Buscar

AULA 03 OBJETIVOS DA CONTABILIDADE

Prévia do material em texto

Questões aula 03
1 - Considerando que uma empresa apura o resultado mensal, com base nos Princípios de Contabilidade, julgue os itens abaixo e assinale a opção que apresenta os que NÃO se ajustam ao princípio de competência:
Os salários da administração de janeiro, pagos em fevereiro, foram incorporados ao resultado de fevereiro.
Um contrato de seguro com cobertura de 12 meses, de janeiro a dezembro, foi apropriado integralmente como despesa do mês da contratação e pagamento.
Os salários e comissões de vendas de janeiro, pago em fevereiro, cujas vendas foram realizadas em janeiro, foram reconhecidos no resultado de janeiro.
a)I, II e III.
b)I e II, apenas. X
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)II apenas. 
2 - Observe a acertiva: “Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição.” Marque a opção que apresenta o conceito que define esta forma de mensuração de ativos.
Custo Amortizado.
Custo Corrente.
Valor Justo.
Valor Realizável.
Custo Histórico. X 
3 - O olhar para o futuro constrói os passos do presente. Quando pesquisadores dão eloquência a esta frase, estão se referindo: A UMA VIAGEM PARA A ERA DA TECNOLOGIA EM QUE AS NOVIDADES VÃO ACONTECENDO NUMA RAPIDEZ INENARRÁVEL.
4 - Assinale, entre as características apresentadas, aquela que NÃO está adequada ao elenco de aptidões do profissional de contabilidade para atuar no cenário atual.
a) ser autodidata
b) ser preparado para enfrentar desafios
c) estar habilitado para enfrentar desafios
d) possuir uma visão crítica das relações sociais X
e) ter conhecimento amplo das normas internacionais
5 - A finalidade da Contabilidade é: PERMITIR A SEUS USUÁRIOS A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES DE NATUREZA ECONÔMICA E FINANCEIRA A CERCA DA ENTIDADE.
6 - A finalidade mais importante da contabilidade é: AUXILIAR AS PESSOAS A TOMAREM DECISÕES.
7 - Uma das seguintes especializações relacionadas abaixo não são exercidas por um Contabilista. Assinale a opção que a indique:
a) análise das demonstrações financeiras
b) auditoria
c) corretagem X
d) controladoria
e) perícia
8 - Atualmente quem tem a informação mais rapidamente esta á frente no mercado globalizado e altamente competitivo. O profissional contábil deve fazer demonstrativos que sejam de utilidade no poder de decisão de uma organização. Cabe ao profissional contábil buscar ferramentas ágeis e úteis. Assinale a área adequada que um bom profissional de contabilidade poderá ocupar.
a) controladoria
b) auditoria interna
c) finanças
d) consultoria
e) todas as alternativas respondem a esta questão X
9 – O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades
10 - Observe as afirmações abaixo, baseadas nos textos de sua bibliografia:
A imagem da profissão contábil no Brasil ou em países subdesenvolvidos (ou em desenvolvimento) está muito aquém que nos países desenvolvidos.
A profissão contábil no Brasil encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gerencial e financeira, mas todas se direcionam para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa.
Com o surgimento da informática e do software, os meios mecanizados se tornaram obsoletos e foram prontamente descartados.
Estão corretas: TODAS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes