Buscar

portfolio criança feliz (2)

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
APLICATIVO DIVERTIDO REVOLUCIONA SALA INFANTIL
Nomes: Marines Fátima Aguiar RU 1065244 e Mônica Cristina de Grandis Oliveira RU 1074322
Polo: Pato Branco
Data 01/09/2017
 
https://www.inspiradospeloautismo.com.br/aplicativos-para-pessoas-com-autismo/ 
Ao longo dos anos a tecnologia vem evoluindo com grande rapidez e facilidade, preenchendo diversas lacunas deixadas por anos de uma sociedade sem acessibilidade para as crianças com deficiência. Um claro exemplo é a utilização de aplicativos para smartphones e tablets dentro de sala de aula, promovendo uma maior participação de crianças com diversas deficiências e incluindo-as em um calendário escolar programado junto ao da turma, dando-as autonomia para resolver diversas questões sobre as mais variadas matérias. 
Foi pensando nessa possibilidade de inclusão, que a professora Márcia, que leciona no Jardim III da escola Criança Feliz, resolveu implementar um aplicativo revolucionário no planejamento da matéria de português um aluno diagnosticado com autismo em sua turma. Márcia pretende dar mais autonomia ao aluno, visto que este precisa de atenção desde a chegada a escola, até ir ao banheiro, durante o lanche e por fim precisa de atenção para sair da escola. O aplicativo possuí a finalidade de ajudar a criança a aprender a escrever palavras e números que são desenhados no aparelho em formatos divertidos e com diversas texturas como creme de barbear, torta de abóbora, baunilha, etc. 
A tela inicial do aplicativo Desenhe e Aprenda a Escrever funciona como uma tela de pintura onde o aluno do jardim III desenhará as letras e números, e depois essas linhas desenhadas aparecerão próximas às letras padrões, fazendo um comparativo na tela. Assim, o aluno poderá ver o seu desenho com os modelos dispostos e aperfeiçoar sua forma de escrita. Outro recurso interessante é o aprimoramento que a criança pratica quando o aplicativo gentilmente a notifica de que a escrita está sendo feita fora do circuito estabelecido (dando assim nova chance de tentativa). Quando concluída a escrita – vale ressaltar que seja esta de número ou de uma letra – o aplicativo oferece um prêmio para motivar o aluno a continuar seu aprendizado. O aplicativo dispõe de vinte e oito planos de fundo, e diversas listas de conteúdo atuais dentre números, letras, histórias divertidas, conhecimentos gerais, etc.
 
 Um último recurso muito útil que Desenhe e Aprenda a Escrever traz em seu leque de funcionamento é a revisão. Quando uma atividade é concluída, o conteúdo feito é revisado automaticamente, dando ao aluno a oportunidade de reforçar visualmente seu aprendizado com os avisos dispostos pelo aplicativo. 
 Entretanto, apesar de prover acessibilidade, ainda é uma tecnologia que vem chegando lentamente às escolas. Sendo assim, possuí pontos negativos que podem prejudicar o aprendizado do aluno e seu convívio em sala de aula. Uma dessas desvantagens é a exclusão de materiais lúcidos como lápis de cor, folhas sulfite, giz de cera, tinta, estes que são essenciais no desenvolvimento e na diversão do aluno. Outra desvantagem é deixar a criança apresa a um aparelho eletrônico: altos são os índices de crianças que preferem cada vez mais os smartphones aos brinquedos, e por mais benéfico que o aplicativo possa ser dentro de sala de aula para um aluno autista, ele reforça o hábito de permanecer com o celular em mãos, tornando-se não um apoio, mas algo essencial. 
 Na Escola Criança Feliz, após ser abordada sobre esta questão, a professora Márcia garantiu que o aplicativo será usado apenas na aula de português – em alguns casos também matemáticos – para garantir que o aluno em questão atinja alguns objetivos como aprender as letras do alfabeto e os números de um a vinte. Ela garante ainda que continuará usando o aplicativo conforme a demanda da necessidade, vendo que pode trabalhar também a interpretação de texto com as histórias. Por fim, Márcia declarou que foi conversado com a coordenação sobre o uso do aplicativo em sala de aula, para que isso não acabasse por gerar revolta por parte dos outros alunos, que não podem usar o celular. 
 Desenhe e Aprenda a Escrever está disponível para download na plataforma IOS e pode ser usado também por outros professores de ensino infantil, assim como por pais que desejam reforçar um pouco a diversão com o aprendizado do filho em casa. Por mais que a tecnologia cause uma revolução que não cause concordância em todos, ela é realmente necessária para aumentar cada vez mais a inclusão de nossas crianças especiais.

Continue navegando