Buscar

PROVA ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

ORÇAMENTO EMPRESARIAL AV1 (18/11/2017 – 14:00 HRS)
AULA 6
1 - O orçamento de produção indica o número de unidades que devem ser produzidas em cada período do orçamento para atender ás necessidades de vendas e gerar o estoque final desejado ,assinale a alternativa que contem a afirmativa correta correta:	
R - Vendas Orçadas em unidades + Estoque Final desejado - Estoque inicial = Produção Exigida
2 - A viabilização de uma proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação passa necessariamente pela análise de alguns aspectos, inclusive o critério de rateio. De acordo com o conhecimento adquirido, assinale a opção que revela a finalidade do critério de rateio.	
R - A diluição dos diversos custos e despesas envolvidas na fabricação.
3 - Um dos tipos de sistemas de acumulação de custos estudados é caracterizado em ser por:	
R - Processo;
4 - UM BEM OU SERVIÇO CONSUMIDO DIRETA OU INDIRETAMENTE PARA A OBTENÇÃO DE RECEITAS¿ E QUE NÃO ESTEJAM IDENTIFICADOS COM A OPERAÇÃO DE GERAÇÃO DO PRODUTO É CHAMADO DE:	
R – Despesa
5 - UM SACRIFÍCIO FINANCEIRO QUE A ENTIDADE ARCA PARA A OBTENÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO QUALQUER, REPRESENTADO POR PROMESSA OU ENTREGA DE ATIVOS É CHAMADO DE:	
R – GASTO
6 - No orçamento de custos é importante destacar certos conceitos. Analise abaixo algumas sentenças e assinale a resposta que indica a ordem correta dos conceitos apresentados. I - Gasto ativado em função da sua vida útil ou benefício atribuível a períodos futuros. II - Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços. III - Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas e que não esteja identificado com a operação de geração do produto.	
R - I - Investimento II - Custo III – Despesa
7 - Uma indústria tradicional, apresentava na sua área fabril os seguintes dados sobre a fabricação do produto B: a) Orçamento de vendas em quantidades em Abril, Maio e Junho era de 15.000, 18.000 e 25.000 unidades; b) O estoque inicial em Abril era de 3.000 unidades; Considerando que a política da empresa é de manter um estoque final mínimo de 12% das vendas do mês, podemos afirmar que a quantidade a produzir em Abril, Maio e Junho é de respectivamente	
R - 13.800, 18.360 e 25.840 unidades;
8- O que se deduz da receita para se encontrar a margem bruta denomina-se:	
R – Custo
9 - Uma empresa pretende produzir 6.000 unidades, sendo que os estoques finais são 2.000 unidades e as vendas projetadas são de 7.000 unidades. Calcule o estoque inicial projetado e assinale alternativa correta.	
R - 3.000 unidades
10 - Na elaboração do orçamento empresarial, uma parte é destacada ao orçamento de custos. Dentre importantes conceitos, tem-se o seguinte: "sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, representado por promessa ou entrega de ativos". Tal definição, no conceito geral, se refere a:	
R – Gasto
11 - A viabilização de uma proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação passa necessariamente pela análise de alguns aspectos, inclusive o critério de rateio. De acordo com o conhecimento adquirido, assinale a opção que revela a finalidade do critério de rateio.	
R - A diluição dos diversos custos e despesas envolvidas na fabricação.
12 - Em uma empresa que trabalha sob encomendas, isto é, uma empresa que normalmente vende tudo aquilo que produz, o primeiro orçamento normalmente elaborado é:	
R - orçamento de produção, porque a produção é o fator limitante da empresa.
13 - A proposta orçamentária de custos indiretos de fabricação contempla o Orçamento de Investimentos que considera um suborçamento que evidencia o controle das edificações e reformas das instalações que impliquem em desembolso de relativa magnitude. A qual suborçamento a descrição se refere?	
R - Suborçamento de investimentos em imobilizado em geral.
14 - O Orçamento Geral ou Global é composto por orçamentos específicos, apresentando no primeiro plano os orçamentos operacionais. Faz parte deste plano o orçamento de produção ou fabricação, que provê a base para determinar os orçamentos de custos de cada elemento. Após preparar as estimativas de materiais que são exigidos para atender ao nível de fabricação, definem-se os custos relacionados à fabricação, quais são eles?	
