Buscar

0001 Tabela Periodica Atomo e Radioatividade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
2
3
4
5
7
	O deutério é um dos isótopos estáveis do hidrogênio, informalmente é simbolizado pela letra D. O núcleo do deutério é formado por 1 próton e 1 nêutron. A sua massa atômica é igual a 2. *Água pesada.
Dêuteron
9
Raios alfa (a). De natureza eletropositiva e identificados como feixes de núcleos de hélio, os raios alfa são altamente energéticos e emitidos pelos elementos radioativos a milhares de quilômetros por segundo. São também chamados partículas alfa. Apesar de seu elevado conteúdo energético, possuem baixa penetrabilidade e são facilmente detidos por folhas de papel, de alumínio e de outros metais.
Raios beta (b). Também chamados de partículas beta, de carga negativa (b+, elétrons) ou positiva (b- , pósitrons), os raios beta são identificados como partículas de alta energia expelidas pelos núcleos de átomos radioativos. Essas partículas não são constituintes do núcleo, mas surgem durante o decaimento beta, quando o núcleo emite elétrons (ou pósitrons) ou captura um elétron orbital para adquirir estabilidade. As partículas beta possuem menor energia que as alfa, mas apresentam maior poder de penetração, razão pela qual ultrapassam a barreira das lâminas metálicas finas usadas para deter as partículas alfa. Para isolar a radiação beta, é necessário usar lâminas muito mais espessas.
Raios gama (g). Eletricamente neutros e constituídos de radiação eletromagnética (fótons) de freqüência superior ao do espectro da luz visível e a dos raios X, os raios gama são emitidos quando os núcleos efetuam transições, por decaimento alfa, de estados excitados para os de energia mais baixa. Sua energia e capacidade de penetração dificultam a manipulação. A excessiva exposição dos tecidos vivos a esses raios ocasiona malformações nas células, que podem provocar efeitos irreversíveis.
Atualmente sabe-se que existem também radiações devidas a fissão espontânea do núcleo, que são observadas em núcleos pesados como os de urânio, plutônio e netúnio. Essa radiação ocorre devido à quebra espontânea do núcleo em dois núcleos mais leves, com liberação de nêutrons.
10
11
Meia-vida (t1/2): tempo necessário para que N e R caiam a metade de seus valores inicias.
Vida média (t): tempo para que N e R caiam a 1/e de seus valores iniciais.
1 Becquerel = 1 Bq = 1 decaimento por segundo.
1 Curie = 1 Ci = 3,7 x 10 Bq
N= número de núcleos radioativos em função do tempo.
R= número de radionuclídeos.
	Núcleo pesados decaem espontaneamente por emissão de: 
partículas a que são = ao núcleo do elemento He (2 p + 2 n) ou de D (deutério)!
Decaimento a 
b - (emissão de elétron+antineutrino)
b + (emissão de positron+neutrino)
Importante: --> e- ou e+ emitidos no decaimento b 
não existem no interior do núcleo, mas são criados no 
processo de desintegração, assim como os fótons são 
criados no processo de emissão!
N= número de núcleos radioativos em função do tempo.
R= número de radionuclídeos.
	Núcleo decai espontaneamente por emissão de: 
elétron+antineutrino 
ou 
um pósitron+neutrino!
Decaimento b 
Neutrino/Antineutrino 
é uma partícula 
Sem Carga 
Quase sem massa e de detecção difícil. 
Pouca interação com matéria e tem um alto grau de penetração
Decaimento g
	Núcleo decai espontaneamente por emissão de: raios gama ou ondas eletromagnéticas de luz. FÓTON! 
Importante: Eletricamente neutros e constituídos não de partícula, masde onda de radiação eletromagnética (fótons) de freqüência superior ao do espectro da luz visível e a dos raios X. 
 Os raios gama são emitidos imediatamente após a saída das partículas a e b, ao emitir essas ondas o núcleo não altera suas partículas, apenas seu nível de energia. 
N= número de núcleos radioativos em função do tempo.
R= número de radionuclídeos.
16
17

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais