Buscar

AV Ética e Responsabilidade Social

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0488_AV_201702103846 » ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201702103846 - JULIANA DOS SANTOS FRAZÃO
	Professor:
	ARY MANOEL GAMA DA SILVA
	Turma: 9013/AC
	Nota da Prova: 9,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2017 09:20:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201702734147)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética e Conduta construído através de um amplo processo participativo, sintetiza o conjunto de princípios e normas observados ao longo da existência da organização e direciona a forma como a empresa estabelecerá a relação com os seus diversos públicos de interesse: dirigentes, empregados, clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade e sociedade em geral. Com base na assertiva apresentada, de que forma a ética se caracteriza como uma orientação segura na tomada de decisões no mundo organizacional ?
		
	
Resposta: A ética social e ética organizacional são insepáveis, ela é o conjuto de normas e valores que tem como objeto a moral. Ela guiará a organização a tomarem decisões corretas, com base se deve e como tomar essas decisões.
	
Gabarito: Resposta esperada: A ética pessoal e a ética empresarial são inseparáveis. A adoção de princípios éticos e de conduta por parte da empresa reflete sua identidade organizacional e caráter, orientando não apenas o teor das decisões (o que fazer), como também o processo para a tomada de decisão (como se deve fazer).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702684759)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil, o Balanço Social como o conhecemos hoje, voltado também para o público externo das empresas, nasceu quando o sociólogo Herbert de Souza, Betinho, então presidente do IBASE, lançou a campanha pela divulgação voluntária do Balanço Social (o IBASE foi a primeira organização não-governamental a publicar o próprio balanço). Enfatizando a relevância do Balanço Social, Betinho afirma: "O Balanço Social não tem donos, só beneficiários.". A proposta de um modelo simplificado de autoavaliação das práticas das organizações, deu frutos e ano após ano, mais empresas aderem a sua publicação. A publicação do balanço anual de Responsabilidade Social Empresarial (Balanço Social) é uma importante ferramenta que objetiva ajudar as organizações interessadas em promover um autodiagnóstico de sua postura ética e seu grau de responsabilidade social. De acordo com o texto acima, responda aos seguintes questionamentos em conformidade com o conteúdo apresentado: Disserte de forma, clara, objetiva e concisa, qual(is) foi(ram) o(s) embasamento(s), em conformidade com o conteúdo apresentado sobre o tema em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizados por Betinho, ao asseverar que o Balanço Social não tem donos, só beneficiários.
		
	
Resposta: O balanço social demonstra a responsabilidade social da empresa com toda sociedade. Ela é uma importante ferramenta e, vem sendo utilizado cada vez mais pelas organizações. O que é um avanço significativo, pois as organizações não terão sucesso, se não levarem em conta o meio-ambiente. É necessário adotar ações em suas atividades diárias com intuito de preservá-lo, sendo assim uma empresa socialmente responsável, motivando e incentivando todos os seus colaboradores a ter ações socialmente responsáveis também. Portanto, beneficia a todos, por isso a afirmação que o "Balanço social não tem donos..".
	
Gabarito: Resposta esperada: A afirmação de Betinho é baseada no fato de que a publicação do Balanço Social apresenta como principal objetivo, a ampliação do grau de confiança da sociedade na organização através de ações dirigidas em benefício de seus stakeholders (partes interessadas). Fundamentação baseada no conteúdo: Percebe-se com clareza que, no Brasil, o Balanço Social proposto tem como finalidade a prestação de informações sobre diversos aspectos da relação capital-trabalho das entidades, ou seja, um conjunto de informações, contábeis ou não, gerenciais, econômicas e sociais, que proporcionam um panorama dos aspectos relacionados à sociedade (SANTOS; FREIRE; MALO, 1998). Os beneficiários do Balanço Social: Dirigentes - informações úteis à tomada de decisões relativas aos programas sociais que a empresa desenvolve; Funcionários ¿ gera um grau mais elevado de comunicação interna e integração nas relações entre dirigentes e o corpo funcional; Fornecedores e Investidores - Informa como a empresa encara suas responsabilidades em relação aos recursos humanos e à natureza; Consumidores - Demonstra qual é a postura da empresa; Estado - Ajuda na identificação e na formulação de políticas públicas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702691472)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conceito de valor: ¿O valor de um homem é o preço que se paga para ter o poder.¿ foi sentenciado por qual autor?
		
	
	Protágoras.
	
	Lock.
	
	Platão.
	
	Kant.
	 
	Hobbes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702734510)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial. A assinale a alternativa correspondente a esta afirmação.
		
	 
	Integridade e Transparência
	
	Criatividade e Satisfação.
	
	Satisfação e Dedicação
	
	Transparência e Dedicação
	
	Integridade e Criatividade
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702813170)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é o tipo de caráter que apresenta modificação no organismo como conseqüência da própria atividade ou da influência do meio.?
		
	
	Caráter congênito;
	
	Caráter corporativo
	 
	Caráter Adquirido,
	
	Caráter hereditário
	
	Caráter Inato;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201702689422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	ENADE 2012 -"É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo. Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes. I. Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes, a uma vida digna, a oportunidades de realizar seus projetos, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. II. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. III. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual." É correto o que se afirma em:
		
	
	III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	 
	I, II e III
	
	I e II, apenas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201702803261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa Química F & A havia sido multada diversas vezes por não cumprir as exigências técnicas quanto aos níveis de gases tóxicos emitidos na atmosfera. Preocupada com a imagem negativa que havia produzido junto à comunidade local e sob risco de fechar as portas pela incidência em crime ambiental, os diretores da empresa resolveram adequar-se às normas ambientalmente corretas. Além disso, promoveram diversas ações junto à comunidade local, recuperando áreas degradadas pelos poluentes emitidos pela empresa e, ainda, iniciaram o patrocínio regular de projetos ambientais realizados poralunos da escola pública local. Após esse conjunto de ações, a empresa teve sua imagem reconstruída, recebeu do Conselho Nacional de Defesa Ambiental o "Selo Verde" como reconhecimento de práticas ambientalmente corretas. Seus produtos passaram a ser comercializados em todo o território nacional e a certificação ambiental serviu ainda como critério de escolha dos seus produtos por clientes preocupados com a questão ambiental, o que alavancou significativamente os negócios da empresa. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a análise do caso da empresa Química F & A.
		
	
	) Embora inicialmente preocupada com a questão ambiental, a empresa Química F & A deixou de ser socialmente responsável a partir do momento que se utilizou, de forma instrumental, das suas boas ações para alavancar seus negócios.
	 
	As organizações visam o lucro, mas isso não impede que os meios usados sejam socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis e, é por esse motivo, que as ações empreendidas pela empresa Química F & A são enquadradas no conceito de Responsabilidade Social.
	
	As ações da empresa Química F & A no que tangem a despoluição de áreas degradas se enquadram no conceito de sustentabilidade ambiental e apenas o patrocínio aos projetos escolares é que se enquadra no conceito de responsabilidade ambiental.
	
	Há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta não se enquadra no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente lucrativo.
	
	Não há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta se enquadra perfeitamente no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente sustentável.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201702743800)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando um recurso renovável deixa de ser renovável:
		
	 
	Quando a taxa de utilização supera a capacidade máxima de sustentação do sistema.
	
	Quando ficam disponíveis somente graças aos ciclos naturais.
	
	Quando o seu consumo é feito de forma consciente.
	
	Quando é explorado pelas empresas.
	
	Quando ocorre investimento em novas tecnologias.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201702139976)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A "decisão de participar mais diretamente das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce" . Este conceito está relacionado a:
		
	
	Gestão Social
	
	Balanço Social
	
	Sustentabilidade
	 
	Responsabilidade social;
	
	Gestão Ambiental;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201702679927)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Este certificado consiste em uma série de normas para orientação de formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais. É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho. O sistema de gestão proposto por tais normas pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade. Nesse caso, o texto refere-se ao certificado:
		
	 
	OHSAS
	
	ISO 14000
	
	NBR 16000
	
	AS 8000
	
	ISO 12000

Continue navegando

Outros materiais