Buscar

RESUMO DO ARTIGO SOBRE DRYWALL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ – UNINOVAFAPI.
DISCIPLINA : TÓPICOS INTREGADORES
PROFESSOR: DAVID BRANDAO NUNES
CURSO : ENGENHARIA CIVIL /5º PERÍODO/NOITE 
RESUMO DO ARTIGO SOBRE DRY WALL
COMPONENTE:
LARISSA BIANCHINI
TERESINA - PI
16 DE FEVEREIRO DE 2017
RESUMO DO ARTIGO SOBRE DRY WALL
O sistema de parede e teto Drywall que é uma expressão em inglês e significa “parede seca” em português, não utiliza argamassa para sua construção, como necessita nas construções de alvenaria. Uma parede de Drywall é constituída por chapas de gesso próprias para esse sistema, parafusadas em perfis de aço que formam a estrutura rígida. Como elas são ocas, as instalações, como fiação elétrica, sistemas hidráulicos, de telefonia e outras que compõe a infraestrutura de funcionamento do ambiente, passam pelo seu interior. Porém é necessário e importante que estas instalações estejam todas no projeto.
As chapas de Drywall podem ser utilizadas para dividir ambientes internos, e são amplamente utilizadas como revestimento e forro. Elas possuem três cores que diferenciam o seu uso, brancas são para ambientes internos secos é a variedade mais básica; as verdes possui silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso para o uso em áreas úmidas, como banheiro, cozinha e lavanderia; e a rosa que é mais resistente ao fogo por causa da presença de fibra de vidro na fórmula. 
As vantagens do Drywall são muitas, a principal é a rapidez na montagem, superfície plana e textura lisa, sem necessidade de camadas de regularização; construção a seco; adaptação aos diversos tipos de estrutura, como concreto, madeira e aço; bom desempenho térmico e acústico, principalmente quando associado ao uso de lã mineral; aumento de área útil, pois as paredes podem ser mais finas; e maior flexibilidade de layout; diminuição de resíduos. E por ser mais leve, diminui o consumo de concreto e aço, se tornando mais viável em alguns projetos.
Esse sistema também possui algumas desvantagens se comparado com construções de alvenaria, como, a necessidade de uma mão de obra qualificada, que se torna às vezes mais cara e mais difícil de encontrar; as placas de Drywall não podem ser utilizadas em ambiente externo, pois, o gesso não resiste a intempéries como a chuva, outra questão negativa, é o fato de haver necessidade de instalar um reforço de madeira onde há necessidades de fixação de móveis muito pesados.
Apesar de esse sistema ter chegado ao Brasil Há 49 anos, e ser amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa, aqui ainda há certo preconceito no uso desse sistema em construções residenciais, talvez por uma questão cultural. É utilizado mais em escritórios, salas comercias, e cinemas, pois quando não se tem pressa na entrega de imóveis, como, geralmente ocorre em residências, a preferência continua pela alvenaria, pois o custo depende e varia muito pelo tipo de construção, na maioria dos casos se torna equivalente a alvenaria.

Continue navegando