Buscar

Avaliação Parcial Administração de Sistemas de Informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial Administração de Sistemas de Informação
1 - Por definição, podemos afirmar que Tecnologia da Informação é: Um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação.
2 - As informações podem ser tornar um forte elo de sinergia entre as equipes e um importante fator de motivação dos colaboradores. Sobre esse assunto, avalie as afirmações a seguir:
Com a disseminação adequada de informações entre os colaboradores, estimula-os a participar e a se tornarem mais produtivos.
Quando há a disseminação de informações na empresa, os colaboradores tornam-se mais conscientes de seus direitos e mais críticos com relação à atuação dos líderes, gerando insubordinação.
Quando as informações organizacionais são disseminadas entre as equipes, os colaboradores compreendem os aspectos relevantes da empresa em que atuam e reconhecem os problemas e desafios enfrentados por ela, o que favorece sua autonomia e proporciona um clima organizacional baseado na transparência e na credibilidade.
Está correto o que se afirma em: I e III
3 - Os recursos de um sistema de informação podem ser classificados em: Pessoas, Hardware, Software, Dados e Redes.
4 - Diz respeito à contribuição dos Sistemas de Informação na gestão organizacional, EXCETO:
Excelência Operacional
Vantagem competitiva
Relacionamento mais distante com clientes e fornecedores X
Melhor tomada de decisões
Novos Produtos, Serviços e Modelos de Negócio
5 - Analise as 2 afirmativas que seguem e possível relação entre elas.
I.Os sistemas de informação são baseados em tecnologia da informação
PORQUE
II. Necessitam de recursos de hardware, software, telecomunicações e rede para prover grande capacidade de processamento.
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
6 - I -Podemos identificar o sistema de informação como uma aplicação do conceito de sistema, no que concerne ao modelo de apenas "entrada, processamento e saída". Porque: II - O sistema de informação obtém, processa e armazena dados, gerando informações para o gestor na tomada de decisão, podendo, inclusive, fazer a retroalimentação dos dados. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: A primeira afirmação é falsa, mas a segunda é verdadeira.
7 - A funcionalidade de um sistema está relacionada com seu propósito, ou seja, o que ele faz. Quando você se forma, por exemplo, em contabilidade, seu primeiro contato com sistemas de informação será com sistemas contábeis, ou seja, que realizam e armazenam todo o histórico contábil de uma empresa. Mas também existem outros sistemas que pertence a grupos específicos de Gerência, Gerência Operacional, Gerência Média, Gerência Sênior como por exemplo:
I- Sistema Processamento de Pedidos, Registra, processa e acompanha pedidos.
II- Sistema Análise de Preços, Determina preços para produtos e serviços.
III- Sistema Previsão de tendências nas vendas, Prepara previsões de vendas em um
determinado período.
Cada um deles pertencem a um Grupo especifico pela sua atividade, então está CORRETO afirmar que: Que o Sistema I pertence ao Grupo - Gerência Operacional, Sistema II - Gerência Média e, III- Gerência Sênior
8 - Sistemas de Informação eficazes podem ter um impacto significativo na estratégia e no processo organizacional. Desta forma, os Sistemas de Informação podem desempenhar diversos papéis. Marque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS com relação aos papéis desempenhados pelos Sistemas de Informação. ( ) Suporte de seus processos e operações. ( ) Suporte na tomada de decisões de seus gerentes. ( ) Suporte na tomada de decisões dos funcionários. ( ) Suporte em suas estratégias em busca de vantagem competitiva. Marque a resposta CORRETA: V, V, V, V.
9 - Marque a opção CORRETA, quanto aos fatores importantes na construção dos sistemas de informação. I. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a se tornarem fabricantes de alto custo. II. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a se tornarem fabricantes de baixo custo. III. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a diferenciar produtos e serviços para reter clientes e fornecedores. IV. Os sistemas de informação podem ser usados para ajudar as empresas a atender novos mercados utilizando aplicações de respostas eficientes. II, III, IV.
10 - Os SIG tem por objetivo ajudar a empresa a alcançar suas metas, fornecendo a seus gerentes detalhes sobre as operações regulares da organização, de forma que possam controlar, organizar e planejar com mais efetividade e com maior eficiência. Por sua vez, os SAD são utilizados para dar suporte a tomada de decisões relacionadas a um problema ou uma situação específica. Seu foco centraliza-se na efetividade da tomada de decisão ao se deparar com problemas desestruturados ou semiestruturados.
Analise as afirmações abaixo e indique a sequência correta: SIG - SAD - SAD -SIG
I. Utiliza um formato pré-especificado destinado a fornecer informações em períodos regulares.
II. Analisar os padrões de consumo dos últimos anos para desenvolver um novo produto ou serviço.
III. Observações de como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis.
IV. relatórios de exceção criados quando ocorre algum fato excepcional ou produzidos periodicamente contendo apenas informações sobre ocorrências excepcionais.

Outros materiais