Buscar

Processo Legislativo Federal M2 ILB

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à elaboração das leis ordinárias e complementares, é correto afirmar que:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. A iniciativa de uma proposição é privativa dos membros do Congresso Nacional.
b. O projeto de lei é proposição adequada para se criar uma nova lei. Correto
c. O Presidente da República somente participa da elaboração legislativa na fase final, quando sanciona ou veta a proposição.
d. A proposta de lei é a proposição adequada para se criar uma nova lei.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"b"
Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
Itens a: Os PLC podem ter origem em uma proposta de Deputado, de comissão da Câmara, do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal, de Tribunais Superiores, do Procurador-Geral da República, do Ministério Público ou, ainda, dos cidadãos. Enfim, os projetos de lei que vêm de fora do Poder Legislativo iniciam sua tramitação pela Câmara, vindo ao Senado para revisão. Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
Item c: Os PLC podem ter origem em uma proposta de Deputado, de comissão da Câmara, do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal, de Tribunais Superiores, do Procurador-Geral da República, do Ministério Público ou, ainda, dos cidadãos. Enfim, os projetos de lei que vêm de fora do Poder Legislativo iniciam sua tramitação pela Câmara, vindo ao Senado para revisão. Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
Item d: O termo adequado é “projeto” de lei e não “proposta de lei”. Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
A resposta correta é: O projeto de lei é proposição adequada para se criar uma nova lei..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os Projetos de Emenda à Constituição, analise as seguintes afirmações:
I) A iniciativa de proposta de Emendas Constitucionais deve ser: de um terço de Deputados, na Câmara OU de um terço de Senadores, no Senado OU do Presidente da República, na Câmara OU de mais da metade das Assembleias Legislativas das Unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela sua maioria relativa, no Senado ou na Câmara. 
II) A Proposta de Emenda Constitucional pode ser incluída na Ordem do Dia para cinco sessões deliberativas ordinárias consecutivas de discussão em primeiro turno. Durante esse período, poderão ser oferecidas emendas em plenário por qualquer Senador.
III) Para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional é necessário o quórum qualificado de 2/3 dos Senadores, em dois turnos.
IV) A matéria constante de PEC rejeitada poderá ser revista em nova proposta legislativa
Escolha uma das opções abaixo:
Escolha uma:
a. Apenas I e III são verdadeiras;
b. Apenas a I é verdadeira; Correto
c. Apenas a II é verdadeira;
d. Todas as alternativas são falsas;
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"b"
Item II: Decorrido o interstício, que, neste caso, é de cinco dias, a matéria pode ser incluída na Ordem do Dia para cinco sessões deliberativas ordinárias consecutivas de discussão em primeiro turno. Durante esse período, poderão ser oferecidas emendas em plenário também por, no mínimo, vinte e sete Senadores. Módulo 2 – Unidade 3 - Proposições Legislativas
Item III: A PEC será votada em primeiro turno e segundo turnos, sendo exigido, em ambos, o quórum qualificado de 3/5 de votos favoráveis (49 votos "sim"). Módulo 2 – Unidade 3 - Proposições Legislativas
Item IV:  A matéria constante de PEC rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. Módulo 2 – Unidade 3 - Proposições Legislativas
A resposta correta é: Apenas a I é verdadeira;.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as assertivas abaixo:
I)        Toda vez que o Congresso Nacional aprova um projeto de lei, ele deve ser encaminhado ao Presidente da República, nos termos do caput do art. 66 da Constituição, para sua manifestação.
II)      A promulgação de Lei, após aprovada pelo Poder Legislativo, é de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo.
III)    Os projetos de lei, de decreto legislativo, as propostas de emenda à Constituição que têm origem no Senado, uma vez aprovados, vão à Câmara dos Deputados para revisão.
IV)   Projeto de Resolução do Senado Federal não são submetidos à sanção do Presidente da República.
