Buscar

CONTABILIDADE - ESCRITURAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE BÁSICA 
Professora: Rafaelle Maia
AULA 01 
CONCEITO DE CONTABILIDADE
 Contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio).
Em resumo, a Contabilidade abrange um conjunto de técnicas para controlar o patrimônio das organizações mediante a aplicação do seu grupo de princípios, técnicas, normas e procedimentos próprios, medindo, interpretando e informando os fatos contábeis aos donos das empresas.
 Todos as movimentações da contabilidade existentes no patrimônio são registradas pela contabilidade.
 Através dos relatórios são analisados os resultados alcançados e a partir daí são tomas as decisões 
 A Contabilidade é a responsável pela escrituração (registro em livros próprios) e apuração destes resultados e é só através dela que há condições para se apurar o lucro ou prejuízo em determinado período.
OBJETO DE ESTUDO
Tem-se por objeto de estudo o Patrimônio das entidades/empresas (pessoa jurídica) ou das pessoas (pessoa física). Este patrimônio é administrável e está sempre em constante mudança.
Trata-se na contabilidade a pessoa jurídica da entidade como distinta da pessoa física do proprietário.
O QUE É PESSOA FÍSICA? 
Pessoa física é todo ser humano enquanto indivíduo, do seu nascimento até a morte. Essa designação é um conceito jurídico e se refere especificamente ao indivíduo enquanto sujeito detentor de direitos e de deveres.
O QUE É PESSOA FÍSICA? 
O termo pessoa física (natural person, em inglês) costuma ser utilizado no direito e na legislação. Um exemplo em que o termo aparece é o Cadastro de Pessoas Físicas(CPF), que é o registro dos cidadãos para fins fiscais, feito pela Receita Federal.
O QUE É PESSOA JURÍDICA? 
Pessoa jurídica é um entidade formada por indivíduos e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres. O termo pode se referir a empresas, governos, organizações ou qualquer grupo criado com uma finalidade específica.
O QUE É PESSOA JURÍDICA? 
Ainda que seja formada por uma ou mais pessoas físicas, que são as responsáveis pela entidade criada, a pessoa jurídica (juridical person, em inglês) possui uma personalidade jurídica independente e diferenciada em relação a cada um de seus membros.
PESSOA JURÍDICA X PESSOA FÍSICA 
A diferença entre a pessoa física e a pessoa jurídica é que, enquanto o termo pessoa física se refere a um indivíduo concreto, a pessoa jurídica representa um sujeito abstrato. 
Em linhas gerais, a pessoa jurídica é uma entidade que reúne pessoas e patrimônio com uma finalidade, que pode ser prestar um serviço, produzir um bem ou vender um produto. São exemplos as empresas, as associações, as fundações, os partidos políticos, as igrejas, as administrações públicas, dentre outros.
QUANTO A FINALIDADE
Tem por finalidade registrar fatos e produzir informações que possibilitem ao dono do patrimônio o controle (certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados) e planejamento(decidir qual curso tomar para atingir com mais rapidez, eficiência e eficácia o objetivo proposto) de como agir no seu patrimônio.
METODOS DE ESCRITURAÇÃO
A palavra método vem do grego methodos (caminho) e se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. 
É o caminho pelo qual se atinge um objetivo. Método de Escrituração é o meio pelo qual procedemos ao registro de fatos contábeis.
Embora haja diversas maneiras diferentes de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem de dois métodos fundamentais: o método das Partidas Simples e o método das Partidas Dobradas.
PARTIDAS SIMPLES 
 Este método encontra-se em desuso por ser incompleto e deficiente.
 Registramos apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elementos do patrimônio e do resultado.
PARTIDAS SIMPLES 
 Todos os itens do patrimônio e do resultado como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc.
Nele, apenas uma das operações débito (D) ou crédito (C) é contabilizada.
MÉTODO PARTIDAS DOBRADAS 
 A teoria afirma que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos.
Este método reza que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
MÉTODO PARTIDAS DOBRADAS
Ou seja, não há devedor sem credor correspondente.
A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.
