTIFICARMOS COMO ELA SE CARACTERIZA. SE DÁ POR 2 ASPECTOS IMPORTANTES:
* CULTURA: SISTEMA HUMANO ORGANIZADO QUE NOS IDENTIFICA COMO PARTE DE UM TODO. AQUILO QUE NOS CONSTITUI COMO GRUPO EM SOCIEDADE. A CULTURA NÃO É HEGEMÔNICA. QUANDO HÁ UM MOVIMENTO DENTRO DE UMA DETERMINADA CULTURA QUE ROMPE COM OS PADRÕES DELE É CHAMADA DE SUBCULTURA.
	SUBCULTURA – É UMA CULTURA QUE ESTÁ NA CONTRAMÃO DA CULTURA PREDOMINANTE. TRAÇO CULTURAL DENTRO DE UMA DETERMINADA CULTURA.
* ESTRUTURA DA VIDA SOCIAL: 1 – PAPÉIS: É O QUE SE ESPERA DE UMA PESSOA DENTRO DA DETERMINADA POSIÇÃO QUE ELE OCUPA.
									2 – STATUS: POSIÇÃO QUE A PESSOA OCUPA NA SOCIEDADE. LIDERANÇA OU LIDERADO, COMANDO OU SUBORDINAÇÃO.
NA DINÂMICA ESTRUTURAL DA VIDA SOCIAL UM MESMO INDIVÍDUO TEM VÁRIOS PAPÉIS E VÁRIOS STATUS. PRA CADA STATUS, PRA CADA FUNÇÃO, PRA CADA POSIÇÃO QUE SE OCUPA NA SOCIEDADE, EXISTE UM PAPEL ESPERADO.
EXISTE O CONFLITO DE PAPÉIS E CONFLITO DE STATUS QUANDO UM INDIVÍDUO NÃO SABE EXERCER O QUE É ESPERADO DELE. DAÍ ACONTECEM AS MUDANÇAS SOCIAIS. AS PESSOAS DEIXAM DE SER SUBORDINADAS E PASSAM A LIDERAR E VICE-VERSA.
EXISTEM OS PROBLEMAS SOCIAIS EMERGENTES, QUE SÃO PATOLÓGICOS. PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM ASSIMILAR O SEU PAPEL SOCIAL DENTRO DO STATUS EM QUE ELA SE ENCONTRA, NÃO CONSEGUE SE IDENTIFICAR ENEM VIVER NO STATUS. É O CASO DA MARGINALIDADE.
OUTROS PROBLEMAS SÃO OS DAS ELITES, QUE SÃO AS PESSOAS QUE EXERCEM O PAPEL DE LIDERANÇA E ACABAM TENDO QUE OCUPAR UM PAPEL PERMANENTE.
PARA SE MANTER NA ELITE, A PRÓPRIA ELITE PRECISA DE UM JOGO DE ESTRATÉGIAS. KARL MAX IDENTIFICOU NESSE JOGO DE ESTRATÉGIAS UMA SÉRIE DE INTERDIÇÕES DAS CLASSES DE ESTRATÉGIAS DAS ELITES DOMINANTES SOBRE AS CLASSES DOMINADAS E ESSE JOGO ENVOLVE TANTO A IDEOLOGIA QUANTO A ALIENAÇÃO. EXISTE UMA IDEOLOGIA DOMINANTE QUE É IMPOSTA SOBRE AS CLASSES DOMINADAS, COMO TAMBÉM HÁ UM COMPORTAMENTO DAS CLASSES DOMINADAS DE SE DEIXAREM DOMINAR, QUE É A ALIENAÇÃO.
MICHEL FOUCAULT ENTENDE QUE A SOCIEDADE A PARTIR DE UMA ESTRUTURA DE PODER, NÃO UMA ESTRUTURA DE PAPÉIS E STATUS. COMO IDENTIFICAR ISSO? ATRAVÉS DE UMA MICROFÍSICA, OU SEJA, DE UMA FORMA QUASE IMPERCEPTÍVEL. SÃO OS INSTRUMENTOS DE INTERDIÇÃO QUE EXISTEM PARA QUE APRENDAMOS DETERMINADAS VERDADES E CONTEÚDOS E ADQUIRAMOS DETERMINADOS HÁBITOS
ESSA SOCIEDADE, TANTO PELA CULTURA, QUANTO PELA ESTRUTURA, ELA CONSTITUI FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA SOCIAL. A SOCIEDADE SE ORGANIZA ATRAVÉS DE GRUPOS, CIDADES, MULTIDÕES E ORGANIZAÇÕES.
GRUPOS: AJUNTAMENTO DE PESSOAS PARA UM DETERMINADO FIM.
CIDADE: AJUNTAMENTO DE PESSOAS QUE SE DÁ A PARTIR DE UMA CONFIGURAÇÃO URBANA COM UMA DELIMITAÇÃO.
MULTIDÃO: AJUNTAMENTO, MASSA, COLETIVO COM FORMA PRÓPRIA DE SE COMPORTAR.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando