Buscar

avaliação 2 ÉTICA EM ENFERMAGEM NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 189497)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para caracterizar a situação, podemos dizer que em algumas situações onde o segredo profissional pode ser quebrado como o consentimento da pessoa, o dever legal ou a existência de uma justa causa; que é avaliada pela verificação entre os interesses individuais e públicos, entre riscos individuais e benefícios sociais. Com base no parágrafo, Marque a opção correta sobre segredo profissional na prática do enfermeiro QUANTO A CONDUTA.
		
	
	Essas pessoas, no exercício de suas atividades, tornam-se confidentes das pessoas com as quais se relacionam no âmbito de sua atuação e, por isso, não devem guardar sigilo acerca de tudo quanto souberem. O dever de não guardar segredo só existe, portanto, quando o agente o conhece em razão de sua atividade.
	
	Nenhuma das alternativas acima estão corretas
	 
	Ofício é atividade manual e profissão deve ser entendida como a atividade laborativa lucrativa, desempenhada de forma habitual, como a dos advogados, médicos, engenheiros, dentistas etc. A norma alcança os colaboradores dos profissionais, tais como auxiliares de enfermagem, enfermeiras e secretárias que, igualmente, podem ter acesso aos segredos confessados àqueles.
	
	O Princípio da Legalidade, que é um preceito constitucional, a observância da legislação civil e penal e, o interesse de ordem moral e social,não são os sustentáculos norteadores da conduta profissional.
	 
	Art. 121. Orientar, na condição de Enfermeiro, a equipe sob sua responsabilidade sobre o dever do sigilo profissional Perante ao Código de Ética.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 115421)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o Código de Ética de Enfermagem, uma das penalidades para uma infração ética é a:
		
	
	b) A multa consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.
	
	e) Advertência por escrito: consiste no registro no prontuário do infrator, na presença de cinco testemunhas e com publicação nos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.
	
	d) A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da enfermagem por um período não superior a 45 (quarenta e cinco) dias e será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem.
	
	c) A censura consiste na admoestação ao infrator durante sessão plenária do Conselho Administrativo.
	 
	a) A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 113786)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na Resolução COFEN 311/2007, as penalidades impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem aos enfermeiros que cometem infração na sua prática podem ser classificadas em leves, graves ou gravíssimas, segundo a natureza do ato e a circunstância de cada caso. Assinale a alternativa que contém apenas circunstâncias agravantes às infrações cometidas. I. Realizar atos sob coação e/ou intimidação. II. Realizar ato sob emprego real de força física. III. Ter confessado espontaneamente a autoria da infração. IV. Cometer infração dolosamente. V. Cometer a infração por motivo fútil ou torpe
		
	
	I e III.
	 
	IV e V.
	
	II e V.
	
	II e IV.
	
	I e IV.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 115423)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O parágrafo único do artigo 45 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem permite, nos casos previstos em Lei, que o profissional decida participar ou não no ato abortivo. As situações previstas no Código Penal Brasileiro são aquelas em que:
		
	
	a gestação é indesejada porque a mãe adquiriu, durante a gravidez, doença lesiva ao feto.
	 
	a mãe corre risco de vida ou a gestação é decorrente de estupro
	
	o aborto tem indicação eugênica, econômica ou social/sentimental.
	
	o aborto é terapêutico, eugênico ou por motivo social.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 114361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a lei do exercício profissional, o auxiliar de enfermagem pode exercer legalmente as seguintes funções:
		
	
	atuar em programas de vigilância epidemiológica.
	 
	observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas, ao nível de sua qualificação;
	
	realizar consulta de enfermagem;
	
	prestar assistência à parturiente e ao parto normal, identificando distocias obstétricas;
	
	prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave com risco de vida;
	
	
	 6a Questão (Cód.: 174611)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem leva em consideração a necessidade e o direito de assistência em Enfermagem da população, os interesses do profissional e de sua organização. Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de Enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. No código de ética dos profissionais de enfermagem, é responsabilidade e dever do profissional enfermeiro:
		
	 
	d) exercer a profissão com justiça, compromisso, equidade, resolutividade, dignidade, competência, responsabilidade, honestidade e lealdade.
	
	c) exercer a Enfermagem com liberdade, autonomia e ser tratado segundo os pressupostos e princípios legais, éticos e dos direitos humanos.
	
	b) apoiar as iniciativas que visem ao aprimoramento profissional e à defesa dos direitos e interesses da categoria e da sociedade
	
	e) ter conhecimento acerca do ensino e da pesquisa a serem desenvolvidos com as pessoas sob sua responsabilidade profissional ou em seu local de trabalho.
	
	a) participar da prática profissional multi e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade
	
