Buscar

APOL FundamentosPsicologicosNOTA100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL 
1/5 Resposta C - Assim, a EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE é definida como um momento de equilíbrio nas trocas entre o sujeito e os meios físico e sociocultural. Esse equilíbrio é sempre instável, segundo Piaget, posto que sempre surgem novos desafios na interação entre o sujeito e o meio.” (p. 61)
2/5 Resposta D - II e IV apenas. Você acertou! A afirmativa II está correta: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (p. 128-129). Também a afirmativa IV está correta, pois, “Piaget questionava tanto as teses que afirmavam ser o conhecimento de origem inata quanto aquelas que acreditavam ser fruto de estimulações provenientes do mundo externo, como se o conhecimento fosse uma cópia direta da realidade. Para ele, só podemos conhecer por meio de interações no ambiente, num intercâmbio de trocas recíprocas sujeito—meio.” (p. 128 a 130). A afirmativa I é incorreta, pois “Na teoria piagetiana, o conceito de ADAPTAÇÃO ou EQUILÍBRIO é muito importante; segundo Davis e Oliveira (1994, p. 37), ‘é o alicerce da teoria de Piaget’.” (p. 128 a 135), assim como é incorreta a afirmativa III: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (p. 128 a 130).
3/5 Resposta A - ok
4/5 Resposta A - Interacionista. Você acertou! “Wallon certamente construiu sua teoria baseando-se em um enfoque interacionista, que abarca a concepção de que todos os aspectos do desenvolvimento surgem na interação de predisposições genéticas — características da espécie — com a variedade de f atores ambientais. Em outras palavras, o desenvolvimento de uma criança, para Wallon, constitui -se no encontro das condições genéticas dela com suas condições de existência cotidiana, de uma determinada sociedade, cultura e época.” (p. 181 a 185).
5/5 Resposta D – ok 
De acordo com Cambi (1999), nesse período, a figura do pedagogo já era a de um 
acompanhante da criança, ou seja, de alguém que controlava e estimulava as 
experiências dela. Era a figura que promovia transformações e que enfatizava, no 
mundo mediterrâneo, as experiências dos “mestres de verdade” — diretores da vida 
espiritual e mestres de almas (basta nos lembrarmos de Sócrates). Assim, os 
pedagogos eram protagonistas da formação juvenil, a qual se enriquecia com as 
experiências dos profetas hebraicos — os educadores do povo e a voz educativa de 
Deus. (p. 34).

Outros materiais