Buscar

Estudo dirigido de FISIOLOGIA HUMANA 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de FISIOLOGIA HUMANA
Cite as diferenças entre a difusão simples, facilitada e transporte ativo.
De um exemplo de como a difusão facilitada está associado ao controle da glicemia e faça uma relação disso com a lei de Ohm e fluxo sanguíneo.
Faça um gráfico e explique juntamente os conceitos de despolarização, repolarização e hiperpolarização.
O que diferencia o potencial de ação do tipo pico em relação ao platô presente na musculatura cardíaca?
Uma das características da bomba de NA+ e K+ é sua capacidade eletrogênica. O que é isso?
Explique as diferenças entre homeostasia, alostase e sobrecarga alostática e faça uma associação com a patologia diabetes mellitus do tipo 2. 
Explique as diferenças entre os mecanismos envolvidos na contração muscular esquelética, vascular e cardíaca.
Sobre o sistema de segundo mensageiro. Explique o processo inibitório e excitatório provocado por uma substância transmissora na resistência vascular periférica.
Como uma substância transmissora pode gerar um potencial pós-sináptico excitatório e inibitório? Quais comportas estão envolvidas nos dois processos?
Explique as diferenças entre a redução do limiar de excitabilidade, aumento da excitabilidade e aumento do limiar de excitabilidade e como as comportas ou canais podem ser estimuladas.
Sobre a regulação a longo prazo da sensibilidade sináptica causada por regulação automática negativa e positiva dos receptores sinápticos. Explique como o processo de pós-descarga pode influenciar esse processo.
Quase todas as informações sensoriais dos segmentos somáticos do corpo entram na medula espinhal pelas raízes dorsais. No entanto, do ponto de entrada da medula até o encéfalo. A informação sensorial tem de ser transmitida rapidamente e com fidelidades temporal. Diferencie os sistemas coluna dorsal –lemnisco medial e antero-lateral.
Sobre o sistema de supressão de dor. Cite as estruturas envolvidas, neurotransmissores e onde eles atuarão. Em adendo, em indivíduos com lesão medular, como isso pode ser afetado?
Além do sistema antero-lateral que está associado a dor. Outras duas vias são importantes para a dor rápida e lenta. Quais são elas e quais neurotransmissores envolvidos?
Explique o controle a curto prazo da pressão arterial pelos mecanoreceptores e como eles podem ser reprogramados na hipertensão arterial primária.
Diferencie a pequena da grande circulação.
Explique o conjunto de eventos que ocorrem entre um batimento cardíaco e outro (ciclo cardíaco).
O que é o período de enchimento rápido ventricular?
Diferencie o volume diastólico final, volume sistólico e volume sistólico final.
Cite as diferenças do controle do coração pela inervação simpática e parassimpática. Faça uma associação desse controle com o batmotropismo, inotropismo, cronotropismo e dromotropismo.
Qual a diferença de um indivíduo simpaticotônico para um indivíduo vagotônico?
Quais são as estruturas do sistema condutor do miocárdio?
Sobre as causas de arritmia cardíaca no coração. Explique as diferenças entre o período refratário absoluto e relativo e como os dois estão envolvidos nesse processo?
Das estruturas do sistema condutor do miocárdio, qual é a responsável pelo marca-passo cardíaco? Além disso, o que significa o marca-passo ectópico?
Antes da prática de atividade física. Quando o paciente estiver com hiperglicemia de 250 a 300 mg/dl. Em caso de hiperglicemia os valores devem ser corrigidos? Como? Qual a relação do medicamento quando considerado o fluxo sanguíneo, a lei de Ohm e a lei de Poiseuille?
Diferencie o fluxo sanguíneo laminar do turbulento.
Diferencie as funções das artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias.
Aborde sobre os controles de relaxamento e de constrição derivados do endotélio e como o stress de cisalhamento pode influenciar esse processo.
Sobre a microcirculação e sistema linfático. Explique suas funções e como as forças de Starling podem influenciar o edema.
Explique as funções do controle de volume e reflexo de Bainbridge pelos átrios na pressão arterial e prevenção de edema pulmonar. 
Qual o processo que estimula a secreção do peptídeo natriurético atrial?
Diferencie diurese de pressão e natriurese de pressão.
Explique a função sistema renina-angiotensina no controle da pressão arterial e como ele pode ser afetado pelo sistema nervoso autonômico simpático.
Aborde os sistemas envolvidos no controle a curto prazo da pressão arterial e a longo prazo da pressão arterial.

Outros materiais