Buscar

PORTFÓLIO SETEMBRO

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
A primeira corrente da Sociologia foi o positivismo. Ela foi a primeira teoria a organizar alguns princípios do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente. O principal representante e criador desse movimento foi o filósofo Auguste Comte.
DESENVOLVIMENTO
O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.
Os positivistas não viam nenhum progresso em uma sociedade urbanizada e industrializada. Lastimavam o enfraquecimento da religião e da família. Consideravam a sociedade moderna dominada pelo caos social, pela anarquia e pela desorganização social. Por isso, eram preocupados com a ordem, além de enfatizarem a importância da hierarquia, da autoridade, da tradição e dos valores morais para a conservação da vida social.
No Brasil, é possível notar diversas influências do positivismo, como por exemplo, a frase que esta impressa na bandeira brasileira: “Ordem e Progresso”. Essa frase era uma alusão, que sem ordem o país não se desenvolveria.
 
CONCLUSÃO 
Ao passar dos anos, muitas correntes de pensamentos surgiram, onde tinham como objetivo maior, entender as diferentes formas de se compreender a realidade e as possibilidades da razão humana discernir o real e interpretá-lo. O positivismo não foi diferente e surgiu durante a segunda metade do século XX, tendo como principal teórico, Augusto Comte, o qual se baseia na ciência e na organização técnica e industrial da sociedade moderna.

Continue navegando