Buscar

Avaliando o aprendizado

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado – aulas 1 a 10
Economia Política
Aula 1
Como produzir?
A sociedade terá que escolher quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.
O quê e quanto produzir?
Dada à escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidade de produção, quais os produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. 
Pensando na Economia como ciência social, podemos defini-la como a ciência que analisa a maneira como as pessoas físicas e jurídicas (e a sociedade) escolhem o modo mais eficiente de empregar seus recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer suas necessidades da melhor maneira possível. Na essência, onde a Economia concentra basicamente a sua preocupação? Necessidades que são satisfeitas por produtos econômicos e por produtos elaborados pelo próprio homem.
Macroeconomia - É o ramo da ciência econômica que trata dos grandes agregados econômicos do país como a renda nacional, o produto interno bruto, a poupança do país etc.
A Curva de Possibilidade de Produção é um modelo onde está indicada a possibilidade máxima de produção de uma economia tendo por base dois fatores. Dessa forma podemos depreender que além da escassez, na economia haverá sempre a necessidade de se fazer escolhas.
O estudo da economia normalmente é dividido em quatro segmentos: microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico. Desta forma podemos afirmar:
I-A macroeconomia estuda os grandes agregados do país como Renda Nacional, Produto Interno Bruto, Poupança e etc.
II-A Microeconomia trata da formação dos preços de mercado considerando consumidores e produtores.
III-A Economia Internacional trata das relações econômicas com outros países, envolvendo exportações de bens., transações financeiras dentre outros.
IV-O Desenvolvimento Econômico preocupa-se com a melhoria do bem estar da população ao longo prazo.
Aula 2
A definição simples de fatores de produção nos diz que são os meios disponíveis para se gerar os produtos desejados.
Compreendemos como um dos fatores de deslocamentos da Fronteira de Possibilidade de produção - FPP, como sendo aumento ou redução da capacidade produtiva da economia.
Fatores de Produção - Terra, Capital, Capacidade Tecnológica, Capacidade Empresarial, Trabalho.
Em um sistema econômico, observa-se a geração de dois fluxos, são eles: real e monetário.
Aula 3
Os sistemas econômicos podem ser classificados em: Sistema Capitalista, ou economia de mercado. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema Socialista, ou economia centralizada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento.
A Economia passou por várias fases e ciclos econômicos onde o pensamento da escola clássica representada por Adam Smith (1776) tinha como base a não interferência do Estado na Economia. Adam Smith é um teórico clássico que defende o capitalismo, mas sem a interferência do Estado na Economia, onde a mesma se autorregula, em que o mercado dará a resposta no que se refere aos preços dos produtos.
Adam Smith é conhecido como "Pai da Economia", é considerado o mais importante clássico, pois, defendia a não intervenção do Estado na economia, pois o mercado se auto-regularia por uma mão-invisível onde as forças do mercado determinariam seu ponto de equilíbrio.
Há um consenso acadêmico de que a Economia adquire caráter científico e desponta como um ramo autônomo de conhecimento a partir dos economistas clássicos, tais como Adam Smith e David Ricardo.
O argumento de que a Economia sai do equilíbrio, mas retorna de volta, sem a necessidade de intervenção do governo, é o principal fundamento ideológico da Teoria Liberal – clássica.
Macroeconomia - estuda os grandes agregados econômicos do país como Renda Nacional, Despesa Nacional, Produto Interno Bruto, Poupança, Investimento.
Aula 4
A Microeconomia tem como objeto estudar os agentes econômicos individuais.
Consumidor - agente econômico que necessita de bens e serviços para satisfazer às suas necessidades.
O preço de equilíbrio é aquele que determina que a um determinado preço, quantidades demandadas e ofertadas são iguais.
Lei da Oferta - as quantidades ofertadas de um produto, por um período de tempo, serão maiores quanto maior for o seu preço, e vice versa, permanecendo constantes as demais variáveis. 
 Lei da procura - a quantidade de produtos consumidos, onde preços e quantidades de produtos consumidos são inversamente proporcionais , quando os preços aumentam o consumo diminui,quando os preços diminuem o consumo aumenta.
O que ocorrerá em um mercado competitivo, se o preço estiver abaixo do preço de equilíbrio? A oferta será menor do que a demanda e haverá uma pressão para que o preço aumente até o preço do ponto de equilíbrio.
Aula5
O monopólio puro ou natural ocorre quando as características do mercado exigem a instalação de grandes plantas produtivas, inviabilizando a concorrência.
As estruturas de mercado são definidas a partir de quatro variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; controle sobre os preços e existência ou não de barreiras à entrada de novas empresas. Em um mercado de Monopólio temos uma única grande empresa que controla a oferta e o preço do produto no mercado, com grandes barreiras a entrada de novas empresas.
Monopólio um mercado onde só existe um único produtor ou fornecedor de um bem ou serviço;
O mercado em concorrência perfeita os preços se aproximam do preço de equilíbrio.
No caso de tabelamento, o governo impede que um produto ou serviço seja negociado acima do nível de preço estabelecido.
Na concorrência pura ou de perfeita há um grande número de empresas vendedoras no mercado:
Mercado atomizado.
Elevado número de fornecedores.
Inexistência de barreiras na entrada.
Transparência de mercado.