	
	 7a Questão (Cód.: 185074)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Enfermagem, no exercício de sua competência consignada no Art. 8º, inciso IV, da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, tendo em vista o disposto no Art. 11, inciso I, alíneas "a" e "b", da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986; CONSIDERANDO a deliberação da Assembléia realizada durante o Seminário Nacional do Sistema COFEN/COREN, nos dias 06 e 07 de maio de 2004, na cidade de Aracajú, que contou com a participação de todos os COREN;CONSIDERANDO a definição de Serviço de Enfermagem como o conjunto de Unidades de Enfermagem que são constituídas pelos recursos físicos e humanos em uma instituição de assistência à saúde;CONSIDERANDO que as Chefias de Serviço e de Unidade de Enfermagem são privativas do(a) Enfermeiro(a), conforme as expressas disposições do Art. 11, inciso I, alíneas "a" e "b", da Lei nº 7498/86, regulamentada pelo Decreto nº 94.406/87; CONSIDERANDO que a Direção de Escolas de Enfermagem, bem como, o ensino é atribuição do Enfermeiro, conforme determina a Lei nº 2.604/55, em seu Art. 3º; CONSIDERANDO que as atividades referidas nos Art. 12, 13 e 23 da Lei nº 7.498/86 somente podem ser exercidas sob supervisão do Enfermeiro, na forma do Art. 15 desta Lei, se praticados em Instituições de Saúde, públicas, privadas e filantrópicas; CONSIDERANDO ser do interesse do COREN representar junto ao órgão estadual de saúde quando constatar infrigência ao disposto no Art. 10, inciso XXVI, da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977, que configura como infração à legislação federal cometer o exercício de encargos relacionados com a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde a pessoa sem a mínima habilitação legal; CONSIDERANDO que o aludido desempenho de Chefia de Serviço ou de Unidade de Enfermagem caracteriza em seu grau mais alto, as referidas atividades ligadas à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da Saúde. RESOLUÇÃO COFEN-302/2005 Baixa normas para ANOTAÇÃO da Responsabilidade Técnica de Enfermeiro(a), em virtude de Chefia de Serviço de Enfermagem,nos estabelecimento e Resolve: Marque a opção Correta.
		
	 
	Art. 121 ¿ O requerimento da Anotação de Responsabilidade Técnica deverá estar acompanhado das seguintes documentações: Denominação e endereço do estabelecimento prestador de Assistência de Enfermagem a que se refere a ANOTAÇÃO, bem como da respectiva instituição ou empresa proprietária, mantenedora ou conveniente;Nome do(a) Enfermeiro(a) e número de inscrição no COREN; Endereço residencial do(a) Enfermeiro(a), bem como indicação precisa de sua jornada de trabalho; Cópia do comprovante de recolhimento, pelo enfermeiro(a), do valor da anuidade correspondente ao exercício anterior, caso estivesse inscrito, na Autarquia.
	
	Art. 128 ¿ Todo estabelecimento onde existem atividades de Enfermagem, deve obrigatoriamente apresentar Certidão de Responsabilidade Técnica de Enfermagem, cuja anotação deverá ser requerida pelo profissional Enfermeiro.
	 
	Art. 1º ¿ A Anotação pelo COREN, da Responsabilidade Técnica do Enfermeiro pela gestão do Serviço de Enfermagem de todos estabelecimentos, onde houver atividade de enfermagem, passa a ser regida pela presente Resolução.
	
	Art. 3º ¿ As Instituições de Saúde, Públicas, particulares e Filantrópicas, não poderão requerer dispensa do recolhimento da taxa, referente à emissão da C.R.T.
	
	Art. 121 ¿ Todo estabelecimento onde existem atividades de Enfermagem, deve obrigatoriamente apresentar Certidão de Responsabilidade Técnica de Enfermagem, cuja anotação deverá ser requerida pelo profissional Enfermeiro.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 114276)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Gestante chega a maternidade no tempo de parir com 39 semanas de gestação. Ao chegar a Enfermeira do setor de triagem da maternidade, identifica que o parto está próximo de acontecer e interna a paciente, para isso ela faz o Laudo de enfermagem para Internação Hospitalar. Tomando como base a resolução do COFEN 233/99 que dispõe sobre a atuação do Enfermeiro na assistência a mulher no ciclo grávido puerperal responda:A Enfermeira pode fazer esse laudo de Enfermagem e autorizar a Internação Hospitalar? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, a enfermeira pode fazer o laudo de enfermagem se o parto evolui sem distocia e propria enfermeira podera autorizar a internação hospitalar da gestante.
	
Gabarito: Sim, de acordo com a resolução COFEN 233/99 a Enfermeira poderá emitir Laudo de Enfermagem para autorização de Internação Hospitalar.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 115401)
	Pontos: 1,1  / 1,5
	Chefe de um serviço de Enfermagem, precisa se afastar de suas atividades Poe 45 dias para fazer procedimento cirúrgico. Ao se afastar ela comunica a direção do hospital Pergunta-se: ela precisa comunicar ao COREN seu afastamento? Justifique.
		
	
Resposta: Sim ela tem que comunicar ao COREN o seu afastamento em um tempo habil de 15 dias, se ela não comunicar sofrera com punicao como um processo adminstrativo.
	
Gabarito: Sim é necessário comunicar ao COREN de sua região. A resolução do COFEN 302/2005. Determina que o responsável técnico por um sérico que se afastar por mais de 30 dias devera comunicar ao COREN sob pena de sofrer sanção administrativa.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 113233)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	ABEN é uma sociedade civil, sem fins lucrativos. É uma entidade de direito privado, de caráter cultural, científico e político, regida por um estatuto com prazo e vigência indeterminada. Nela se associam individual e obrigatoriamente enfermeiro (os), técnicos de enfermagem e demais profissionais como sócios efetivos, além de estudantes dos cursos de graduação em enfermagem como sócios especiais.
	
	O Conselho Federal e os Conselhos Regionais não são órgãos disciplinadores do exercício profissional de enfermeiros e das demais profissões compreendidas nos serviços de enfermagem.
	
	São funções do Sindicato: Representar legalmente a categoria;Defender o interesse da profissão;Lutar pelos direitos sociais e econômicos;Lutar pela valorização da força de trabalho da Enfermagem;Disciplinar e fiscalizar a profissão.
	
	A ABEN luta em defesa da classe, promovendo o desenvolvimento técnico, científico, cultural e político e por isso, a associação é obrigatória.
	 
	Os Conselhos (COREN E COFEN) são órgãos disciplinadores da profissão e de associação obrigatória.

Outros materiais