APOL 1

APOL 1


DisciplinaGestão de Custos1.940 materiais8.651 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina(s):
Contabilidade Financeira
Gestão de Custos e Formação de Preços
Data de início:	17/11/2017 20:27
Prazo máximo entrega:	- 
Data de entrega:	17/11/2017 20:32
Questão 1/5 - Contabilidade Financeira
O Pronunciamento Técnico CPC 16 (R1) \u2013 Estoques estabelece que os produtos reconhecidos no estoque de uma entidade \u201cdevem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.\u201d
Essa mensuração leva em consideração o Princípio contábil da prudência, que estabelece:
Nota: 20.0
	A	
A necessidade de distinção entre o patrimônio da empresa e dos seus proprietários;
	B	
Que informações contábeis devem ser integras e disponibilizadas em tempo hábil;
	C	
As receitas e as despesas são reconhecidas no momento da sua realização, independente do prazo para o pagamento ou para o recebimento;
	D	A adoção dos menores valores para os Ativos e dos maiores valores para os Passivos.
Você acertou!
Conforme expresso nas páginas 14 e 15 da AULA 1
Questão 2/5 - Contabilidade Financeira
De acordo com a legislação trabalhista brasileira, o décimo terceiro salário dos colaboradores será pago em duas parcelas durante o ano, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e o pagamento da segunda parcela não podendo ser feito após o dia 20 de dezembro. A cada mês trabalhado pelo colaborador, a empresa contrai a obrigação de realizar o pagamento de 1/12 avos a título de décimo terceiro salário, observando as datas mencionadas anteriormente.
Considerando o exposto, no caso da empresa realizar o reconhecimento da despesa com décimo terceiro salário dos colaboradores somente nas datas em que realizar o pagamento, qual o Princípio Contábil que não estará sendo atendido?
Nota: 20.0
	A	da prudência;
	B	do registro pelo valor original;
	C	da competência;
Você acertou!
Conforme expresso nas páginas 14 e 15 da AULA 1.
	D	da continuidade.
Questão 3/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
A contabilidade é conhecida como ciência do controle patrimonial, todo o seu desenvolvimento está relacionado com o desenvolvimento da sociedade. 
Até meados do século XV a contabilidade unicamente tinha como preocupação demonstração das transações comerciais. Com o período após revolução industrial e com a mudança nos meios de produção a contabilidade financeira não mas supria o usuário da informação contábil, pois, este precisa de controle que possibilitarão compreender melhor os meios de produção, com isto nesta fase surge a contabilidade gerencial e de custos. A contabilidade de custos tem uma linguagem própria.
Marque a alternativa que apresenta a classificação mais genérica para a utilização de dinheiro ou qualquer outro ativo que possua valor:
Nota: 20.0
	A	
Despesa
	B	
Custo
	C	
Receita
	D	
Gasto
Você acertou!
Gasto é a classificação mais abrangente em custo para identificar os sacrifícios realizados pelas empesas, podemos ainda compreender que gasto é a terminologia genérica para a utilização de dinheiro ou de qualquer outro ativo que possua valor. Aula 1, Tema 2, página 5.
	E	Perda
Questão 4/5 - Contabilidade Financeira
Santos et al. (2011, p.27) conceituam o patrimônio como \u201co conjunto de bens materiais e imateriais, direitos e obrigações avaliáveis em moeda e vinculados à entidade pela propriedade, posse ou controle, dos quais a mesma possa dispor no desenvolvimento de seus negócios\u201d.
O conceito de patrimônio apresentado elenca três elementos específicos, cujos significados estão expressos abaixo, de forma não ordenada:
Selecione a alternativa que apresenta a correta ordenação das descrições dos elementos abordados:
Nota: 20.0
	A	1 \u2013 3 \u2013 2;
	B	2 \u2013 3 \u2013 1;
Você acertou!
Conforme apresentado nas páginas 6 e 7 da AULA 1.
	C	2 \u2013 1 \u2013 3;
	D	3 \u2013 1 \u2013 2.
Questão 5/5 - Gestão de Custos e Formação de Preços
I - A \u201cPerda\u201d e um gasto não intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou até mesmo da atividade produtiva normal da empresa. Não pode ser confundida com despesa ou custo. 
Porque
II - Por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	A	
As assertivas I e II são proposições excludentes.
	B	
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
Você acertou!
Bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Não se confunde com a despesa (muito menos com o custo), exatamente por sua característica de anormalidade e involuntariedade; não é um sacrifício feito com intenção de obtenção de receita. Exemplos comuns: perdas com incêndios, obsoletismo de estoques, etc.\u201d (Martins, 2010). Aula 1, Tema 2, página 6.
	C	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	D	
As assertivas I e II são falsas.
	E	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.