Buscar

Aula administraçãoy

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
Curso de Administração
Administração
Stakeholders organizacionais
Organizações existem graças a sua habilidade de criar valor e produzir resultados aceitáveis para vários grupos de stakeholders (GARETH, 2010).
Stakeholders organizacionais
 Podem ser: 
Stakeholders internos: são as pessoas que estão mais próximas de uma organização e têm influência mais forte e direta em seus recursos.
Stakeholders externos: são as pessoas que interagem em menor grau, mas tem alguma participação/expectativa nela.
Propósitos organizacionais
Metas operativas
Designam os fins procurados por meio dos procedimentos operacionais da organização, descrevem resultados específicos, pertencem às tarefas básicas que se deve executar (DAFT, 2002)
Desempenho geral: a lucratividade reflete o desempenho geral das organizações com fins lucrativos, pode ser expressa por meio de retornos sobre investimentos. Outros fatores são: crescimento, volume de produção, etc.
Propósitos organizacionais
Recursos: as metas de recursos referem-se à aquisição do material necessário e dos recursos financeiros oriundos do ambiente. Incluem: financiamento para novas instalações, contratação de executivos, etc.
Mercado: os objetivos de mercado relacionam-se com a participação no mercado ou a posição que a organização deseja ocupar no mercado. Incluem: o desejo de ser líder na fabricação de computadores, por exemplo; isto é, meta de possuir uma maior participação em um setor específico;
Propósitos organizacionais
4. Desenvolvimento do funcionário: diz respeito ao treinamento, promoções, segurança, crescimento. Incluem: aprendizagem contínua, fornecimento de programas de aprimoramento em inglês, especialização, comunicação/oratória e qualificações em geral.
5. Inovação e mudança: incluem a flexibilidade interna e a capacidade de adaptação a mudanças inesperadas no ambiente, desenvolver novos produtos, processos, serviços específicos (customização), etc.
Propósitos organizacionais
6. Produtividade: tais metas têm a ver com o volume de produtos obtido com os recursos disponíveis, são mensuráveis, a partir, por exemplo de: custo de uma unidade de produção, unidades produzidas por empregado, etc.
A importância das metas
As metas proporcionam legitimidade, orientação aos funcionários, diretrizes para decisões e critérios de desempenho.
A importância das metas
LEGITIMIDADE: uma declaração da missão comunica legitimidade aos interessados externos e internos, faz com que as pessoas conheçam e se comprometam com aquilo que ela propõe.
A importância das metas
ORIENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS: proporcionam sentido de orientação aos membros, o objetivo declarado dá rumo ao qual a empresa vai se empenhar e definir suas estratégias.
A importância das metas
DIRETRIZES PARA DECISÕES: conjunto de restrições sobre o comportamento e as decisões do indivíduo. Elas ajudam a definir as decisões corretas concernentes à estrutura da organização. 
A importância das metas
CRITÉRIOS DE DESEMPENHO: fornecem um padrão de avaliação, o nível de desempenho organizacional precisa de uma base para ser avaliado. Um lucro de 10% sobre as vendas é suficientemente bom? 
A resposta está nas metas. Elas refletem a experiência passada e descrevem o estado desejado para o futuro. Se a meta é de 8%, então um retorno de 10% é excelente.
Questões para discussão
NA UFCG... 
Identifique no mínimo 3 forças e 3 fraquezas
Identifique no mínimo 3 oportunidades e 3 ameaças
Como esta organização pode criar valor?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais