Buscar

HISTORIA DA INTERNET

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A historia da Internet
A história da internet começou em 1957, quando a URSS colocou no espaço o primeiro satélite artificial, o mundo estava separado em dois grandes blocos, de um lado os EUA e a URSS do outro, eram os tempos da guerra fria onde um ataque aéreo era uma ameaça constante. Em resposta a este satélite os EUA formou a ARPAN (Advanced Research Projects Agency Network), na tentativa de estabelecer sua soberania em ciências tecnológicas aplicadas na área militar. A ARPAN planejou uma rede complexa de computadores, com o objetivo de facilitar a troca e armazenamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra, essa rede foi nomeada ARPANET. 
No dia 29 de Outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre o Instituto de Pesquisa de Stanford (Inglaterra) e a Universidade da Califórnia (EUA), tendo como marco histórico a primeira mensagem enviada via internet, a mensagem continha apenas a palavra “login”. 
A partir de 1970 a ARPANET foi se expandindo por todo o território americano até que e 1975 ela foi declarada como operacional pelo governo, onde a DISA (Defense Information System Agency – Agencia do governo americano que presta suporte de TI e comunicação) começa a tomar controle.
Com a obtenção extrema de sucesso em 1984 a ARPANET divide-se em duas, originando a MILNET (Military Network), exclusivo para assuntos militares (hoje chamada de NIPRNet) e o restante torna-se publica tendo o seu nome alterado para INTERNET.
Em 1989 na Suiça, um cientista da computação britânico chamado Tim Berners-Lee, com suas pesquisas criou o WWW (World Wide Web) conseguindo linkar documentos em hipertexto tendo a possibilidade de acesso de qualquer lugar do mundo . O primeiro link do mundo foi o “info.cern.ch”, onde Tim Berners-Lee disponibilizou todo o projeto WWW, onde os visitantes podiam entender mais sobre Hipertextos, detalhes técnicos para a criação de seus próprios sites e até como realizar pesquisas na internet.
Em 1990 a empresa norte-americana Netscape criou um protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure), que garante o envio de dados criptografados pela web, assim nascendo a nossa internet atual. Foi com essa nova ferramenta se tornando um interesse mundial que a internet estourou no mundo.
 A partir 1992, começaram a surgir os grandes portais como AOL e Yahoo, serviços de e-mails gratuitos com o Hotmail e também o famoso site de busca: Google. Após isso investimentos de empresas nesta área começou a aumentar drasticamente.
Hoje a internet se tornou algo essencial em nossas vidas, o consumo de conteúdo via web é gigantesca, com uma demanda aumentando constantemente, a internet permite muitas possibilidades e com a velocidade dos avanços tecnológicos atuais é possível dizer que ela nunca mais sairá de nossas vidas.

Outros materiais