Buscar

Trabalho Karoshi (morrer de tanto trabalhar )

Prévia do material em texto

Karoshi	
"O trabalho só dignifica o homem, quando não o priva da vida."
João Antonio N. Palmeira
Trabalho entregue ao Centro Universitário de Adamantina, ao curso de Direito como requisito parcial de avaliação na disciplina de Direito do Trabalho.
Professor: 
Nome: RA.
 Nome: RA. 
O trabalho na antiguidade era associado à dor e sofrimento. A origem vem do latim tripalium, nome dado um instrumento formado por três estacas de madeira, que era usado pelos romanos para torturar escravos e homens livres que não podiam pagar impostos.
O sentido da palavra trabalho com muito ardor passou a ser “realizar uma atividade dura”. Alguns filósofos e sociólogos começam a estudar a relação do homem com o trabalho como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. Max Weber deu uma visão mais positiva: "o trabalho enobrece o homem". Quando chega a ponto de causar-lhe prejuízo a sua saúde, não há nenhum enobrecimento. O ser humano vai acabando com sua saúde por causa do trabalho e no final vai ter que gastar tudo o que conquistou com o trabalho para recuperar a saúde.
Karoshi ou morrer de tanto trabalhar está ligado ao estresse, a fadiga, mas não é ele sozinho o responsável pela morte súbita de milhares de pessoas que geralmente são saudáveis e estão no auge de suas carreiras. O maior responsável é o tempo que estas pessoas passam no seu ambiente de trabalho. O tempo que essas pessoas dispõem não é por necessidade de ter uma ocupação para seu dia ou por prazer, Karl Marx pontua muito bem quando diz: “O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades”.[1: karo significa excesso de trabalho e shi significa morte ou como é conhecido no Brasil “birôla”.]
Por ser uma causa um pouco difícil de diagnosticar, os estudiosos buscam o nexo de causalidade entre as mortes por karoshi. Um dos nexos é o histórico anterior de síndrome de Burnout que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(…) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".(apud, wikipédia)
No Brasil é bastante recorrente, no interior de São Paulo já foram relatados muitos casos de morte súbita associada a karoschi, com média etária de 39,78 anos, uma grande abreviação da vida já que a média da vida do brasileiro é 75,5 anos. Essas mortes ocorrem principalmente no corte de cana-de-açúcar, onde a remuneração do canavicultor é por produção, ou seja, os trabalhadores ganham o quanto conseguem trabalhar, muitas vezes com família para sustentar e para tentar mandar um vida digna esses trabalhadores se matam de trabalhar literalmente, esse trabalho de tão intenso gera um colapso fisiológico fatal.
O relato de mortes por karoshi só vem crescendo, inclusive no Brasil, o que é alarmante já que estamos em um processo de mudança nas leis trabalhistas, estas que visam dar maior autonomia e voz ao empregado para negociar o que é melhor para ele e sua categoria, ou seja, tirar a proteção e as condições que o Estado dava ao trabalhador, tentando assim maquiar o desamparo dos pequenos e pobres, dando aos empresários carta branca para discutir em “pé de igualdade” as condições de trabalho com o próprio empregado e com o sindicato, tirando grande parte do intervencionismo do Estado.
Mesmo que se tenha prazer, o trabalho é desgastante. Por isso, nossos legisladores editaram leis que tratam de jornada de trabalho e horas extras. Entretanto, o principal motivo das mortes por Karoshi é exatamente a remuneração por produção. É bom para o trabalhar poder trabalhar e ganhar mais, porém precisa de um controle. Essa era exatamente a função do Estado, intervir na relação de trabalho, para tentar controlar essa exploração econômica da mão de obra desenfreada.
Bibliografia
https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/1939/50030/008_chehab.pdf?sequence=1&isAllowed=y acessado em 24/03/2017 ás 14:27 hrs
http://www.bbc.com/portuguese/vert-c/ap-37463801 acessado em 24/03/2017 ás 14:33hrs 
http://binlosofo.blogspot.com.br/2011/09/o-trabalho-enobrece-o-homem-max-weber.html acessado em 24/03/2017 ás 14:40 hrs
https://pensador.uol.com.br/trabalho_dignifica_o_homem/ acessado em 24/03/2017 ás 14:42 hrs
http://onacional.com.br/geral/cidade/37224/0+trabalho+dignifica+o+homem acessado em 24/03/2017 ás 14:48 hrs
https://pt.wikipedia.org/wiki/Karoshi acessado em 24/03/2017 ás 14:50 hrs
http://pre.univesp.br/o-trabalho-e-o-homem#.WNVcLdLytdg acessado em 24/03/2017 ás 14:35 hrs
http://www5.fgv.br/ctae/publicacoes/Ning/Publicacoes/00- acessado em 24/03/2017 ás 15:30 hrs Artigos/JogoDeEmpresas/Karoshi/glossario/KAROSHI.html acessado em 27/03/2017 as 16:03hrs
http://www.brasil.gov.br/governo/2016/12/expectativa-de-vida-no-brasil-sobe-para-75-5-anos-em-2015 acessado em 28/03/2017 ás 16:27 hrs
Adamantina -SP
2017

Continue navegando