Buscar

Questões Prova Psicopatologia Geral II

Prévia do material em texto

Conecte o termo ao seu conceito correto:
1. Complexo de Castração
2. Complexo de Édipo
3. Protofantasias
4. Pulsão
5. Catexia
6. Neurose
7. Narcisismo
( ) O processo pelo qual a energia libidinal disponível na psique é vinculada ou investida na representação mental de uma pessoa, idéia ou coisa. 
( ) A expressão de conflitos infantis não resolvidos, isto é, é um modo de funcionamento psiquíco em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psiquíco que tem suas raizes na história infantil do individuo.
( ) O sentimento inconsciente de ameaça experimentado pela criança quando ela constata a diferença anatômica entre os sexos (presença ou ausência de pênis) e se centra na fantasia de amputação do pênis. 
( ) Um protetor do psiquismo e um integrador da imagem corporal, ele investe o corpo e lhe dá dimensões, proporções e a possibilidade de uma identidade, de um Eu. Ultrapassa o auto-erotismo e fornece a integração de uma figura positiva e diferenciada do outro.
( ) Um conceito situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o corpo.
( ) Conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais.
( ) Fantasias originárias que organizam a vida fantasmática, sejam quais forem as experiências pessoais dos individuos. São universais e constituem um patrimônio transmitido filogeneticamente.
Coloque V para sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) O ego não tem sob seu comando o movimento voluntário. Ele não tem tem a tarefa da autopreservação.
( ) O ego se esforça pelo prazer e busca evitar o desprazer. Um aumento de desprazer esperado e previsto é enfrentado por um sinal de ansiedade.
( ) O superego, ao longo do desenvolvimento de um individuo, recebe contribuições de sucessores e substitutos posteriores ao pais, tais como professores e modelos, na vida pública, de ideais sociais admirados.
( ) O id e o superego tem isso em comum: ambos representam influências do passado. O superego, a influência da hereidietariedade e o id, a influência, essencialmente, do que é retirado de outras pessoas.
( ) As forças que presumimos existir por trás das tensões causadas pelas necessidades do id são chamadas de instintos. Representam as exigências somáticas que são feitas a mente.
Assinale a alternativa correta:
( ) Os instintos podem mudar de objetivo (através do deslocamento) e também podem substituir-se mutuamente, a energia de um instinto transferindo-se para outro.
( ) Eros é o instinto destrutivo.
( ) Não há distinção entre os conceitos "sexual" e "genital". Os dois tem a ver com órgãos genitais.
( ) Originalmente já havia o ego. O bebê já nasce com ele.
( ) O primeiro objeto erótico de uma criança pode ser o seio da mãe, ou não. Vai depender de cada criança.
Assinale V para sentenças verdadeiras e F para sentenças falsas:
( ) a energia psíquica que direciona o indivíduo na busca de pensamentos e comportamentos prazerosos é denominada libido.
 ( ) O Complexo de Édipo envolve a relação mãe e filho apenas, mas não influencia as demais relações da criança.
( ) A instância da personalidade resultante da convergência do narcisismo e das identificações com os pais, com os seus substitutos e com os ideais coletivos é chamada de ego
( ) Um quadro de neurose pode significar um conflito entre o ego e o mundo externo, onde o sintoma seria a representaçã defensiva do ego contra o mundo externo.

Continue navegando