Buscar

4º Simulado Tecnologia da Construção

Prévia do material em texto

Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 27/10/2017 13:25:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503733954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As técnicas construtivas visam propiciar qualidade e durabilidade às construções. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
		
	
	Os blocos cerâmicos portantes são indicados para alvenarias de vedação, não dispensando o uso de vigas e pilares em concreto armado na estrutura do edifício.
	 
	A não-utilização de vergas e contravergas nas aberturas, ou a sua utilização deficiente, contribui para o surgimento de fissuras nas alvenarias.
	
	O sistema de impermeabilização pode ser rígido, como, por exemplo, a argamassa impermeabilizante, ou flexível, como a manta asfáltica, sendo o primeiro recomendado para lajes de cobertura e o segundo, para ralos.
	
	O encunhamento (aperto) deve ser feito tão logo a alvenaria seja concluída, antes que ocorra a retração da argamassa de assentamento.
	
	Durante a execução da alvenaria, é importante que os blocos estejam saturados de água, pois, quanto maior o teor de umidade, melhor será a aderência com a argamassa de assentamento e de revestimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503726803)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As coberturas são de fundamental importância nas construções, promovendo proteção à construção e a seus usuários contra as intempéries e aumentando o conforto ambiental. Com relação a coberturas, julgue os itens seguintes, justificando sempre que optar pelo FALSO.
		
	 
	A estrutura principal da cobertura precisa ser ancorada ao corpo da edificação e, para isso, pode ser empregada amarração com ferro de construção ou com chapa metálica.
	 
	A peroba-branca é uma madeira freqüentemente utilizada em estruturas de cobertura, caraterizada por ser medianamente áspera e por ter peso elevado, cerne castanho, textura média e superfície sem brilho.
	 
	A telha de fibrocimento utilizada em coberturas é fabricada pela mistura homogênea de cimento Portland e fibras de polipropileno, em dimensões padronizadas.
	 
	Em coberturas com estrutura de madeira, a mão-francesa é uma peça disposta de forma inclinada, com a finalidade de travar (contraventar) a estrutura.
	 
	As dimensões de seções transversais típicas de terças de madeira em coberturas são 1,0 cm × 2,0 cm.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503726837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a utilização de impermeabilização rígida, julgue a sua utilização nas opções abaixo, sempre justificando a sua decisão:
		
	 
	Caixas d'água, paredes em geral, alicerces e subsolos
	 
	Caixas d' água com fissuras e junções de tubulações
	 
	Áreas molhadas e floreiras
	 
	reservatórios elevados externos
	 
	Piscinas, poços de elevadores e áreas molhadas;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503726461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue os itens seguintes, relativos a materiais de proteção e acabamento de superfícies.
		
	 
	Aparelhar a base de uma superfície significa mudar as suas condições, visando aumentar a sua rugosidade.
	 
	Os esmaltes são obtidos a partir da mistura de pigmentos aos vernizes e lacas, resultando uma tinta caracterizada por formar uma película excepcionalmente lisa.E
	 
	O selador é uma solução química que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície.
	 
	Peças metálicas, após a limpeza, devem receber a seguinte seqüência de demãos: fundo antióxido, fundo mate, emassado e, finalmente, selador.E
	 
	Como emassado, fecham-se rachaduras e buracos menores que ficam na superfície e que só aparecem após a demão do selador.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503843442)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A única alternativa que NÃO REPRESENTA corretamente os benefícios que uma estratégia de planejamento e controle de obras bem feita pode proporcionar a uma construtora, é:
		
	
	A construtora que administra bem os seus ¿Dados de Entrada¿ consegue elaborar ¿Processos de Planejamento¿ mais eficientes e alinhados às suas políticas de negócios. Como consequência, na fase de ¿Elaboração de Planos¿ consegue estar mais consciente de sua realidade, de suas expectativas e do que esperar para o futuro. Assim sendo, elabora ações de planejamento mais eficientes e consistentes.
	
	Considerando que planejamento seja o ato de interferir na realidade, para passar de uma situação conhecida a uma situação desejada em um determinado intervalo de tempo conhecido, quanto mais se planejar mais chances tem uma construtora de atingir plenamente os seus objetivos traçados.
	 
	Se planejar é a ação de trazer para o presente uma situação futura, a construtora que bem se planeja consegue antecipar ameaças e aproveitar as oportunidades que o mercado lhe oferece.
	 
	Planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados, estipulando meios para possibilitar a sua realização. Assim sendo, a construtora que bem se planeja pode garantir o alcance de seus mais ousados objetivos.
	
	Com um planejamento bem feito, a empresa de construção pode tomar decisões hoje que afetarão o seu amanhã reduzindo consideravelmente, com isso, as incertezas enfrentadas. Ainda que nunca consiga eliminá-las por completo, a empresa pode delas se valer para buscar novos mercados, para mudar estratégias de divulgação, para lançar novos produtos, ou mesmo praticar políticas de relacionamento mais próximas com seus clientes.

Continue navegando