Buscar

AV 2014.1 Auditoria Contabil-Marilda

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0535_AV_ » AUDITORIA CONTÁBIL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno:  - MARILDA 
	Professor:
	JADIR MAGNO DOS MONTES
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 10/06/2014 20:54:28
	
	 1a Questão (Ref.: 201101150323)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Principal finalidade de uma auditoria contábil é:
		
	
	Apuração correta do lucro do exercício
	 
	Confirmação dos registros e demonstrações contábeis
	
	Elaboração de demonstrativos contábeis
	
	Elaboração e avaliação dos registros contábeis
	
	Conferência física dos elementos do ativo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101150368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o planejamento de auditoria é correto dizer que:
		
	
	É a fase em que participa, além da equipe de auditoria, toda a área de gestão e governança da entidade, em especial, a área responsável pela elaboração das demonstrações contábeis.
	
	É a fase inicial dos trabalhos e deve ser concluída antes que as equipes técnicas iniciem seus trabalhos e não deverá ser modificada.
	
	Consiste unicamente em definir as estratégias gerais e o plano de trabalho antes do início de qualquer atividade de avaliação e entendimento do negócio.
	 
	Não é uma fase isolada da auditoria, mas sim um processo contínuo e interativo, que muitas vezes começa logo após (ou em conexão com) a conclusão da auditoria anterior, continuando até a conclusão do trabalho de auditoria atual.
	
	Foca nos trabalhos iniciais de coleta de informações a respeito da entidade a ser auditada e não se preocupa com os processos internos da empresa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101155237)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O auditor, por meio de uma listagem de dividendos, confere a exatidão dos valores de pagamentos desses, com as respectivas autorizações dadas em atas de reuniões de diretoria ou de assembéias de acionistas. Esse procedimento chama-se:
		
	
	Inspeção
	
	Observação
	
	Investigação
	
	Circularização
	 
	Cálculo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101156866)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação à pessoa do auditor contábil externo, podese afirmar que: I. Deve ter formação em Contabilidade ou Administração e estar regularmente registrado nos órgãos fiscalizadores da profissão. II. Quando possuir parentes até terceiro grau, que ocupem cargo em empresa-cliente auditada, ficará impedido de atuar na empresa como auditor. III. O procedimento de segregação de funções permite que o processo seja desmembrado e realizado por mais de uma pessoa, mitigando o risco de ocorrência de fraudes ou erros. É correto o que se afirma APENAS em:
		
	
	I.
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	II.
	 
	III.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101156831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o que determina o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Equipe de trabalho são os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
	
	Recomenda-se, com vistas à manutenção da qualidade (independência), que seja efetuado o rodízio do sócio do trabalho após o período de três anos.
	
	No caso específico de trabalho de auditoria, o período de retenção seria normalmente de pelo menos quatro anos, a partir da data do relatório do auditor independente ou, se superior, da data do relatório do auditor independente do grupo. A documentação do trabalho é de propriedade da firma. A firma pode, a seu critério, disponibilizar partes ou trechos da documentação do trabalho aos clientes, desde que essa divulgação não prejudique a validade do trabalho realizado ou, no caso de trabalhos de asseguração, a independência da firma ou do seu pessoal.
	
	Pelo menos uma vez a cada seis meses, a firma deve obter confirmação por escrito do cumprimento de suas políticas e procedimentos sobre independência de todo o pessoal da firma, que precisa ser independente por exigências éticas relevantes.
	
	Pessoa externa qualificada é uma pessoa de dentro da firma com competência e habilidades que poderia atuar como sócio encarregado do trabalho.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101156827)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando os aspectos relacionados à auditoria independente, analise as seguintes afirmativas. I. A auditoria externa tem a responsabilidade de verificar os demonstrativos financeiros contábeis a fim de detectar se as informações que são apresentadas estão de acordo com a realidade da empresa, gerando uma relação de confiabilidade entre gestores e investidores. II. A Lei das S.As (Lei n.º 6.404/76, art. 177) determina que as demonstrações financeiras ou contábeis das companhias abertas serão obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários. III. A Lei n.º 11.638/2007 ampliou a obrigatoriedade de contratação de auditores independentes às sociedades de grande porte, que tenham, no exercício anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, ainda que não constituídas sob a forma de sociedades por ações. IV. Os auditores independentes utilizam de procedimentos técnicos, de acordo com as normas estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, para fornecer sua opinião sobre as demonstrações financeiras, assegurando a transparência e confiabilidade das informações divulgadas pelas organizações. V. A Lei n.º 11.638 estabelece que as demonstrações contábeis das sociedades de grande porte devem observar as disposições da Lei n.º 6.404, inclusive menciona a obrigatoriedade de auditoria independente por auditor registrado na Comissão de Valores Mobiliários. Verifica-se que:
		
	
	Apenas II, III, IV e V são verdadeiras
	 
	Todas são verdadeiras.
	
	Apenas I, II e V são verdadeiras.
	
	Apenas I, II, III e IV são verdadeiras.
	
	Apenas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101202304)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na gestão empresarial cabe à Administração da empresas estabelecer o sistema de controle interno e o respectivo acompanhamento de sua correta adoção por parte dos executores, como um todo, visando a adaptá-lo rapidamente a novas circunstâncias gerenciais, se necessário. Ao se dizer que os acessos aos ativos e aos registros contábeis devem ser realizados por indivíduos distintos, está sendo enunciado o princípio do controle interno do(a):
		
	
	responsabilidade.
	 
	segregação de funções.
	
	rotina interna.
	
	acesso aos ativos.
	
	confronto dos ativos com os registros.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101118186)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quanto a obrigatoriedade, cite características da Auditoria Contábil Independente e da Auditoria Interna:
		
	
Resposta: Auditoria contabil independente geralmente atende a exigencia legais determinadas por orgaos reguladores de atividades regulamentadas por credores, controladores e outros. Auditoria interna decorre de normas estatutarias ou administrativas.
	
Gabarito: A Auditoria Contábil Independente, geralmente, atende à exigências legais, determinadas por órgãos reguladores de atividades regulamentadas, por credores, controladores e outros. A Auditoria Interna decorre de normas estatutárias ou administrativas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101149904)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Diferencie Fraude de Erro:
		
	
Resposta: Erro: no caso uma nota fiscal de compras de material de escritorio que o funcionario havia guardado em sua gaveta para posterior registro e não foi lançada. Fraude: Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa o gerente, que tinha urgencia em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial,utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que ja havia recebido a mercadoria com as mesmas especificações e quantidade para atender a urgencia.
	
Gabarito: Fraude: Ato intencional por parte de um ou mais indivíduos dentre os membros administrativos, empregados com o propósito de prejudicar interesses de riqueza alheia Erro: Enganos não intencionais nas demonstrações contábeis
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101155245)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A empresa Empreendimentos S.A. atua no seguimento da construção civil exclusivamente na construção de agências bancárias. Nesse mercado a inadimplência é próxima de zero em decorrência do setor ser bastante forte. Com o objetivo de ampliar seus negócios, a empresa passou a atuar, no último ano, no seguimento de casas populares, em que o ganho é maior e o risco de inadimplência, também. O faturamento nesse primeiro ano representou 2% do total. A empresa deve divulgar essa informação por ser:
		
	
	neutra e não modificar a análise do usuário
	
	direcionadora para tomada de decisões a favor da empresa
	 
	material e permitir a avaliação do patrimônio líquido
	 
	relevante e afetar a avaliação de riscos e oportunidades
	
	essencial para o encerramento das demonstrações contábeis

Continue navegando