Buscar

PODER LEGISLATIVO

Prévia do material em texto

PODER LEGISLATIVO
O que é uma PEC: Proposta de Emenda Constitucional, ou seja, ela visa modificar alguma coisa, algum item da nossa Constituição. Constituição é a lei suprema que rege o nosso país. Essas leis valem para todo território nacional. Mas apesar de nome não é só de lei que vive o poder legislativo, a função dele é também fiscalizar o poder executivo, ou seja, os presidentes os governadores e prefeitos. Esses são só uns exemplos.
ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS (estas são ESTADUAIS): as Assembléias Legislativas dos estados federados são os órgãos de representação do Poder Legislativo dos respectivos estados por meio dos deputados estaduais. Aqui não há muito segredo: as Assembléias compõem o Poder Legislativo no nível estadual, logo elas possuem as funções que a Câmara e o Senado possuem no nível federal. 
Aqui estão as três funções que resumem o trabalho de uma Assembléia Legislativa (assim como o Poder Legislativo em qualquer nível da federação):
Representar o povo;
Legislar (criar, modificar, extinguir leis);
Fiscalizar o Poder Executivo e o uso dos recursos públicos.
Portanto, os deputados estaduais possuem rotina de trabalho bem semelhante à dos deputados federais. A única diferença é que o horizonte dos deputados estaduais é mais estreito que o dos federais: enquanto estes cuidam principalmente de projetos que vão impactar a vida de toda a nação, os estaduais cuidam de problemas regionais e locais, específicos dos estados onde vivem.
Os deputados estaduais criam projetos de leis estaduais, que não podem ir contra a lei superior complementar da constituição, discutem e votam projetos de seus colegas e também ficam de olho nas ações do governador, para saber se ele tem cumprido seu papel e se o poder público tem aplicado adequadamente os recursos públicos, sempre observando a lei (essa última tarefa é desempenhada com a ajuda do Tribunal de Contas estadual).
.
O QUE FAZ O SENADO
O Senado possui algumas competências muito importantes. Entre elas estão:
aprovar a escolha de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), de presidentes e diretores do Banco Central, do Procurador-Geral da República e de embaixadores (todos estes são nomeados pelo Presidente da República)
autorizar operações financeiras de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios;
fixar limites da dívida pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios;
avaliar periodicamente o funcionamento do Sistema Tributário Nacional.
Além disso, o Senado também é um agente fundamental no processo de criação de leis no nosso país. Os senadores podem elaborar projetos de lei, a serem analisados e votados tanto no Senado quanto na Câmara, assim como devem analisar, avaliar e aprovar ou rejeitar projetos de lei de autoria da Câmara ou do Presidente da República.
ATRIBUIÇÕES COMPARTILHADAS: O PAPEL DO CONGRESSO NACIONAL:
Congresso Nacional: Senado + Camara 
Muito embora detenham atribuições particulares, as duas casas também possuem deveres em conjunto. A junção do Senado e da Câmara é chamada de Congresso Nacional. O Congresso tem a palavra final em várias matérias importantes, como:
votar medidas provisórias, vetos presidenciais, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual de Investimentos e o Orçamento Geral da União (OGU);
dar posse ao presidente e ao vice-presidente da República;
autorizar o presidente e o vice a se ausentarem do país por um período superior a 15 dias;
autorizar o presidente a declarar guerra, celebrar a paz, permitir que forças estrangeiras entrem no país e que forças brasileiras saiam;
aprovar o estado de defesa, a intervenção federal e o estado de sítio e suspender qualquer uma dessas medidas;
deliberar sobre tratados;
fixar remuneração dos senadores, deputados, presidente, vice-presidente e ministros;
julgar as contas do presidente;
apreciar os atos de concessões de rádio e televisão;
autorizar referendos e convocar plebiscitos; aprovar iniciativas do poder Executivo no que tange a atividades de energia nuclear.
Primeiro vamos analisar a ESFERA FEDERAL:
Na ESFERA FEDERAL a gente tem a o CONGRESSO NACIONAL que é formado pelo SENADO e pela CAMERA DOS DEPUTADOS FEDERAIS.
SENADO: tem mandatos de 8 anos e cada estado tem 3 Senadores que os representam, para que as eleições aconteçam a cada 4 anos, eles se dividem em duas e se alternam entre si, em uma a gente elege um senador e nos outros 4 anos, a gente elege dois senadores.
CAMERA DOS DEPUTADOS FEDERAIS: a quantidade de deputados a cada estado é proporcional a população local, sendo que ela varia de 8 a 70 cadeiras e são eleitos de 4 em 4 anos. 
COMO SABER O NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS TEM NO SEU ESTADO:
Nos casos de estados com mais de 12 deputados federais (que é o mínimo para cada estado), você pode fazer uma conta bem simples para descobrir o numero de deputados estaduais:
Nº de Dep. Federais + 24 = o resultado o nº de Dep. Estaduais.
Além disso, o presidente, os Tribunais Superiores e o Supremo Tribunal Federal, estes são do poder executivo, podem criar projetos de leis, mas para que de fato virem uma lei tem que passar pela aprovação das duas casas, ou seja, passar pelo o Congresso Nacional que é a casa dos Senadores e dos Dep. Federais.
ESFERA ESTADUAL: temos as Assembléias Legislativas, deputados estaduais, 4 anos de mandato. 
Por que a gente tem Deputados do Estado se cada estado já elege Deputados Federais? Porque cada Estado tem a liberdade para criar leis que atendam as demandas da região desde que não entrem em conflito com a nossa constituição, também o Senado e a Camara Federal estão ocupados fiscalizando as contas do governo federal, também alguém deve fiscalizar o poder Executivo nos estados, aí que entram as Assembléias Legislativas Estaduais.
Para finalizar temos as Câmaras Municipais.
ESFERA MUNICIPAL: Câmara Municipais, onde ficam os vereadores, eleitos a cada 4 anos, através do voto iguais os Deputados Federais e Estaduais.

Continue navegando