MÉTODO PARTIDAS DOBRADAS
Maneiras que podem ser lançadas:
1 conta débito + 1 conta crédito
1 conta débito + Várias contas crédito
Várias contas débito + 1 conta crédito
Várias contas débito + Várias contas crédito
MÉTODO PARTIDAS DOBRADAS
Sendo assim, seguem quatro verdades:
- Ativo = Passivo + PL
- Saldo devedor = Saldo credor
- Não há débito sem crédito. 
- Não há crédito sem débito.
EXEMPLO 01 
Se "X" tem um crédito de $200,00 contra "Y", é certo que "Y" tem um débito de $200,00 para com "X".
Em consequência do método das partidas dobradas, a soma dos saldos das contas do Ativo deve ser sempre idêntica à soma dos saldos das contas do Passivo e Patrimônio Líquido (no Balanço Patrimonial), de tal forma que, se esses dois saldos não "baterem no centavo", isso denuncia um erro de lançamento que precisa ser detectado e corrigido.
EXEMPLO 02 
A empresa XYZ possui $200.000,00 do item dinheiro no seu patrimônio. Em determinado momento, foi apurada a necessidade de comprar um veículo para uso da empresa no valor de $40.000,00. Realizada a compra, o item veículo aumentou em $40.000,00 e o item dinheiro foi diminuído nesse mesmo valor.
RESOLUÇÃO EXEMPLO 
A utilização das Partidas Dobradas permite que através de um único lançamento, as duas alterações sejam anotadas:
- Redução de $40.000,00 no dinheiro existente no patrimônio; e
- Aumento de $40.000,00 aplicados em aquisição de veículo.
Em termos contábeis: Debita-se a conta veículos (representando a aplicação de recurso) e credita-se a conta caixa (representando a origem dos recursos aplicados).
CARACTERISTICAS PARTIDAS DOBRADAS 
Para todo fato contábil haverá no mínimo dois lançamentos, um a débito e outro a crédito; 
Todas as aplicações de recursos (débito) necessitarão de uma origem de recursos (crédito); 
A soma dos débitos será sempre igual a dos créditos; Não há débito sem que haja crédito e vice-versa.
DÉBITO E CRÉDITO 
 A premissa básica das partidas dobradas é que para toda transação contábil há no mínimo dois registros (origens e aplicações). 
Tais registros são denominados Débito e Crédito e funcionam como as ações contábeis, uma vez que o ato de debitar e creditar altera o saldo das contas e, por conseguinte, gera as variações patrimoniais. 
Assim, debitar e creditar são os verbos da contabilidade. Todas as transações contábeis são registradas por meio desses dois verbos
ATIVO 
Ativo as contas representativas de aplicações de recursos, são debitadas. O débito está associado à ideia de aplicação de recursos, ou seja, a empresa aplicou seus recursos em bens ou direitos.
PASSIVO 
Passivo as contas representativas de origens de recursos, são creditadas. O crédito está associado à fonte dos recursos, ou seja, alguém é credor da empresa, tem algo a receber.
DESPESA 
Despesa as contas de despesa são debitadas, pois despesa significa um sacrifício financeiro (para a obtenção de receita), assim, houve o consumo de recursos.
RECEITA 
Receita as contas de receita são creditadas, pois receita significa ganho pela venda de produtos ou serviços.
RESUMO DAS MOVIMENTAÇÕES CONTABÉIS 
 
O Ativo é de natureza devedora, logo, os débitos o aumentam e os créditos o diminuem. Raciocínio similar é aplicado às contas de Despesas e Custos. 
O Passivo é de natureza credora, logo, os créditos o aumentam e os débitos
o diminuem. Raciocínio similar é aplicado às contas de Receita.
SALDOS DEVEDORES E CREDORES 
 As contas com saldos devedores são aquelas que intitulam os valores típicos de aplicação de recursos Ativo. •
As contas com saldos credores são aquelas que intitulam os valores típicos de origem de recursos Passivo e PL.
CONCEITO DE DÉBITO E CRÉDITO 
Débito representa aplicação de recursos.
Crédito representa origem de recursos
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Representação gráfica dos lançamentos de débito e crédito Uma forma de melhor visualizar os lançamentos contábeis é por meio dos Razonetes, também chamados de “conta T”, pois seu formato é igual à letra “T”, onde do lado esquerdo lança-se os valores a débito e do lado direito lança-se os valores a crédito.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando