Buscar

Fosforilação oxidativa ou cadeia respiratória resumo

Prévia do material em texto

Fosforilação oxidativa ou cadeia respiratória
Ocorre nas cristas das membrana interna da mitocôndria
NADH
O NADH libera seu par de elétrons no complexo 1, este usa a energia dos eletrons para bombear 4H+ que estavam dentro da mitocôndria para o espaço entre a membrana interna e a externa, esses elétrons serão atraídos por um O2, ao chegar ao complexo 3 ele volta a fornecer energia para bombear 4H+ e segue em frente, chegando ao complexo 4 ele já não tem tanta energia assim e só bombeia 2H+, finalmente o par de eletrons se encontra com o O2 e forma a água que vai continuar na membrana. Vai vir o ADP e um fosfato inorgânico. O fosfato vai entrar (na membrana) arrastado pelo H+ que por sua vez é atraído pelo lado de dentro que está mais negativo. 3H+ passarão pelo ATP sintase fazendo ela girar e unir o ADP ao fosfato produzindo ATP.
Para cada NADH são produzidos 2,5 ATP
Pois são 10 mol de hidrogenio produzidas no ciclo do NADH a cada 4H, 1 ATP é produzido 
Quando você come o seu corpo retira eletrons rico em energia do alimento, ai a mitocondria usa a energia desses elétrons para criar um acúmulo de H+ e depois é o retorno desse H+ (4) que produz ATP quando eles retornam eles passam pelo ATP Sintase, o movimento do H+M pelo AtP sintase faz essa proteina girar e quando ela gira ela produz energia quimica na forma de ATP. 
FADH2
O FADH2 entrega seu par de elétrons ao complexo 2 e volta a ser FAD+, esse par de elétrons será atraído pelo O2 e ele vai sair em direção ao O2, quando ele chega no complexo 3, o complexo 3 usará a energia usará a energia do par de elétrons para bombear 4H+ e o par de elétrons segue em direção ao O2 , no complexo 4 vai haver energia para bombear 2 H+ o elétron finalmente se encontra com o O2 e se forma a água que vai continuar na membrana. Vai vir o ADP e um fosfato inorgânico. O fosfato vai entrar (na membrana) arrastado pelo H+ que por sua vez é atraído pelo lado de dentro que está mais negativo. 3H+ passarão pelo ATP sintase fazendo ela girar e unir o ADP ao fosfato produzindo ATP. 
O FADH2 fornece energia apenas para bombear 6H+ e continuam sendo necessários 4H+ para produzir 1 ATP. Então para cada FADH2 serão produzidos 1,5 ATP.
OBS: no ciclo de Krebs são 6 NADH e n 8

Continue navegando