R - Orçamento de matérias-primas; orçamento de mão-de-obra direta;orçamento de custos indiretos de fabricação.
15 - Uma empresa pretende vender 150.000 unidades de seu produto para o próximo ano. Para isso ela possui um estoque inicial de 50.000 unidades e estimou um estoque final de 80.000 unidades. O orçamento de produção dessa empresa é de?	
R -180.000
AULA 7
1 - As despesas administrativas se incluem na montagem do orçamento operacional, decorrendo do esforço desenvolvido pela empresa no sentido de cumprir eficazmente as suas funções administrativas de planejamento, organização e controle. Assinale a seguir a opção que NÃO representa uma despesa administrativa.	
R - matéria-prima
2 - A provisão para créditos de liquidação duvidosa constitui exemplo da aplicação do Princípio da:	
R - Prudência.
 3 - O Orçamento de Despesas Operacionais pode se tornar uma parte trabalhosa do processo orçamentário, visto que há uma grande variedade de tipos de despesas a serem consideradas e é necessário detalhar os gastos para cada setor da empresa. O planejamento em si das despesas deve envolver a todos e ser considerado ao longo do tempo para recebimento contínuo de subsídios ao ciclo orçamentário. Gastos com material de escritório é um exemplo de:	
R - despesas administrativas
4 - Sobre o Orçamento Operacional podemos afirmar: I- O Orçamento Operacional é a parte que geralmente contém a maioria das peças orçamentárias, pois praticamente envolve todos os orçamentos específicos, englobando os orçamentos da estrutura administrativa, da estrutura de produção e da estrutura de vendas da empresa. II- O ponto de partida do Orçamento Operacional é o orçamento de vendas, marcando o início do processo orçamentário. III- O resultado operacional projetado permitirá identificar a Provisão para o Imposto de Renda.	
R - Todas estão certas.
5 - O planejamento dos gastos com depreciação de máquinas e equipamentos utilizados no escritório deve ser elaborado por ocasião da confecção de que peça orçamentária?	
R - Orçamento de despesas
6 - O orçamento de despesas operacionais pode se tornar uma parte trabalhosa do processo orçamentário, visto que há uma grande variedade de tipos de despesas a serem consideradas e é necessário detalhar os gastos para cada setor da empresa. Com base no que foi estudado nas aulas, juros de empréstimo são um tipo de:	
R - despesa financeira
7 - O Orçamento de Despesas Operacionais pode se tornar uma parte trabalhosa do processo orçamentário, visto que há uma grande variedade de tipos de despesas a serem consideradas e é necessário detalhar os gastos para cada setor da empresa. O planejamento em si das despesas deve envolver a todos e ser considerado ao longo do tempo para recebimento contínuo de subsídios ao ciclo orçamentário. Como o orçamento de despesas operacionais é montado?	
R - O orçamento de despesas operacionais é montado de acordo com as informações coletadas
8 - Na montagem do Orçamento Operacional, uma parte específica trata do Orçamento das Despesas Operacionais. Dentre as despesas, as que decorrem do esforço desenvolvido pela empresa no sentido de cumprir eficazmente as suas funções de planejamento, organização e controle, como por exemplo, telefone, fax, material de escritório e computação, são denominadas despesas:	
R – Administrativas
9 - Sabe-se, por experiência de mercado, que normalmente uma parte das vendas a prazo acaba não sendo recebida por inadimplência dos clientes. Com base nisso e considerando os pressupostos teóricos assentados nos princípios da competência dos exercícios e da prudência é que a ciência contábil admite a constituição dessa provisão. Assim, porque orçar os devedores duvidosos?	
R - Gerenciar melhor os resultadoscontábeis
10 - No reconhecimento das despesas em um resultado, importa saber o regime adotado, a saber, regime de caixa e regime de competência. Analise as afirmações abaixo e assinale a resposta correta: I - A adoção do Regime de Competência tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda. II - O Princípio que embasa o Regime de Caixa relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida. III - No Regime de Caixa, as receitas são reconhecidas somente no momento em que o cliente paga a fatura, e as despesas são reconhecidas no momento em que são efetivamente pagas.	
R - As afirmações I e III estão corretas.
11 - O orçamento de despesas operacionais pode se tornar uma parte trabalhosa do processo orçamentário, visto que há uma grande variedade de tipos de despesas a serem consideradas e é necessário detalhar os gastos para cada setor da empresa. Com base no que foi estudado nas aulas, publicidade é um tipo de:	
R - despesa comercial
12 – O orçamento de despesas operacionais pode se tornar uma parte trabalhosa do processo orçamentário, visto que há uma grande variedade de tipos de despesas a serem consideradas e é necessário detalhar os gastos para cada setor da empresa. Com base no que foi estudados nas aulas, encargos é um tipo de:	
R - despesa administrativa
13 - Na montagem do Orçamento Operacional, uma parte específica trata do Orçamento das Despesas Operacionais. Dentre as despesas, as que resultam da atividade que a empresa desenvolve com o objetivo de colocar mercadorias ao alcance do consumidor, influenciando, ao mesmo tempo, as suas decisões de compra, são denominadas despesas:	
R – Comerciais
AULA 8 
1 - O custo de capital é um conceito dinâmico afetado por uma variedade de fatores econômicos e empresariais. Para isolar a estrutura básica do custo de capital, foram elaboradas algumas premissas=chaves relativas ao risco e taxas. Indique a seguir a alternativa correta:	
R - risco operacional , é o risco que a empresa corre de ser incapaz de cobrir os custos operacionais .
2 - O orçamento de investimentos geralmente indica a necessidade de racionar fundos, alocando-os aos projetos que maximizam o valor das ações. Na decisão de investimentos e projetos, a técnica que calcula o número de anos necessários para recuperar o investimento inicial é denominada:	
R – Payback
 3 - Temos diversos motivos para fazer Dispêndios de Capital. Assinale a seguir a alternativa correta:	
R – Substituição - substituir ou renovar ativos obsoletos ou gastos.
 
4 – UM GASTO ATIVADO EM FUNÇÃO DA SUA VIDA ÚTIL OU BENEFÍCIO ATRIBUÍVEL A PERÍODOS FUTUROS É CHAMADO DE:	
R – Investimento
5 - O orçamento de investimentos se apresenta de diversas formas e representa uma das parcelas estratégicas de maior relevância na peça orçamentária. Existe grande variedade de tipos de investimentos a serem consideradas e é necessário agrupa-los em planificações específicas para cada área de investimentos. Um dos objetivos do orçamento de investimentos é a identificação dos itens que irão representar elementos de garantia de sustentabilidade do negócio e geração de vantagem competitiva para a organização em situações futuras. Consideremos uma organização de prestação de serviços advocatícios, onde uma das sócias, a Dra. Flávia Z. B. Silva exerce a função de controller da organização. Ao analisar os subsidios para a montagem do orçamento do próximo exercício identificou diversas solicitações de investimentos dos setores da organização. Nas alternativas a seguir estão listadas algumas destas solicitações. Indique a única que representa um investimento, como estudamos nas aulas:	
R - Aquisição de móveis de escritório para a sala da diretoria
6 - O orçamento de investimentos se apresenta de diversas formas e representa uma das parcelas estratégicas de maior relevância na peça orçamentária. Existe grande variedade de tipos de investimentos a serem consideradas e é necessário agrupa-los em planificações específicas para cada área de investimentos. Um dos objetivos do orçamento de investimentos é a identificação dos itens que irão representar elementos de garantia de sustentabilidade do negócio e geração de vantagem competitiva para a organização em situações futuras. Consideremos uma organização de prestação de serviços de Limpeza, onde a administradora Flávia Z. B. Silva exerce a função de controller da organização. Ao analisar os subsidios para a montagem do orçamento do próximo exercício identificou diversas solicitações de investimentos dos setores da organização. Nas alternativas a seguir estão listadas algumas destas solicitações. Indique a única que representa um investimento, como estudamos nas aulas:	
R - Compra de um novo veículo para a diretoria
7 - Em relação a tipologia de gastos. Se o gasto é ativado, se mantém no ativo da organização e vai sendo usado no processo, gerando ao longo do tempo um lançamento contábil de depreciação, estamos nos referindo a que tipo de gasto?	
