Buscar

gestão publica participativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201605178719
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Muito embora a Constituição de 1988 adote em seus princípios a descentralização de algumas políticas públicas, tais como saúde e educação, a realidade, no entanto, demonstrou a dificuldade de colocar tal princípio em prática. Com efeito, o processo de participação institucionalizada por meio de Conselhos apresenta problemas, que exigem da sociedade muita criatividade para enfrentá-los. Entre tais problemas, podem ser citados todos os mencionados abaixo, exceto:
		
	 
	Independente de como ocorreu a formação dos Conselhos e o processo de discussão das suas competências, seu papel, sua composição, plano de ação e forma de escolha dos representantes da sociedade, os Conselhos tendem a espelhar a diversidade social, e os Conselheiros a agir com bastante autonomia frente às Instituições que os selecionaram.
	
	A idealização do papel dos Conselhos pode criar expectativas exageradas e conduzir a maiores frustrações sobre o seu verdadeiro papel.
	
	A atuação dos Conselhos, sem base na mobilização social, com a única preocupação de ocupar espaços, pode levar à reprodução de práticas clientelistas e burocráticas.
	
	A capacidade dos Conselhos Populares de alterar a destinação dos recursos públicos destinados às políticas sociais é relativamente limitada, uma vez que a maior parte das Políticas Públicas tende a ser decidida no centro do sistema, ou seja, pela União e não pelos Estados e Municípios, que possuem um papel mais voltado para a execução do que para a formulação de novas políticas.
	
	A problemática a ser enfrentada pelos Conselhos e pela sociedade civil organizada é por demais complexa e requer maior qualificação para a participação dos Conselheiros nas diversas Políticas Públicas, notadamente aquelas na área social.
	
	 
	Ref.: 201605237693
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Nos municípios brasileiros, principalmente nos pequenos e médios, predomina a prática da gestão segmentada, sem controle social e com limitações da capacidade das suas estruturas institucionais. Estes fatos denotam o que?
		
	
	Insuficiência de informações gerenciais.
	 
	Deficiências no planejamento e gerenciamento dos recursos.
	
	Falta de técnicos.
	
	Dependências dos recursos da União.
	
	Incapacidade dos eleitores em votar em bons gestores.
	
	 
	Ref.: 201605270153
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Os atos administrativos, como manifestação do poder público, possuem atributos que lhes conferem características peculiares. Marque a alternativa correta quanto aos atributos dos atos administrativos. I. Esse atributo do ato administrativo decorre do princípio da legalidade que informa toda atividade da Administração Pública. II. É um atributo próprio dos atos administrativos normativos, ordinatórios, punitivos que impõe a coercibilidade para o seu cumprimento ou execução. III. Este atributo é mais específico, próprio, se exterioriza com maior frequência nos atos decorrentes do poder de polícia, em que se determina a interdição de atividades, demolição de prédios, apreensão e destruição de produtos deteriorados.
		
	
	Legal, Coercitivo e Enunciativos, respectivamente.
	
	Presunção de legitimidade, autoexecutoriedade e Imperatividade, respectivamente.
	 
	Presunção de legitimidade, Imperatividade e autoexecutoriedade, respectivamente.
	
	Imperatividade, legalidade e coercibilidade, respectivamente
	
	Ordinatórios, Coercitivos e Executórios, respectivamente.
	
	 
	Ref.: 201605270002
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Francisco Malandrino, prefeito de determinado município após derrotado no pleito municipal, às vésperas do encerramento do mandato, agindo conforme a lei, congela os impostos municipais com objetivo de reduzir as receitas, dificultando a administração seguinte. Diante do exposto, podemos afirmar que Francisco Malandrino faltou com a inobservância de qual princípio?
		
	
	Da presunção de legitimidade.
	
	Prudência.
	 
	Da moralidade.
	
	Da finalidade.
	
	Da eficiência e da continuidade.
	
	 
	Ref.: 201605179247
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	À medida que a urbanização se intensifica, o modo de viver e de consumir de cada grupo ou classe social gera repercussões na forma de apropriação do espaço urbano. Sobre essas repercussões é correto afirmar que:
		
	
	Em um ambiente urbano ecologicamente equilibrado, tanto as populações pobres como as economicamente privilegiadas vivenciam acesso a moradia de qualidade, o uso sustentável de seus recursos naturais e a redução da poluição a níveis considerados aceitáveis.
	
	O mercado imobiliário atual, ao transformar a ocupação domiciliar em um produto, uma mercadoria, beneficia tanto as classes economicamente privilegiadas como as menos favorecidas, através do acesso às áreas de melhor localização que, geralmente, são dotadas de serviços de esgotos e água potável.
	 
	O aumento da procura por espaços para habitação, em áreas de proteção ambiental, pelas populações pobres em cidades de países periféricos, gera a disseminação de ocupações irregulares com a intensa degradação desse meio ambiente.
	
	As contradições urbanas fizeram surgir, sobretudo nos grandes aglomerados, uma cidade formal e outra informal que pouco se diferenciam na organização espacial. Porém a precariedade do saneamento básico é um dos itens que as tornam diferentes.
	
	As desigualdades espaciais que ocorrem nas cidades denunciam que as populações pobres têm sido submetidas a processos de segregação voluntária, uma vez que são induzidas a deslocamentos para áreas nobres, tendo como consequência a proliferação de doenças endêmicas.
	
	 
	Ref.: 201605270240
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O crescimento precipitado das cidades em decorrência do acelerado desenvolvimento tecnológico da segunda metade do século XX produziu um espaço urbano cada vez mais fragmentado, caracterizado pelas desigualdades e segregação espacial, subemprego e submoradia, violência urbana e graves problemas ambientais. Sobre os problemas socioambientais nos espaços urbano-industriais é correto afirmar que:
		
	
	a violência urbana, problema agravado nos últimos anos, está associada à má distribuição de renda, à livre comercialização de armas de fogo e à cultura armamentista existente na maioria dos países europeus.
	
	as ações antrópicas, em particular, as atividades ligadas ao desenvolvimento industrial e urbano têm comprometido a qualidade das águas superficiais, sem contudo, alcançar os depósitos subterrâneos.
	 
	os resíduos domésticos e industriais aliados aos numerosos espaços marginalizados, problemas de transportes, poluição da água e do solo, bem como os conflitos sociais são grandes desafios das cidades na atualidade.
	
	os conflitos sociais existentes no espaço urbano mundial estão associados à ampliação de políticas públicas para melhoria de infraestrutura que provocou o deslocamento de milhões de pessoas do campo para a cidade.
	
	a chuva ácida ocorrida nos países ricos industrializados apresenta como consequências, a destruição da cobertura vegetal, alteração das águas, embora favoreça a fertilização dos solos agricultáveis.
	
	 
	Ref.: 201605178646
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A gestão por competências propõe-se a: I. Gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. II. Melhorar satisfatoriamente o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação. III. Constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências. IV. Mapear e registrar o conhecimento crítico. É correto o que consta APENAS em:I e II.
	
	III e IV.
	 
	I e III.
	
	II.
	
	IV.
	
	 
	Ref.: 201605270164
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes, e para as relativas aos programas de duração continuada. São objetivos do plano plurianual, EXCETO:
		
	
	Dar transparência à aplicação de recursos e aos resultados obtidos.
	
	A Identificação dos órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais.
	
	Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.
	
	Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.
	 
	Vetar parcerias com entidades públicas e privadas.

Outros materiais