Buscar

Calçados

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Relatório Setorial
Industria de calçados 2017
Produção de Calçados
Estima-se que as empresas brasileiras de calçados produziram um total de 954 milhões de pares, entre 2015 e 2016, o que representa um crescimento de 1,3%.
As perspectivas para a produção (em pares) de calçados, em 2017, encontram-se entre uma queda de 0,4% (pessimista) e uma elevação de 1,1% (otimista). Em valor (R$), esta estimativa encontra-se entre 1,1% e 2,5%.
NÍVEL DE UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE
INSTALADA (NUCI)
O nível de utilização da capacidade instalada da indústria de calçados no Brasil está em processo de queda desde 2014, devido o desempenho da produção desta indústria que, entre 2014 e 2015, sofreu uma queda de 5,4%.
Em 2015 e 2016, houve um crescimento de 1,3%, porém não foi suficiente para elevar a utilização da capacidade instalada das empresas produtoras de calçados. Com isso, não é possível esperar, ainda, uma elevação nos investimentos desta indústria com o objetivo de ampliar seu potencial de produção.
SEGMENTAÇÃO DA PRODUÇÃO
No Nordeste o Ceará e a Paraíba, concentram 85% da produção de calçados do Nordeste. 
Na região Sul, o estado do Rio Grande do Sul, concentra-se 84% da produção da região.
O Nordeste deve um acréscimo de apenas 0,8% entre 2015 e 2016. abaixo do desempenho. Por outro lado, a região Sul apresentou um crescimento de 2,7%, praticamente, o dobro do crescimento da produção brasileira.
 A diferença entre os desempenhos das regiões Nordeste e Sul está na recuperação mais consistente da produção de calçados de couro voltada às exportações.
PRODUÇÃO POR POLOS CALÇADISTAS
Entende-se por polo calçadista as regiões onde há grande concentração de empresas produtoras, em locais próximos.
Para a seleção dos polos , foram considerados três critérios: (1) a contribuição da região à produção nacional; (2) a contribuição da produção do estado na produção da região; e (3) a dispersão da produção no interior do estado.
No Ceará, apesar da concentração de 15,4% no polo de Juazeiro do Norte, a representatividade de 84,6% da produção calçadista fora desse polo está localizada, principalmente, nos municípios de Horizonte e Sobral.
EMPREGO E ESTABELECIMENTOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?