R – investimento
8 - Sabendo-se que analistas de mercado utilizam técnicas de análise de investimentos e projetos para avaliar negócios, ao se considerar uma empresa que planeja investir R$ 3.000.000,00 em uma nova planta de produção, sendo este valor o seu desembolso no momento inicial, e que o projeto prevê entradas regulares de caixa nos valores de R$ 1.000.000,00 - R$ 1.500.000,00 - R$ 1.000.000,00 - R$ 1.500.000,00 nos anos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, pode-se afirmar que o Payback Simples desse investimento ocorrerá: 	
R - antes do terceiro ano.
9 - Para a avaliação do orçamento do capital são utilizados os seguintes métodos exceto :	
R - Modelo CAPM
10 - O orçamento de investimentos geralmente indica a necessidade de racionar fundos, alocando-os aos projetos que maximizam o valor das ações. Na decisão de investimentos e projetos, a ferramenta que envolve uma simples técnica contábil que determina a lucratividade de um projeto comparando os lucros contábeis líquidos com os custos iniciais de um projeto pela adição de todos os lucros líquidos futuros divididos pelo investimento médio é denominada:	
R - TMR (Taxa Média de Retorno)
11 - Sabendo-se que analistas de mercado utilizam técnicas de análise de investimentos e projetos para avaliar negócios, ao se considerar uma empresa que planeja investir R$ 3.000.000,00 em uma nova planta de produção, sendo este valor o seu desembolso no momento inicial, e que o projeto prevê entradas regulares de caixa nos valores de R$ 1.000.000,00 - R$ 500.000,00 - R$ 1.500.000,00 - R$ 3.000.000,00 nos anos 1, 2, 3 e 4, respectivamente, pode-se afirmar que o PaybackSimples desse investimento corresponde a qual número de anos? 	
R – 3 
12 - O gasto realizado na compra de um guindaste novo em uma fábrica de tubulações sem costura, que irá permitir uma ampliação da capacidade de movimentação de carga desta organização é um exemplo de:
R – investimento
 13 - O orçamento de financiamento é estreitamente correlacionado com o orçamento de investimento. É nele onde são alocados os recursos que subsidiarão os investimentos. Entre suas informações deverão constar as fontes selecionadas, sendo necessário ter em mãos as seguintes informações, EXCETO:
R - Valor do Homem hora (hh)	
14 - O orçamento de investimentos se apresenta de diversas formas e representa uma das parcelas estratégicas de maior relevância na peça orçamentária. Existe grande variedade de tipos de investimentos a serem consideradas e é necessário agrupa-los em planificações específicas para cada área de investimentos. Um dos objetivos do orçamento de investimentos é a identificação dos itens que irão representar elementos de garantia de sustentabilidade do negócio e geração de vantagem competitiva para a organização em situações futuras. Consideremos uma organização que atue no mercado de ações, onde o Economista Flávio M. Silva a função de controller da organização.Ao analisar os subsidios para a montagem do orçamento do próximo exercício identificou diversas solicitações de investimentos dos setores da organização. Nas alternativas a seguir estão listadas algumas destas solicitações. Indique a única que representa um investimento, como estudamos nas aulas:	
R- Compra de novos computadores para todos os corretores da organização
15 – O orçamento de investimentos se apresenta de diversas formas e representa uma das parcelas estratégicas de maior relevância na peça orçamentária. Existe grande variedade de tipos de investimentos a serem consideradas e é necessário agrupa-los em planificações específicas para cada área de investimentos. Um dos objetivos do orçamento de investimentos é a identificação dos itens que irão representar elementos de garantia de sustentabilidade do negócio e geração de vantagem competitiva para a organização em situações futuras. Consideremos uma organização fabril, onde a administradora Flávia Z. B. Silva exerce a função de controller da orgaqnização. Ao analisar os subsidios para a montagem do orçamento do próximo exercício identificou diversas solicitações de investimenstos dos setores da organização. Nas alternativas a seguir estão listadas algumas destas solicitações. Indique a única que representa um investimento, como estudamos nas aulas: ( OBS: TODAS SÃO COMPRAS DE BENS NA PERGUNTA 6/14/15).
