Buscar

Atividade N1 Psicologia

Prévia do material em texto

Aluna: Marisa da Guia Chaves
RA: 20176385
Disciplina: Psicologia
Professora: Daniela Conte
Atividade – N1
Questões
1. Como a inteligência emocional pode contribuir para a atuação do profissional em seu ambiente de trabalho?
Pode-se dizer que a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
 A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
2. Como podemos contribuir para a inserção dos portadores de necessidades especiais no mundo corporativo?
O primeiro passo para inserção de portadores de necessidades especiais no mundo corporativo se dará quando deixarmos o preconceito de lado e tratarmos essas pessoas como um ser humano normal. Todos temos as nossas limitações sejam elas físicas ou mentais, a única coisa que precisamos aprender é lidar com as limitações dos portadores de necessidades especiais e deixa-los a vontade no ambiente de trabalho.
3. O que é clima organizacional?
O clima organizacional está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão óbvia: clima bom -> colaboradores engajados -> valorização do trabalho -> que propicia um clima inovador -> vantagens competitivas -> geração de valor para o negócio.
É claro que um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio e quem inova são pessoas e não máquinas. A preocupação com o clima é tão importante que deve ser meta de qualquer gerente de pessoas (recursos humanos).
4. O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
5. Quais são as etapas do processo de recrutamento e seleção? 
Descreva cada uma delas.
O principal objetivo do processo de seleção é adequar o perfil dos candidatos às necessidades da empresa, buscando identificar a pessoa mais indicada para ocupar a vaga em aberto.
O processo de seleção pode ocorrer exclusivamente no Departamento de Recursos Humanos da empresa, ou pode contar com a participação dos gerentes ou supervisores do setor que dispõe das vagas para preenchimento.
De acordo com os objetivos e características das empresas, o processo seletivo pode 
ocorrer em diversas etapas. São elas:
• Testagem: dependendo do tipo de trabalho a ser desenvolvido, pode ser necessário submeter o candidato a alguns testes. Estes podem ter como objetivo identificar o nível de conhecimento da pessoa a respeito das rotinas de trabalho ou pode estar relacionado a aspectos mais estruturais, tais como o nível de inteligência e a estrutura e dinâmica da personalidade. Esses procedimentos ocorrem coletivamente, com tempo determinado e podem iniciar o processo de seleção. Dependendo do desempenho do indivíduo, ele poderá prosseguir ou não no processo seletivo. É útil lembrar que já foi definido previamente o perfil esperado para este candidato; o possível “insucesso” da pessoa na testagem se deve ao fato dela não corresponder a esse perfil previamente definido.
• Técnicas de simulação (dinâmicas de grupo): através deste recurso podem-se avaliar duas condições: como a pessoa lida com situações de pressão (competição, debate em grupo; criatividade, dentre outros) ou podem ser propostas situações comuns no exercício da função a ser preenchida, permitindo que o avaliador identifique de que maneira a pessoa realizaria o seu trabalho. Sabe-se da artificialidade deste contexto e questiona-se até que ponto se pode acreditar que o bom ou mau desempenho do candidato durante a dinâmica de grupo, é uma medida segura do seu potencial.
• Entrevistas: Geralmente esta é a etapa final do processo seletivo e pode ser realizada em dois momentos: a entrevista psicológica e a entrevista técnica. A entrevista psicológica deve ser desenvolvida por um profissional de Recursos Humanos e deve ter como objetivo, identificar algumas características pessoais do candidato, tais como: a segurança, a coerência, a conduta ética, a estabilidade, dentre outros. Já a entrevista técnica é desenvolvida pelo superior imediato do funcionário que será contratado e tem como objetivo, conhecer melhor os pré-requisitos e a experiência profissional que o candidato possui para exercer a atividade na função a ser ocupada.
6. Quais são as principais características atribuídas à função do líder? Explique.
A liderança eficaz consiste em fornecer aos colaboradores o que eles ainda não conseguiram suprir por si próprios. O líder deve ser antes de tudo um gestor de pessoas. Como tal, ele precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que ele deve servir de exemplo para as pessoas sob sua subordinação.
Entende-se que o líder consegue ver o mundo como ele é não como cada um gostaria que fosse. Seu papel o faz lidar com parâmetros do cotidiano, como fatos e números. Nesse ponto, ele age sem ilusões, vê os limites e tem relativa paciência para especulações. Um verdadeiro líder sabe quando deve passar liderança para outros que tenham melhores condições do que ele para solucionar eventuais problemas. Se ele fizer essa passagem, naturalmente a liderança lhe voltará às mãos tão logo aquele problema tenha resolvido.
7. Qual a diferença entre líder e chefe?
Liderar pessoas não é uma tarefa fácil, o exercício da liderança requer do líder autocontrole e senso de justiça para enfrentar situações ou dificuldades que virão.
O líder precisa ter a capacidade de amar as pessoas, analisar as situações com uma visão humanizada, respeitar as limitações de seus liderados e ter o desejo de contribuir com o crescimento dos mesmos.
Alguns lideres confundem seus papéis e ao invés de formarem pessoas querem simplesmente dar ordens a elas tornando-se chefe e não líder.
O chefe não se empenha em ajudar os seus liderados, sua principal meta é dar ordens para que o trabalho seja realizado, geralmente fazem questão de deixar bem claro para todos quem é que manda.
O chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois temem que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. O Chefe geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe.
8. Como prevenir transtornos emocionais no ambiente de trabalho?

Continue navegando