Buscar

JUSTIFICATIVA E PROBLEMA DE PESQUISA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
	DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
PROFESSOR: AYSLAN JORGE SANTOS DE ARAUJO
ALUNA: ODILANE DOS REIS RIBEIRO
	TEXTO CONTENDO A JUSTIFICATIVA E PROBLEMA DE PESQUISA
1 - JUSTIFICATIVA 
 Observando-se o contexto das sociedades atuais, fica registrado que a Educação a Distância é uma modalidade de educação que vem possibilitando formas diferentes de ver o mundo, de ensinar e aprender. Dentre os vários aspectos positivos no âmbito educacional ela proporciona, por exemplo, a democratização de oportunidades educacionais ao individuo no contexto social. Como o EAD é uma realidade inquestionável, ele tem suscitado discussões no ambiente acadêmico numa demonstração de que o tema desperta interesse. Não se percebe tantas restrições quanto a eficiência e a qualidade. Novos cursos são criados e difundidos tanto de graduação e até mesmo de pós-graduação. O EAD tem vivido um expressivo crescimento no Brasil nos anos recentes e com essa expansão aumentam os desafios relacionados à sua gestão. Entretanto, a expansão dessa modalidade de ensino não se reduz unicamente a novas formas de ensinar e aprender, ao instrumental da tecnologia ou a inserção das novas tecnologias no exercício do ensino-aprendizagem. Diante do avanço e crescimento do EAD hoje “é praticamente impossível conceber um programa de EAD de qualidade com custos baixos, especialmente o modelo on-line. É preciso investir em recursos humanos altamente capacitados, desde pessoal técnico aos tutores, bem como as plataformas virtuais (Eliana Santos e Solange Wechsler, PUC Campinas, 2009). Investir em recursos humanos é pensar em gestão não apenas educativa, mas também a gestão administrativa e a gestão estrutural. E por falar em gestão,” trata-se de um conceito aplicável a diferentes áreas do conhecimento e organizações e, conforme onde seja aplicada seguirá o modelo de gestão em que estará inserida. Posto isso, é possível auferir que nas modalidades de ensino distintas haverá especificidades na gestão, apesar de possuírem o mesmo objetivo final que é a excelência” (Fernanda silva Momo).
2 - PROBLEMA
 Considerando que a gestão administrativa apresenta-se como a base de uma gestão de EAD, podendo ser considerada “um ponto de referência institucional”; que a educação é uma prestação de serviço em que seu produto é subjetivo; considerando todos os prestadores e colaboradores desse serviço interessa-nos no âmbito da gestão de pessoas, enquanto objeto de estudo, sobre: A PARTICIPAÇÂO e ATUAÇÂO da força de trabalho feminino na gestão administrativa do curso EAD da Universidade Federal de Sergipe. 
3 – BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
ALVES, Carina. GESTÃO EM EAD: aspectos didático-pedagógicos e administrativos. Diretoria de Extensão e Pós-Graduação. Anhanguera Educacional, 2012. AMARAL, R. C. B. M.; MELLO, M. AMARAL, M. C.; ANNUNZIATA NETO, L. A Gestão.
ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.
 MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
MOMO, Fernanda da Silva; BEHR, Ariel. Afinal, qual o significado da Gestão da Educação a Distância (EAD)? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 12., Salvador, 2015. Anais... Salvador: ESUD, 2015.
 SÃO CRISTÓVÃO (SE)
 2017

Outros materiais