Buscar

A relação do problema mente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A relação do problema mente-corpo se levanta a partir de questões complexas, porém comuns como "de onde vem a consciência?" ou "qual a origem dos nossos pensamentos?"; questões como essas levam a outras perguntas ainda mais complexas, como se as nossas mentes devem sobreviver à morte do corpo ou se um computador poderia ser dotado de uma consciência. As respostas a essas perguntas podem ser tratadas de duas maneiras distintas: uma através dos pressupostos do dualismo e outra através do monismo. O problema levantou-se devido ao fato que os fenômenos mentais parecerem qualitativa e substancialmente diferentes dos corpos de onde parecem depende.
Existem teorias principais para a resolução do problema. O dualismo é a teoria que diz que a mente e o corpo são duas substâncias diferentes. O monismo é a teoria que diz que a mente e o corpo são, na realidade, uma única substância. Os monistas, também chamados materialistas ou fisicalistas, afirmam que ambas são matéria, e os monistas idealistas apoiam que ambas estão situadas na mente. Os monistas neutrais apoiam que ambas as substâncias são reduzíveis a uma terceira substância neutral.
Dualismo e monismos são duas escolas de pensamentos que tentam resolver este problema da relação entre corpo e mente. 
O Dualismo remonta a Plantão e Aristóteles, mas é reformulado por René Descartes no século XVII. Assim, vários dualistas argumentaram que mente é independente de qualquer substância existente, e alguns ainda sustentam que a mente é grupo de propriedades que emerge do cérebro sendo algo que não pode ser reduzido. 
O Monismo é a tese que sustenta que só existe um tipo de substância no universo . Essa é a posição da filosofia da mente que mantém a mente e o corpo , o qual não tem uma distinção ontológica. Esta visão foi defendida por Parmênides e desenvolvida por racionalistas. Os idealistas defendem que a mente é tudo o que existe e o mundo externo ou é mental, ou uma ilusão criada pela mente. Alguns monistas neutros aderem à posição de que existem outras substâncias neutras, e que igualmente filosofia e mente são propriedades destas substâncias desconhecidas.
Os filósofos da mente mais modernos adoram uma posição reducionista ou não-reducionista, defendendo de diferentes maneiras que a mente não é separada do corpo.

Continue navegando

Outros materiais