Buscar

queixa crime 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA CRIMINAL DE ...
	KARINA, nacionalidade..., profissão..., portadora da Cédula de Identidade nº..., Inscrita no Cadastro de Pessoa Física sob o nº..., residente e domiciliada na Rua..., bairro..., número..., cidade..., CEP...., vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por meio de seu advogado que ao final subscreve (instruído com poderes especiais nos termos do art. 44 do CP, conforme instrumento procuratório em anexo), com fulcro no artigo 100 § 3º do CP c/c art. 29 do CPP, oferecer
QUEIXA – CRIME
contra HEITOR, nacionalidade..., profissão..., portador da cédula de Identidade nº..., Inscrito no Cadastro de Pessoa Física sob o nº..., residente e domiciliado na Rua..., bairro..., número..., cidade..., CEP..., pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:
I- DOS FATOS 
 	Em 23 de março de 2016, Heitor, reincidente, atacou fisicamente a querelante, logo após ela sair da faculdade, no bairro de Casa Caiada. Segundo apurado no inquérito, inclusive por meio dos devidos exames periciais, ele desferiu contra ela socos e ponta pés, machucando-a nas pernas, e deixando-a incapacitada para atividades habituais por 45 dias. Finalizado o Inquérito Policial, os autos foram encaminhados ao MP, mas o órgão, a despeito da existência da justa causa, está inerte há 30 dias.
	Com base na inércia do MP em oferecer a denúncia, a querelante apresentou a devida queixa-crime com base no art. 29 do CPP e nos fundamentos posteriormente elencados.
II- DO DIREITO
a) DA AÇÃO PRIVADA SUBSIDIÁRIA DA PÚBLICA
	É inquestionável que o crime em tela, qual seja, de lesão corporal grave (art. 129 §1º), é de ação penal pública, sendo o órgão ministerial responsável por promovê-la. Contudo, excelência, o Parquet ficou inerte mais de 15 dias após o recebimento do Inquérito Policial, o que impõe a querelante o direito de perseguir com a ação para ver seus direitos sendo resguardados pelo Estado. Sendo assim, com base na inércia no Ministério Público, resta configurado o direito pela querelada de postular subsidiariamente perante o juízo competente, conforme dispõe o art. 29 do CPP.
b) DA LESÃO CORPORAL GRAVE
	Tendo em vista o que foi apurado no Inquérito Policial, resta claro que o acusado, ao atacar a vítima desferindo golpes de socos e ponta-pés, deixando-a incapacitada por mais de 30 dias, incidiu no delito de lesão corporal grave, tipificado no artigo 129, §1º do Código Penal, devendo, por isso, ser condenado quanto ao crime em comento. 
c) DA REINCIDÊNCIA
	É imprescindível ressaltar que o acusado é reincidente, pois já fora condenado por sentença transitada em julgado, incidindo a agravante disposta no art. 64, I do Código Penal, devendo ser condenado com a pena aumentada por esta.
d) DO DANO 
	Em razão das lesões corporais sofridas a querelante ficou sem exercer as atividades habituais por mais de 45 dias, de forma que assiste a ela o direito de ver ressarcido os danos que lhe foram causados. Desse modo, deverá ser condenado à reparação de danos conforme art. 387, IV do CPP.
III- DOS PEDIDOS
	Diante dos fatos e fundamentos expostos, requer que:
a) seja recebida a presente peça processual e a intimação do Ministério Público para conhecimento da presente ação;
b) citação do acusado para integrar a ação, exercendo o contraditório e ampla defesa;
c) a condenação do acusado nos termos do art. 129, §1º c/c art. 64, I, uma vez que o condenado é reincidente;
e) ouvida de testemunhas e produção de provas.
Termos em que,
Pede deferimento.
Local..., data...
Advogado OAB nº ...

Outros materiais