Buscar

Trabalho Pronto – Orientação Profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nomes: Aline de Oliveira Mafas Turma: 6ºsemestre – Pedagogia (noturno)
Ângela Aparecida Freitas Cruvinel
Ana Carolina 
Carolina Filetto Bego
Gabriela Santos Chinaglia
Jéssica Kelly Trento
Marcela Bell de Oliveira
Trabalho – Orientação Profissional
 O questionário que se apresenta abaixo tem por objetivo facilitar o estudo para nossa avaliação A1 que ocorrerá na primeira semana de outubro. 
Também será utilizado como parte da nota A2, tendo portanto, o valor de 1,0. Deverá ser refletido e redigido em grupo ( entre 6 a 8 integrantes) e entregue na próxima aula, dia 30/9.
Aborde a diferença que sugere a terminologia Orientação Vocacional e Orientação Profissional de acordo com o que fora abordado no texto discutido em sala de aula. (Veja apostila confeccionada para as aulas e slides disponibilizados).								A Orientação Vocacional é algo inato, herdado no indivíduo, ou seja, quando o ser descobre o que realmente deseja exercer. Já em Orientação Profissional é quando o sujeito tem a chance de escolher sua posição social, mas esta não significa que é determinado naturalmente, apenas nos possibilita meios para buscar algo conveniente ao momento em que se encontra, não significando que ele goste.
 
O que podemos entender por ESCOLHA e DECISÃO?				A escolha é o momento onde são estabelecidos os critérios, algo abstrato, sendo um processo de ganhos e perdas, onde as influências do meio podem vir a interferir na mesma. A decisão é a implementação da escolha, é um fato, algo concreto, sendo este um processo interminado.
 
O adolescente é a clientela com maior demanda para Orientação Profissional. Como a Orientação Profissional se relaciona à adolescência? Como pode auxiliar o adolescente no seu processo de amadurecimento?	A Orientação Profissional auxilia e facilita a tomada de decisão do adolescente, agindo como mediador e facilitador, mas não tomando as decisões por ele. Como ele possui dificuldade em escolher e que sempre busca respostas para sua identidade, o auxilio virá através do orientador que mostrará ao adolescente que ele é capaz de tomar suas próprias decisões e que nem sempre elas serão bem sucedidas, não levando em conta o que a sociedade impõe. 
Elenque pelo menos cinco características importantes ao processo de adolescência tal qual vemos atualmente.						As características podem ser: os pais, a família, o ambiente, a cultura e a personalidade do jovem.
Existem alguns aspectos que se fazem importantes ao sujeito perante sua escolha ocupacional, como descreve Silvio Bock. Quais são esses aspectos?	Os aspectos importantes são as características profissionais, o caminho para se chegar à profissão escolhida, o grupo social que se está inserido e a história pessoal.
Quais temas são mais recorrentes no processo de Orientação profissional? Escolha pelo menos dois e fale sobre eles.						Os temas mais recorrentes é o autoconhecimento e conhecimento do outro, escolha e decisão, implantação da escolha, informação de carreira, inventários, testes, questionários, entre outros. O autoconhecimento abrange o entendimento do individuo sobre si mesmo e é a busca constante do autocontrole emocional e da autoestima, faz com que ele tenha controle sobre suas emoções, sendo estas positivas ou não e este controle pode evitar vários sentimentos, automaticamente isso irá melhorar a sua convivência e compreensão com o outro. 			A informação de carreira é um comportamento que permite ao sujeito adquirir informações sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia, visando abastecer o individuo de informações novas, complementares ou corretivas para a empreitada da escolha profissional, essa informação obtida ou procurada é influenciada pela percepção que tem de si e do ambiente.

Outros materiais