Buscar

CULTURA

Prévia do material em texto

5
		
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
POLO: ITAJAÍ
 TUTORA: LAUDEMIA MARTINI
 CONCEITO E DIVERSIDADE CULTURAL
VALDIRENE REIS A. DA SILVA
 RU: 1821140
 
Resumo
O trabalho acadêmico em questão apresenta de modo resumido, o entendimento pessoal sobre o conceito de cultura e sua diversidade. Aborda como ela é expressada e repassada por gerações, como se mantém em uma constante sinergia, onde, a troca de pensamentos e posicionamentos perduram por décadas e como identifica o individuo e a sociedade.
O mesmo procura descrever como a cultura é dividida na sociedade, como ela muda de nação para nação, como é estabelecida em diferentes áreas, como toca e muda o pensamento e posicionamento individual e coletivo. Desde a sua introdução, até as suas considerações finais busca de forma concisa expor o conceito, identificações nas diferentes áreas e variedade cultural.
Palavras-chave: Cultura. Diversidade. Identidade.
 
 Introdução
O artigo tem por objetivo demonstrar como a cultura é estabelecida em uma nação, como ela é incutida na mentalidade e no comportamento individual e coletivo de uma sociedade. Assim como toda família tem sua genética, credo, hábitos, princípios e valores, que perduram entre as novas gerações; do mesmo modo, a cultura é repassada, com enorme diversidade entre as raças, etnias e territórios. A cultura não só faz parte da formação de uma sociedade, como também, as identifica; é possível conhecê-las e até mesmo adaptar-se a elas, observando e entendendo sua identidade cultural. 
Entendimento sobre a definição de Cultura 
A cultura que no original, do latim é colere, que significa cultivar, podendo dizer que é repassar às gerações uma herança e uma identidade, como um elemento principal, que difere uma nação, uma sociedade e uma pessoa da outra; pois, as identifica de acordo com o seu idioma, hábitos, arte, credo, músicas, leis e moral. Fazer parte de uma sociedade é também fazer parte da cultura que a predomina; e, por vezes, carregá-las em seus hábitos. 
Cada região, cidade e país têm a sua própria cultura, conforme a sua identidade; por isso, percebe-se, o quão variáveis são e o quanto elas interferem no modo de vida da sociedade. Há países como o Japão, cuja cultura a abrange de forma totalitária, com pouca diferença de costumes espelhados em seu território; há outros, como o Brasil com muita diversidade cultural. Cada país ou região vive sob a cultura que adquiriu em sua formação, e todas diferem em mantê-las ou modificá-las com o tempo.
A cultura aparece como um sistema de símbolos e significados compartilhados por um grupo social. Mediante a socialização e a aquisição da cultura, podemos construir uma identidade, o que nos permite um sentimento de pertencimento a uma coletividade, bem como o desenvolvimento de nossa individualidade e personalidade. (Paixão, 2015, p. 165 e 166).
A cultura se divide em:
Cultura Familiar
Cada família tem o seu modo de viver e relacionar-se; suas crenças, valores e princípios, que podem variar de modo individual ou coletivo.
Cultura Social
A cultura social, que pode se dizer popular, explica o antigo ditado que diz: “A voz do povo é a voz de Deus”. Ela é marcada pela crença da massa, pela arte, literatura, dança, música, hábitos, pensamentos e princípios, que influenciam o comportamento coletivo e individual de uma sociedade.
Cultura Organizacional
Quando ela é elaborada e aplicada em uma determinada instituição; sendo de cunho empresarial, assistencial ou religioso, o intuito é de fazer valer as suas regras, princípios, valores e objetivos. 
Diversidade cultural entre Países
Cultura japonesa
A cultura japonesa é marcada por seu apego as antigas tradições, que vão desde a sua disciplina alimentar, inteligência no uso da tecnologia, o antigo hábito das artes marciais, como o sumô; a produção de artesanatos e sua renomada educação, são os que mais marcam sua identidade cultural.
Cultura brasileira
A cultura brasileira é marcada por sua alegria, hospitalidade e uma vasta mistura étnica e cultural, que espalhadas geograficamente, fizeram do país, uma nação muito diversificada culturalmente. Embora, o país mantenha-se sob o viés do sistema capitalista, que impede o seu desenvolvimento cultural, econômico e social, a mistura de cultura persiste e se moderniza com o tempo.
Cultura americana
A cultura americana é marcada em grande parte, pela cultura ocidental; e, têm em seus hábitos fortes influências das tradições europeias carregadas pelos imigrantes europeus. Os escravos levados da África também influenciaram bastante a sua cultura, com sua música, dança e religião.
Cultura indiana
A cultura indiana tem fortes influências do oriente médio e do ocidente; sendo uma das civilizações mais antigas da história, as suas tradições são mantidas por séculos. A sua música, arte, dança, festas e separação entre sistemas de castas, fazem da Índia, um país bastante diverso e colorido; ainda que muitas das suas crenças, o tornem um país de muitas injustiças sociais.
 
Como a cultura influência nas expressões dos comportamentos sociais. 
As expressões da cultura se manifestam em todas as áreas; na arte, na música, na literatura, na filosofia, na educação, na política, nas organizações e nos relacionamentos familiares. Em todas elas é possível conhecer os seus pensamentos, hábitos e credos, através da cultura que as identificam.
A cultura tem uma forte e constante influencia no comportamento individual e coletivo, em uma sociedade; como uma sinergia, a mesma é repassada alternadamente de uma para outra. Há indivíduos que influenciam a sociedade e, a grande massa acaba adotando tais posicionamentos, pensamentos e hábitos expostos pelos mesmos; e, há também o repasse cultural do coletivo para o individual; onde, o que a grande massa faz, o individuo busca fazer. 
Cada pessoa agrega valor cultural à nação a qual pertence, pois, expressa de modo especifico os seus pensamentos, hábitos e crenças. Como pessoas influenciam pessoas, essas expressões individuais fortalecem as tradições coletivas, e por vezes, também, as modificam, pois, as percepções mudam com as gerações, e esse repasse de herança cultural sofre alterações nas sociedades.
 
Como este conjunto de significados pode impactar no trabalho do assistente social. 
O assistente social tem o seu trabalho totalmente voltado para as pessoas, e como tais, carregam em suas origens, marcas, histórias e lembranças, que as caracterizam de modo individual e coletivo. Para desenvolver um trabalho direcionado a esse grupo, com o objetivo de receber respostas eficazes; se faz necessário, obter um amplo conhecimento da identidade de cada pessoa, e a cultura é um elemento identificador de um determinado individuo, sociedade e nação. Para desenvolver um trabalho, um projeto ou uma política pública para uma região, é necessário o entendimento de sua identidade cultural, pois, na maioria das vezes, é a partir dele que o trabalho será iniciado.
Considerações finais
O artigo apresentou o entendimento pessoal sobre o conceito do que é cultura, como ela se divide em uma sociedade, como é diversificada entre os países e regiões; como influencia no comportamento individual e coletivo da população e como pode impactar o trabalho de um assistente social.
Referências
PAIXÃO, Alessandro Ezequiel. Sociologia Geral. Cultura. IBPX. 2015. Capitulo 5- Individuo e Sociedade. Páginas 165 e 166.
https://www.significados.com.br/cultura/

Continue navegando