Aula6
O aumento da taxa básica de juros (SELIC) faz parte da política monetária e tem como principal objetivo conter a pressão inflacionária.
A gestão da economia visa atender às necessidades de bens e serviços da sociedade e atingir determinados objetivos sociais e macroeconômicos, como pleno emprego, distribuição de riqueza, estabilidade de preços e crescimento econômico. Par tanto, o governo atua na economia por meio de políticas econômicas, sendo elas: Cambial, Monetária e Fiscal.
Após a crise de 2008, o fantasma do desemprego assombrou vários países da Europa, a título de exemplo, na Espanha este índice chegou a 26% da população economicamente ativa. Podemos afirmar que este problema é de natureza macroeconômica.
A política econômica do governo tem por objeto; o crescimento econômico que irá aumentar o nível da empregabilidade, a estabilidade econômica que irá manter os preços dos produtos e serviços estáveis e assim controlando a inflação, e a distribuição de renda que irá aumentar o poder aquisitivo da população. Para alcançar esses objetivos os três instrumentos de política econômica que o governo pode aplicar são: Política Fiscal, Política Monetária e Política Cambial.
Com relação às flutuações da economia: uma expansão da economia tende a reduzir o desemprego.
Quando o Banco Central atua em prol do controle e funcionamento da liquidez da economia realiza ações de Política Monetária.
Aula 7
Alguns Historiadores e Economistas relatam como os portugueses negociavam com os índios ao chegar no "Novo Continente". Este sistema de troca direta denomina-se escambo.
Para atender a função de instrumento ou meio de troca a moeda se apresenta atualmente nas seguintes formas Moedas metálicas, papel-moeda e moeda escritural ou bancária.
Para os Monetaristas uma das causas da inflação é o dinheiro em excesso no mercado.Para os Keynesianos seria o aumento de gastos do governo, que provocaria aumento da demanda (e também, salários e lucros). E para os estruturalistas, independe da quantidade de moeda.
Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Logo, podemos afirma que Inflação de custo é um processo inflacionário gerado pelo aumento dos custos de produção.
Como tipos de moeda podem classificar: moeda manual e moeda escritural ou bancária;
Aula 8
A taxa de redesconto se constitui num instrumento de política do Banco Central que está associada à política Monetária do Banco Central.
Para o governo chegar ao déficit nominal em seu pagamento deve ser acrescido o seguinte custo a ser pago além do déficit primário ou corrente. Além do déficit primário devem-se acrescer os juros da dívida pública, a correção monetária e a correção cambial.
Dentre os vários instrumentos de política monetária, temos as operações com mercado aberto, também conhecido como: open market. Consistem na compra e venda de títulos públicos ou obrigações do governo para regular a oferta monetária. Quando o governo deseja reduzir os meios de pagamento, por motivo de aumento da inflação, o Banco Central realiza a venda de títulos públicos ou obrigações do governo.
A dívida pública pode ser classificada segundo os conceitos "bruto" e "líquido". Tendo por base essa distinção: 
Quando o país aumenta a quantidade de dólares mantidos no exterior, a dívida líquida é reduzida. 
É possível que a dívida bruta cresça ao mesmo tempo em que a dívida líquida é reduzida.
Política fiscal - é caracterizada por representar o gerenciamento das receitas e despesas do governo.
A política fiscal representa um importante instrumento da macroeconomia. Refere-se ao controle e administração das contas públicas através da política tributária e de gastos.
Aula 9
A taxa de câmbio pode influenciar na economia nas transações comerciais externas.
Política Cambial é a determinação da taxa de câmbio do país, onde temos como regimes cambio fixo ou cambio flutuante/flexível.
Entende-se por regime cambial a forma como é determinada a taxa de cambio de uma economia. Quando a taxa de câmbio é fixada pelo mercado, estamos diante do regime cambial flutuante.
Uma valorização da taxa de câmbio tem por consequência no balanço de pagamento o seguinte efeito sobre a balança comercial diminui as exportações.
Como regimes cambiais têm as modalidades que são: fixo ou flutuante.
Pode-se definir política cambial como: um conjunto de medida governamentais visando influenciar o comportamento da taxa de cambio.
Aula 10
A evolução quantitativa da produção de bens e serviços de uma determinada economia dividida pelo número de indivíduos que formam a população do país é chamada de Renda (ou produto) per capita.
A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
Crescimento e desenvolvimento econômico são dois conceitos diferentes, pois Crescimento econômico é o crescimento contínuo da renda per capita ao logo do tempo, já o desenvolvimento econômico é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a locação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.
Compreendemos por Crescimento Econômico aumento contínuo da renda ou PIB real per capita.
Índice de Gini - é o instrumento comumente utilizado para medir o grau de concentração de renda de um país.
A Globalização é um processo que se inicia no final do século XX (embora muitos historiadores afirmam que tal processo teve início desde as grandes navegações) e se dá pela integração econômica, social, cultural e política entre os países, intensificando cada vez mais a integração dos mercados, seja no comércio, transações financeiras, movimentos de capital e investimento e outros movimentos. Esse processo tem levado à criação de blocos econômicos a fim de intensificar as relações econômicas entre os países membros. Dentre esses blocos se encontra o MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) criado em 1991 que reúne alguns países da América do Sul. Sabemos que os países que constituíram sua formação original são: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Continue navegando