R- Aquisição de uma nova Prensa Hidráulica para a oficina de estruturas da fábrica
AULA 9 
1 - Podemos associar o controle orçamentário a diversas atividades de planejamento. Entre as quais aquelas que envolvem especificamente a preparação e utilização de:	
R - Um sistema de relatórios periódicos de desempenho, para os vários níveis de responsabilidades.
2 - No estudo do controle orçamentário, aparece o conceito de Centros de Responsabilidade. Sobre esses, pode-se afirmar: I- são unidades que podem ser criadas de acordo com a estrutura organizacional; II- cada centro é representado por um administrador, que é responsável por seu desempenho; III- os centros de custos e centros de investimentos são tipos de centros de responsabilidade. Estão corretas as afirmativas:	
R - I, II e III.
3 - Um sistema ou processo de comparações entre os desempenhos. Normalmente confrontando-se um padrão (ou um dado orçado) com a apuração real realizada é conhecido como:	
R- Controle orçamentário
4 - (CESGRANRIO - 2011 - Petrobrás - Técnico de Contabilidade - 2011)Observe a declaração a seguir que versa sobre Orçamento Empresarial. É um instrumento que permite à organização mensurar analiticamente os resultados obtidos em relação ao que foi planejado. É fundamentalmente necessário para que se realimente o processo, direcionando os esforços para que se consiga atingir os objetivos previamente definidos. A que ferramenta do sistema de Orçamento Empresarial o texto se refere?	
R - Controle Orçamentário
5 - A Globalização e o mercado mais competitivo obrigaram as empresas a mudar seus orçamentos para.	
R – Orçamento Base Zero.
6 - Na evolução do processo de planejamento aparece um sistema ou processo de comparações entre os desempenhos, que normalmente confronta um padrão com uma apuração real realizada. Tal sistema é denominado:	
R - controle orçamentário
7 - OP controle orçamentário compreende outros controles. Quando consideramos as ações voltadas para o acompanhamento e registro da execução orçamentária, composição patrimonial, determinação de custos, levantamentos de balanços e interpretação de resultados econômico-financeiros. Estamos nos referindo ao controle:	
R – contábil
8 - Das diversas técnicas orçamentárias disponíveis no mercado, o instrumento com feições de controle muito justas e lógicas é o orçamento flexível. Para a adoção desta técnica é necessário que os dados orçamentários e as informações contábeis estejam dispostos de maneira a contemplar o comportamento dos custos em fixos, variáveis e semivariáveis. O mais importante desta técnica é que ela possibilita ações decorrentes do Controle Orçamentário distintas para atividades que têm comportamento na relação:	
R - Custo x Volume x Lucro
9 - O método de elaboração do orçamento que é adequado para fins de planejamento, mas inadequado para avaliação de eficiência do controle dos custos, pois é confeccionado apenas para o nível planejado de atividade é conhecido como:
R - Orçamento flexível
10 - Um orçamento empresarial, em geral, estabelece quantificação e valor às operações que a empresa pretende efetuar. Tendo-se finalizado a elaboração do orçamento, a organização estará em condições de iniciar o ano operacional do orçamento. O sistema ou processo de comparações entre os desempenhos é denominado de:	
R - Controle Orçamentário
11 - A construção de um sistema de controle interno coerente com o sistema de orçamento, para que se possa realizar um acompanhamento durante o período em exercício, acaba surgindo da necessidade de se monitorar as relações de impactos ambientais, confrontando com a planificação orçamentária realizada para que se tenha flexibilidade e adaptabilidade na organização. Acompanhar a execução de atividades e comparar periodicamente o desempenho efetivo delas com o planejado, no sentido orçamentário é entendido como:	
R – controlar
12 - Dentre as técnicas orçamentárias disponíveis aos administradores no mercado, existe uma que para a sua adoção é necessário que os dados e informações contábeis estejam dispostos de maneira a contemplar o comportamento dos custos fixos, variáveis e semivariáveis. Trata-se:	
R – do orçamento flexível
13 - A elaboração do ___________________ tem como ponto central a perfeita distinção entre todos os gastos fixos e variáveis, sendo que, enquanto os gastos fixos recebem o tratamento orçamentário tradicional, os gastos variáveis devem seguir o volume de vendas.	
