Buscar

TIPOS DE APOIO OU ACOPLAMENTOS Wanêssa Antunes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE PAU DOS FERROS – CMPF BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BCT
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
TIPOS DE APOIOS OU ACOPLAMENTOS
Wanêssa Antunes de França
Pau dos Ferros/RN – 2017
 Através de exemplos no nosso dia, poderemos observar as reações aplicadas nas estruturas e a intensidade das forças que atuam nelas. Os acoplamentos são dispositivos que resistem à forças externas, no qual também geram forças de reação e eliminam seus graus de liberdade, ou seja, anulam o movimento dele.
 O apoio ou acoplamento, impede o movimento em uma ou mais direções, uma vez que possa haver a possibilidade de transladar horizontalmente, verticalmente ou no sentido rotacional. As reações de apoio são divididas em três gêneros, o primeiro, com reação apenas verticalmente, o segundo, com reação na vertical e horizontal e o terceiro, com reação na vertical, horizontal e fazendo gerar momento no ponto de engaste. Podemos ter apoios de diversos tipos no nosso dia, como por exemplo, estes citados:
 Apoio Fixo e engaste, o fixo impede o movimento pra qualquer direção do plano, só permite sua rotação. O de engaste possui 3 icógnitas, suas reações são os dois componentes da força resultante. Impede o movimento em qualquer direção do plano e rotação.
 Apoio do tipo rolete, como iremos ver no exemplo abaixo, de uma janela, onde se movimenta na direção X e não pode se transladar na direção Y ocasionado pela sua força de reação, impossibilitando de se movimentar para cima.
 Nos dois apoios citados acima, podemos observar na primeira foto, um apoio fixo, onde temos forças atuantes em X e Y, não há movimento para nenhum dos eixos. Já na segunda foto, temos uma janela, de apoio tipo rolete, onde há movimento na direção X, mas é impedido na direção Y, tendo força de reação para cima. Além destes, há outros tipos de apoios ou acoplamentos existentes.
Por meio desse trabalho, podemos observar na prático e em nosso dia, exemplos do que foi apresentado em sala, uma forma de aprendizagem de grande importância. Observamos como um momento é gerado e quais as forças de reações atuantes em coisas que encontramos em casa, além da pesquisa feita no intuito de podermos esclarecer os conceitos estudados.
Referências:
 Reações de apoio em vigas e estruturas. Disponível :http://www.cronosquality.com/aulas/ms/ms05.pdf
Apoios. Disponível: https://pt.slideshare.net/anacarolinaanicio/apoios-mvel-fixo-e-engaste
.
.

Continue navegando