Escolha uma das opções abaixo:
Escolha uma:
a. Apenas I e III são verdadeiras;
b. Apenas a I é verdadeira;
c. Apenas a II é falsa; Correto
d. Todas as alternativas são falsas;
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"c"
Item II: Caso o Presidente da República não promulgue a lei, deverá enviá-la ao Presidente do Senado, que dispõe de quarenta e oito horas para promulgá-la; e, se este também não o fizer, o Vice-Presidente do Senado o fará.
A resposta correta é: Apenas a II é falsa;.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
É matéria disciplinada por meio de projeto de Resolução do Senado Federal:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. Alteração de dispositivos de Códigos legais.
b. Suspensão de ato do Poder Executivo.
c. Fixação dos limites  globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, DF e Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder público federal Correto
d. Autorização de referendo e convocação de plebiscito.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"c"
Item a: Os códigos são leis ordinárias e, como tais, são tratados por meio de projetos de lei que, uma vez aprovados em ambas as Casas, são enviados à sanção do Presidente da República. Módulo 2 – Unidade 2 - Proposições Legislativas
Item b: Trata-se de matéria que tramita na forma de Projeto de Decreto Legislativo. Módulo 2 – Unidade 2 - Proposições Legislativas
Item d: Trata=se de matéria que tramita na forma de Projeto de Decreto Legislativo. Módulo 2 – Unidade 2 - Proposições Legislativas
A resposta correta é: Fixação dos limites  globais e condições para as operações de crédito externo e interno da União, dos Estados, DF e Municípios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo poder público federal.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. Uma vez editada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União, a Presidência da Mesa do Congresso Nacional dispõe de 48 horas para publicar e distribuir os avulsos da proposição e para designar a Comissão Mista que irá emitir parecer sobre ela.
b. A Comissão, ao emitir seu parecer, falará sobre a relevância e urgência da Medida Provisória, cabendo ao Senado Federal dispor sobre seu mérito e sobre sua adequação financeira e orçamentária. Correto
c. A medida provisória tem vigência de 60 dias, sendo prorrogado esse prazo, pelo Presidente da Mesa do Congresso Nacional, por igual período, caso não tenha sido apreciada. Esses prazos não são contados durante o recesso parlamentar.
d. Além disso, é vedada também a edição de MP referente a matéria que deva ser objeto de lei complementar e de matéria que já tenha sido disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso, que esteja pendente de sanção ou veto.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"b"
Item B: A Comissão, ao emitir seu parecer, falará sobre a relevância e urgência da Medida Provisória, sobre seu mérito e sobre sua adequação financeira e orçamentária.
A resposta correta é: A Comissão, ao emitir seu parecer, falará sobre a relevância e urgência da Medida Provisória, cabendo ao Senado Federal dispor sobre seu mérito e sobre sua adequação financeira e orçamentária..
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Nos termos dos arts. 213 e seguintes do Regimento Interno, os itens abaixo são constituídos integralmente por proposições, exceto:
Escolha uma:
a. Projeto de lei complementar, projeto de lei
ordinária e parecer.
b. Projeto de resolução, projeto de ato da Mesa e emenda.
c. Proposta de emenda à Constituição, projeto de lei complementar e emenda. Correto
d. Proposta de emenda à Constituição, projeto de decreto legislativo e indicação.
e. Projeto de lei ordinária, requerimento e indicação.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"c"
Item C: Emendas são proposições secundárias que não têm vida própria, pois estão vinculadas a uma proposição principal. Por isso, seguem o rito, o quórum e o tipo de votação dessa proposição principal. 
A resposta correta é: Proposta de emenda à Constituição, projeto de lei complementar e emenda..
Questão 7
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
É matéria disciplinada por meio de projeto de decreto legislativo, exceto:
Escolha uma:
Escolha uma:
a. Sustação de ato do Poder Executivo que exorbitar do poder regulamentar.
b. Suspensão da execução de lei ou ato normativo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Correto
c. Apreciação de tratados, acordos ou atos internacionais.
d. Apreciação de concessões, permissões e autorizações de serviços de radiodifusão.
e. Autorização de referendo e convocação de plebiscito.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"b"
A CCJ apresenta projeto de resolução suspendendo, no todo ou em parte, lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, como conclusão de seu parecer a um Ofício sobre a matéria que foi enviada ao Senado pelo STF. Essa matéria tramita somente no Senado e tem caráter terminativo na CCJ.
