Buscar

Casos concretos IED Aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução ao Estudo do Direito
Caso Concreto 5 – Versão Antiga
S.O.S. LEI MARIA DA PENHA
Grávida de cinco meses, a jovem de 28 anos apanhou com uma barra de ferro do atual companheiro, no último sábado. As marcas roxas pelo corpo denunciavam a ira do marido. Mesmo depois de ter um forte sangramento a criança passa bem. As ameaças, geralmente, começam em seguida, e com Joice não foi diferente. "Ele já disse que vai me matar. Será que eu vou ser mais uma na estatística"?, questionou lembrando-se do caso em que a mulher morreu queimada em Campo Grande, no último fim de semana. 
A jovem lamenta que o companheiro esteja solto e diz que se sente impotente diante da situação. "Para mim não está adiantando nada fazer o registro policial. Ele não foi preso e nem foi chamado para depor. Só estou ficando constrangida. É muita burocracia, eles exigem testemunha e às vezes as pessoas não querem nem ligar, quanto mais ser testemunha". O quadro de descrédito com a Lei Maria da Penha, criada para defender as mulheres de violência provocada pelos companheiros, tem sido assunto de críticas contundentes. 
Faça uma análise do caso concreto em discussão, à luz dos planos de validade da norma (vigência, validade e eficácia) 
É incontestável a vigência da Lei Maria da Penha, LEI Nº 11.340, DE 7 DE AGOSTO DE 2006, sua validade em âmbito nacional, desde sua aprovação também é notória. Em se tratando da sua eficácia e aplicabilidade ainda estamos nos primórdios do que se pode ser considerado ideal. Um drama sofrido por diversas mulheres, entremeado de paradigmas, preconceitos e vergonha. Tudo isso junto atrapalha a atuação das autoridades, muitas vezes compostas, em sua maioria, por homens, desde a denúncia até o julgamento dos casos; para que essa eficácia seja alcançada se faz necessário deixar de lado os preconceitos e fazer valer os direitos prescritos pelo Estado, exigindo o cumprimento da norma.
Caso Concreto 5 – Versão Nova
Questão: Faça uma análise reflexiva desta notícia à luz da Teoria da Norma estudada nesta aula.
Com base no texto posso afirmar que o Aborto na Legislação Mexicana é uma questão controversa, apesar da sua descriminalização, a Legislação prevê uma maior autonomia dos Estados, sendo assim, cada qual pode transferir seus valores éticos locais para seu Ordenamento Jurídico. 
Segundo a Teoria da Norma Jurídica a Legislação apresentada possui em seu conceito os padrões de conduta social sobre o aborto, sendo ela uma norma de direito proibitiva, imperativa categórica, explícita, com extensão territorial variada.

Outros materiais