Buscar

INFORMATICA APLICADA A EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308597737)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando elaboramos projetos utilizando computadores como ferramenta proporcionamos ao professor uma excelente estratégia de ensino. Assim, o professor elabora o seu projeto ou plano de aula e, nele aplica suas estratégias. Dessa forma, surge uma oportunidade para a discussão de idéias e troca de experiências com outrosprofessores. Quando o professor seleciona estratégias, utilizando os meios tecnológicos, deve ter a preocupar em:
I- Planejar atividades pedagógicas com o apoio da informática, proporcionando ao professor maior capacidade de criação e disponibilidade de tempo.
II - Utilizar apenas os recursos tecnológicos atuais, pois apenas estes tornarão as atividades pedagógicas mais dinâmicas e participativas por parte dos alunos.
III- Elaborar os projetos de informática e criar estratégias educacionais a partir das seguintes etapas: Elaboração do plano de aula; Elaborar um diagnóstico tecnológico da escola, do professor e do aluno; Capacitação de docentes;Conhecimento e pesquisa de recursos (softwares).
Analise as frases acima, após assinale a opção correta.
		
	
	Apenas a III é verdadeira
	
	Todas estão corretas
	 
	Apenas a II é falsa
	
	Todas são falsas
	 
	Apenas a I é correta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308468751)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. A definição acima se aplica ao conceito de:
		
	
	Internet.
	 
	Software livre.
	
	Software educacional
	
	Arquivo aberto (open archives)
	
	Plataforma de aprendizagem
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308458952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos considerar o programa de Apresentação Powerpoint como:
		
	
	Um Software que tem como principal finalidade a apresentação de imagem.
	
	Um software aplicativo, que tem como principal função apresentação de banco de dados.
	
	Programa executável, que elabora e cria sistema de gerenciamento de dados.
	
	Um aplicativo eletrônico de um Sistema Operacional.
	 
	Um software gráfico e como tal tem como principal finalidade auxiliar o usuário na montagem de uma apresentação e geração de slides.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308459010)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que o programa Editor de Texto pode ser um grande aliado do professor na elaboração de atividades diversificadas. Sobre este programa, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	É um software que permite criar documentos num computador.
	 
	É um programa para gerenciamento de banco de dados.
	
	É um aplicativo para criar facilmente documentos de negócio, como artigos ou relatórios.
	
	Fornece várias funcionalidades de ajuda para criar texto
	
	É um avançado aplicativo, que facilita a criação e refinamentos de textos pelos alunos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308524939)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Sistema Operacional é um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre o computador e o usuário. Assinale os aplicativos que pertencem a este Sistema.
		
	 
	Calculadora, Word Pad, Bloco de Notas
	
	Bloco de Notas, Windows 95, Word.
	
	Windows XP, Bloco de Notas, Windows Server 2003.
	
	Word Pad, Bloco de Notas, Windows Vista.
	
	Calculadora, Bloco de Notas, Windows Vista.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308477476)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito ¿sociedade em rede¿ é bastante utilizado em nossa sociedade contemporânea, e foi apresentado em nossas aulas pelos textos de Ladislau Dowbor. Se você tivesse que inserir tão conceito no cotidiano de uma escola onde fosse Gestor(a), seria importante lembrar que:
		
	
	É conceito exclusivo da informática e apenas neste ambiente ¿ como nos laboratório de informática ¿ deveria ser utilizado.
	 
	Embora receba ênfase a partir da informática, é característica da convivência humana em sociedade, pois são estabelecidas através de ¿relações em rede¿.
	
	Embora não seja conceito exclusivo das TICs, tem aí sua principal área de desenvolvimento; por isso, não deve ser inserido na escola.
	
	Por ser extremamente complexo, não deveria ser inserido na escola no âmbito do Ensino Fundamental, mas apenas no Ensino Médio.
	