A resposta correta é: Suspensão da execução de lei ou ato normativo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal..
Questão 8
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto ao quórum de aprovação das proposições legislativas, não é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Uma Medida Provisória precisa ser aprovada em turno único, por, no mínimo, 2/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o que, nesta Casa, significa pelo menos cinquenta e quatro Senadores. Correto
b. Para os projetos de lei ordinária, o quórum é de maioria simples de votos.
c. Para os projetos de lei complementar, o quórum é de maioria absoluta de votos.
d. Uma proposta de emenda à Constituição precisa ser aprovada em dois turnos, por, no mínimo, três quintos dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o que, nesta Casa, significa pelo menos quarenta e nove Senadores.
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"a"
A Comissão, ao emitir seu parecer, falará sobre a relevância e urgência da Medida Provisória, sobre seu mérito e sobre sua adequação financeira e orçamentária. Aprovado o parecer na Comissão, o processo será encaminhado à Câmara dos Deputados, que terá até o 28º dia da vigência da MP para deliberar.
Caso a Comissão não emita seu parecer até o 14º dia, o processo será mesmo assim encaminhado à Câmara. Nesse caso, o parecer será oferecido em Plenário, pelo relator ou pelo relator-revisor.
A matéria é deliberada em um só turno de discussão e votação, por maioria simples. Caso tenha sido aprovada, será remetida ao Senado, que terá até o 42º dia de vigência para deliberar. Se o Senado aprovar emendas, essas retornarão à Câmara, que disporá de 3 dias para apreciá-las.
A resposta correta é: Uma Medida Provisória precisa ser aprovada em turno único, por, no mínimo, 2/3 dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o que, nesta Casa, significa pelo menos cinquenta e quatro Senadores..
Questão 9
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os Projetos de Lei da Câmara, analise as seguintes afirmações:
I) Os Projetos de Lei da Câmara podem ter iniciativa de pessoas não eleitas para exercer funções políticas.
II) Após chegar no Senado, o Projeto de Lei da Câmara é, antes de mais nada, despachado para uma ou mais comissões, segundo as competências dessas, para serem analisados e receberem parecer.
III) As emendas ao Projeto devem ser apresentadas durante a Ordem do dia.
IV) Caso o Projeto de Lei da Câmara seja alterado no Senado, deverá voltar à Câmara para nova análise.
Escolha uma das opções abaixo:
Escolha uma:
a. Apenas I e III são verdadeiras;
b. Apenas II e III são verdadeiras;
c. Apenas a II é verdadeira;
d. Apenas a I e IV são verdadeiras Correto
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"d"
Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
Item II: Os PLC, ao chegarem no Senado, são lidos no Período do Expediente da sessão plenária, deliberativa (ordinária ou extraordinária) ou não deliberativa, e são despachados, pelo Presidente, para uma ou mais comissões, segundo as competências dessas, para serem analisados e receberem parecer. Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
Item III: Uma vez emitido o parecer da Comissão, o projeto é enviado à Mesa para leitura no Período do Expediente, quando é numerado e tem início o prazo de cinco dias úteis para recebimento de emendas. Módulo 2 – Unidade 1 - Proposições Legislativas
A resposta correta é: Apenas a I e IV são verdadeiras.
Questão 10
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Das opções abaixo, marque aquela que não indica possíveis destinos para uma proposição, após ser deliberada pelo Plenário:
Escolha uma:
a. Arquivo
b. Revisão de uma das Casas Legislativas;
c. sanção do Presidente de uma das Casas Legislativa; Correto
d. Promulgação
Feedback
Sua resposta está correta.
Resposta:"c"
Item c: A sanção cabe ao Presidente da República.
A resposta correta é: sanção do Presidente de uma das Casas Legislativa;.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando