Buscar

PROVA FINAL ECONOMIA OBJETIVA REPOSIÇÃO 15/12/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO FINAL (Avaliação objetiva – individual sem consulta) - Reposição
Economia – 15/12/2017
1-A contabilidade social fornece um conjunto de técnicas que permite mensurar o desempenho econômico de um país. Dentre os agregados macroeconômicos medidos pela contabilidade social está o Produto Interno Bruto (PIB). Sobre o PIB, analise as sentenças a seguir:
I-O PIB leva em consideração o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia, independentemente do território econômico em que os recursos foram gerados.
II-Na contabilização do PIB, considera-se o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de um território econômico de um país, porém desconsidera a produção realizada pelas empresas multinacionais.
III-Ao se contabilizar o PIB, considera-se o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro de um território econômico de um país, independente da nacionalidade dos donos das empresas.
2-Com o lançamento do livro ´´A riqueza das Nações``, no ano 1779, e das ideias de Adam Smith começaram a se desenvolver as bases teóricas e práticas do sistema econômico capitalista, que possui alguns elementos fundamentais. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Confiança no Liberalismo Econômico.
II-Harmonia de interesses.
III-Noção de interligação da ordem natural.
IV-Trabalho como fonte de valor.
( ) Diz respeito à crença de que quando os indivíduos buscam seus interesses particulares, estão servindo aos interesses de toda a sociedade.
( ) As atividades econômicas vão acontecendo segundo uma ordem natural e dinâmica, possuindo como regulador a livre concorrência e a lei de oferta e da demanda.
( ) Perspectiva que vê a Economia como um todo interligação a partir de leis naturais.
( ) A partir desta visão, a fonte da riqueza não estava apenas na terra, mas na agricultura e na indústria.
3-Nas economias planificadas, ou centralizadas, o comando da economia acontece por meio da atuação exclusiva do Estado. Já nas economias de mercado, as leis da oferta e da demanda são as responsáveis pela condução do economia (com apoio do Estado). O nível de preços (inflação), por exemplo, é resultado das leis do mercado, nas economias de mercado. A inflação é um fenômeno que afeta todos os indivíduos, resultando na perda do poder de compra dos indivíduos. Sobre este problema, assinale a alternativa CORRRETA que demonstra uma situação de inflação:
( ) A elevação de preços de dois produtos da cesta básica.
( ) Um aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços de uma economia.
( ) O aumento do preço de um produto, devido à sua sazonalidade.
( ) Um aumento esporádico do preço de uma mercadoria específica, por conta de escassez isolada desta.
4-A política economia é um conjunto de ações do governo, visando atingir fins econômicos de curto ou longo prazo. As políticas de curto prazo são: Fiscal, Monetária, Cambial, Comercial e de Rendas. Sobre essas políticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Política Fiscal compreende a Política de Gastos Públicos, visando ao controle dos gastos do governo. Do outro lado, a Política Tributária implica a arrecadação de impostos.
( ) A Política Monetária serve para o controle da inflação e o desemprego, através da quantidade de dinheiro em circulação.
( ) A Política Cambial visa estabelecer o valor da moeda nacional em relação às estrangeiras.
( ) A Política de Rendas visa interferir nos preços e salários praticados no mercado, tendo como objetivo atender aos interesses sociais.
5-O Balanço de Pagamentos é uma ferramenta contábil que serve para classificar e registrar todas as transações econômicas e financeiras de um país com o resto do mundo. Sobre o BP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Entre essas contas, temos a Balança Comercial e a Balança de Serviços.
( ) Uma dessas contas é a Balança Comercial, que mede os ingressos e as saídas de dólares do país, decorrentes das exportações e importações.
( ) A Balança de Serviços mede somente a entrada de dólares, decorrentes das importações e exportações de serviços.
( ) No comércio internacional, se um país está gastando menos dólares do que ele arrecada, isso gerar um saldo negativo na Balança Comercial.
6-A economia é uma ciência social que procura, principalmente, relacionar a produção relativa dos bens e serviços escassos para satisfazer as necessidades da sociedade. Assim, ela é conceituada como a Ciência da Escassez. Sobre as necessidades humanas, podemos considerá-las como:
( ) limitadas, pois elas se renovam com o tempo, e o ser humano sempre busca melhorar e sua condição material.
( ) Limitadas, pois os seres humanos sempre chegam a um nível de saciedade além do qual eles não consomem mais.
( ) Ilimitadas, pois os gastos com consumo podem crescer indefinidamente.
( ) Limitadas e exclusivamente materiais e podem ser plenamente atendidas pelo sistema produtivo, desde que ele esteja bem organizado.
7-A inflação é um problema macroeconômico que atinge a todos. Podemos defini-la como um aumento contínuo e generalizado do nível geral de preços. Analisando este fenômeno, podemos distinguir alguns tipos de inflação, dentre eles a inflação de demanda. Para combater estes tipos de inflação, o governo utiliza alguns mecanismos, como maneira de intervir na economia. Sobre os mecanismos de combate à inflação de demanda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O objetivo principal é reduzir a demanda agregada. Sendo assim, o governo deve utilizar mecanismos de política fiscal e monetária expansiva.
( ) Entre as maneiras de combater este tipo de inflação está a redução do volume de moeda disponível na economia.
( ) Entre as maneiras de combater este tipo de inflação está o aumento da carga tributária e a redução dos gastos do governo.
( ) Entre as maneiras de combater este tipo de inflação está o aumento dos investimentos do Estado na economia, como forma de estimular a demanda agregada.
8- Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo.
II-Quanto mais flexível for a disponibilidade dois recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta.
III-O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço d demanda.
IV-O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores.
9- Os assuntos econômicos têm implicações no dia a dia das famílias, dos empregados, das empresas e de qualquer agente que atua no mercado econômico. Além disto, mesmo aqueles agentes pouco participativos, são impactados pelos, acontecimentos econômicos. Quanto à noção de Economia, analise as sentenças a seguir:
I-Administrar bem os recursos produtivos finitos, otimizando os gastos, desta maneira evitando desperdícios.
II-Desenvolver ações feitas pelos seres humanos, visando criar as condições materiais para se viver com luxo e sem preocupações. 
III-Mesmo pessoas desempregadas interagem nas atividades econômicas, pois a maior parte dos produtos são adquiridos no mercado.
IV-Estudar as diferentes formas pelas quais as sociedades se organizam para produzir, distribuir e consumir bens e serviços úteis à população. 
10- A teoria marginalista diz que o valor dos bens e serviços produzidos depende da sua utilidade e marginalidade, ou seja, quanto maior o valor agregado tiver um produto em relação a sua concorrência, maior poderá ser seu preço. Desta maneira, os empresários, para maximizarseus lucros, devem:
( ) Vender o máximo possível.
( ) Ampliar a distinção entre a Receita Marginal e o Custo Marginal.
( ) Aumentar ao máximo a Receita Marginal.
( ) Maximizar a diferença entre a Receita Total e o Custo Total.

Continue navegando