R - orçamento flexível
14 - Um orçamento empresarial, geralmente, estabelece quantificação e valor às operações que a empresa pretende efetuar. A construção de um sistema coerente com o sistema de orçamento, para que se possa realizar um acompanhamento, durante o período em exercício, que surge da importância de se monitorar, entre outras relações, os impactos ambientais, se refere diretamente a necessidade de:	
R - controle interno
15 - Em relação ao que estudamos nas aulas, complete as alcunas da frase a seguir: Ao realizarmos o _______________ é possível ______________ ou ________ as ações para atingir os objetivos previamente traçados
R - controle de resultados - redirecionar - ajustar
AULA 10 
1 - Quando da execução do Orçamento de Caixa se o administrador financeiro verifica que não haverá recursos disponíveis para o pagamento dos ativos projetados no Orçamento de Investimento, poderá este:	
R - estimar a contratação de um empréstimo bancário para melhorar o nível de caixa da empresa
2 - Metodo de projeção de resultado baseado no método da percentagem de vendas consiste em :	
R - projetar diversos itens do DRE com base em percentual de vendas projetadas
3 - É o saldo obtido pela diferença entre o saldo final e o saldo mínimo exigido para se manter na conta caixa. Estamos nos referindo ao :	
R - Saldo de Excedente de Caixa
4 - Em relação ao fluxo de caixa projetado podemos dizer que seu principal objetivo é:	
R - Fazer com que o conjunto de entradas operacionais e saídas operacionais que esteja ocorrendo seja harmônico.
5 - Em relação ao Balanço Patrimonial podemos afirmar que:	
R - Permitir que o empreendedor conheça a composição do capital da organização
6 - Em relação aos relatórios financeiros projetados, quando um administrador está diante de um relatório que apresenta todos os impactos decorrentes das operações financeiras, trata de todas as entradas e saídas operacionais e possibilita a identificação do saldo de caixa para eventuais investimentos ou necessidade de obtenção de empréstimo, sabe-se que esse relatório é:	
R - O Fluxo de Caixa Projetado.
7 - O orçamento de caixa tem a função de prever as faltas ou sobras de recursos. Nestesentido, o resultado por ele apresentado é estritamente?
R - Financeiro
8 - O _____________________________ é uma conseqüência dos demais orçamentos. Para ele fluem todas as entradas e saídas operacionais, aquelas que, por sua natureza, têm influência direta nos saldos das contas dos ativos e passivos operacionais, e as entradas e saídas não operacionais, a movimentação de recursos financeiros como conseqüência de aquisição de ativos produtivos, assim como aportes de capital ou outras entradas de recursos financeiros por empréstimos. Aponte a alternativa que completa adequadamente o conceito apresentado.	
R - Fluxo de caixa
9 - Qual dos itens a seguir deve ser evidenciado no orçamento de caixa?	
R - Aquisição de equipamentos à vista
10 - O fluxo de caixa é uma conseqüência dos demais orçamentos, ele constitui as entradas e saídas operacionais e não operacionais. São exemplos de saídas não operacionais:	
R - Amortização de empréstimos e Investimento em coligadas.
11 - Ne elaboração do DRE projetado , a receita prevista é de R$ 300.000,00 , os custos fixos de R$ 120.000,00 e o custo variável projetado em 50% do preço unitário. O lucro bruto projetado será de :	
R - R$ 30.000,00
12 - O relatório projetado que tem como objetivo, fazer com que o conjunto de entradas e saídas operacionais, que estejam ocorrendo, seja harmônico e, se houver possibilidade, que esteja equilibrado diariamente o mais próximo possível de R$0,00, com o mínimo de empréstimos de curto prazo (se possível, nenhum), é denominado de:
R - Fluxo de caixa
13 - Ne elaboração do DRE projetado , a receita prevista é de R$ 500.000,00 , os custos fixos de R$ 120.000,00 e o custo variável unitário projetado em 60% do preço unitário. O lucro bruto projetado será de :	
R - R$ 80.000,00
14 - O fluxo de caixa é uma conseqüência dos demais orçamentos, ele constitui as entradas e saídas operacionais e não operacionais. São exemplos de saídas operacionais:	
R - Pagamentos a empregados e pagamentos a despesas administrativas.
15 - Em relação ao Demonstrativo de Resultados podemos afirmar que:	
R - Evidenciar lucro ou prejuízo da organização no período em que foi elaborado

Continue navegando