	Por ser extremamente simples, deveria ser inserida na escola, apenas no Ensino Fundamental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308477532)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Supondo que você e sua Equipe Pedagógica pretendem levar seus alunos do Ensino Fundamental a uma primeira experiência com EAD, via ambientes virtuais. Para isso, vocês utilizam uma série de ferramentas disponíveis virtualmente; mas optam em começar mostrando como é possível aproveitar um formato de escrita virtual, onde é possível ocultar e mostrar inúmeras informações através de links. Estamos nos referindo ao(à):
		
	
	Chat
	
	Fórum.
	 
	Hipertexto.
	
	Impresso
	 
	Wiki.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308459029)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em uma escola urbana, inserida em uma Comunidade extremamente carente, foi implantado um sistema interno de rádio. Este, além de ser utilizado para as atividades acadêmicas, acabou atingindo locais próximos a escola, e informando a população local sobre eventos, notícias e até mesmo dicas de saúde e bem estar. Esta experiência pode ser entendida como sucesso no âmbito das TICs na escola porque:
		
	
	Provavelmente, há utilização de programas de informática a fim de buscar informações a serem anunciadas no rádio.
	
	Haverá notícias que poderão levar a Comunidade local a buscar mais informação, talvez comunicando-se até mesmo pela internet, em locais como Lan Houses.
	
	Os alunos terão condições de, com as informações obtidas, procurarem aprofundar-se em recurso tecnológicos mais sofisticados.
	 
	O rádio (áudio), como a TV (imagem), e a imprensa escrita, representa além de meio, também uma linguagem tecnológica.
	
	Não preocupar-se com as TICs no momento, valorizando o professor, mesmo que não haja possibilidade de sua inclusão digital.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308476845)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A que fatores podemos atrelar a resistência dos professores ao uso das novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente educativo?
		
	
Resposta: Muitos professores resistem as novas tecnologias devido a escola não ofercer as tecnologias necessarias para que ele possa usar, ou ate mesmo de não ter tempo disponivel para estar planejando uma aula diversificada devido a correria de uma escola para outra, ou ate mesmo porque estão desmotivados diante de uma baixa remuneração.
	
Gabarito:
Trata-se de uma mudança de cultura, mudanças de concepções, de um novo paradigma! Esta situação provoca instabilidade e muitas incertezas. Toda a formação dos professores tem sido feita em cima de certezas, de princípios estabelecidos para a preservação, para a conservação, na concepção de que um bom professor deve conhecer mais profundamente o que vai ensinar. É corrente afirmar-se que os professores estão mal preparados porque não dominam os conteúdos que ensinam. Muitos afirma que a formação recebida não lhes possibilitam dominar completamente os materiais pedagógicos e manejar bem as tecnologias de ensino. Ora, frente às tecnologias digitais, nunca se domina completamente o equipamento e muito menos se consegue um controle seguro sobre seus usuários, dadas as muitas mudanças das TICs. O professor se amedronta ante suas fragilidades no controle de mudanças imprevistas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308476851)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sempre que ouvimos sobre a Educação a Distância é comum o seguir comentário: os cursos a distância são mais fáceis para o aluno. Você concorda? Elabore argumentos para fundamentar a sua resposta.Resposta: Não concordo pois o curso a distancia mesmo que tenha uma serie de conteudos mais restritos do que a de um curso presencial, tenha horarios flexiveis,não o torna mais facil, pois a distancia o alumo tem que ser disciplinado com seu tempo de estudo,ele busca o conhecimento sozinho,não tem o professor ali frente a frente para tirar sua duvidas, e o aluno que faz o curso a distancia geralmente e porque ele não tem tempo disponivel para fazer um curso presencial, no entanto ele não tem tempo disponivel, tempo determinado para realizar seus estudos, o que acaba dificultando o aprendizado para este.
	
Gabarito:
Não. O Ensino a Distância exige muito mais do aluno, pois ele passa a ser o condutor de sua própria aprendizagem. Ele deve saber gerenciar bem seu tempo, ter disciplina e convicção de que quer e precisa aprender. Exige também mais do professor, pois não cabe improviso nessa modalidade de ensino. Todo o curso deve ser previamente preparado e produzido. Não é um ensino facilitário nem para alunos nem para professores.

Outros materiais