Buscar

SUSTENTABILIDADE-AV2-28-06-2014

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0360_AV2_200801019705 » SUSTENTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI
MARIA EUNICE AMARAL DANTAS
	Turma: 9003/L
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2014 19:56:24
	
	 1a Questão (Ref.: 200801117246)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os princípios elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Cite e explique dois princípios elementares.
		
	
Resposta: Um dos princípios é o desenvolvimento sustentável de qualidade voltado para o bem e preservação do meio ambiente, dentre eles temos a política voltada para estudos de como preservar o meio para não haver extinção. Algumas empresas, por exemplo, adotaram o conceito de reaproveitamento dos gases lançados em solo para gerar energia para população residente próximo e também fazendo replantio de áreas degradadas evitando assim a extinção da espécie.
	
Gabarito: A utilização de fontes energéticas que sejam renováveis, em detrimento das não renováveis, como o biocombustível e o uso moderado de toda e qualquer fonte renovável, nunca extrapolando o que ela pode render.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200801117714)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Até meados do século XVIII, as principais fontes de energia utilizadas pelo homem eram a própria força, a tração animal e a combustão de biomassa em volumes reduzidos. O que mudou, após a revolução industrial, que trouxeram consequências significativas para o meio ambiente?
		
	
Resposta: Após a Revolução Industrial várias mudanças ocorreram, principalmente em questões ambientais. Ao perceberem que as ações tomadas e atitudes não eram suficientes para proteger o meio ambiente, várias leis e órgãos foram criadas para que, de alguma forma o meio também tenha como se defender e proteger das agressões causadas pelo homem. Mas, como todas mudanças nem sempre são para melhores, pois o homem ainda vê o meio natural como fonte de riqueza para sua fonte de consumo e lucro.
	
Gabarito: A partir da revolução industrial, o homem passa a utilizar volumes crescentes de biomassa para gerar energia e realizar trabalho por meio de máquinas, que geram retorno econômico por meio de comercialização e resulta no aumento de consumo de energia e materiais per capita. Durante toda essa fase de crescimento da economia global, a crescente produção também causou crescente degradação ambiental.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200801271484)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vemos que o conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em um contexto de crise econômica e da revisão de paradigmas de desenvolvimento. A crise econômica na maior parte do mundo, a instabilidade, o aumento da pobreza, etc., colocavam em dúvida a viabilidade dos modelos convencionais, inclusive, a própria ideia de ¿desenvolvimento¿ havia sido sustada das políticas ante a urgente necessidade de estabilizar as economias e recuperar o crescimento econômico (Funiber, 2009). Por exemplo, uma grande parte da literatura disponível tende reduzir o conceito a uma mera sustentabilidade ecológica ou a um desenvolvimento ecologicamente sustentável, preocupando-se apenas com as condições ecológicas necessárias para manter a vida humana ao longo das gerações futuras, segundo Bifani (1997 apud Funiber, 2009). Portanto, em relação ao enfoque citado temos que:
		
	
	Evitar ou eliminar ao máximo possível a captura ou destruição de espécies não visadas.
	 
	Estimular e apoiar o entendimento mútuo, a solidariedade e a cooperação entre todas as pessoas, dentro das e entre as nações.
	 
	Embora útil, é claramente reducionista, por não considerar as dimensões social, econômica e política do termo.
 
	
	O nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida.
	
	Assegurar que o uso do espaço orbital e cósmico ajude a proteção ambiental e a paz.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200801123595)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Discussões formais sobre os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento e pela industrialização aconteceram com a criação do __________, em 1968, na Itália, formado por cientistas preocupados com os impactos provocados pelo crescimento econômico e com a disponibilidade de recursos naturais do planeta. Qual alternativa completa a frase?
		
	
	Clube do Petróleo
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	 
	Clube de Roma
	
	Passivo Ambiental
	
	Desenvolvimento Sustentável
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200801262221)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aumento da população e o consequente crescimento do consumo podem elevar os estresses ambientais, podendo ocorrer?
		
	
	antipoluição dos mares
	
	aumento da biodiversidade
	
	reflorestamento das florestas tropicais
	
	superabundância de água
	 
	mudanças climáticas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200801125394)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Complete as lacunas da frase com a alternativa que tenha as palavras corretas, respectivamente. Os recursos ________________que compõem parte do capital ____________da Terra, podem nos fornecer uma renda biológica_____________________, desde que não usemos esses recursos mais rápido do que a natureza o renova.
		
	
	Renováveis; social, pobre
	
	Não Renováveis; cultural; sustentável
	
	De intervenção indireta, progressivo; enorme
	 
	Renováveis; natural; indefinidamente renovável
	
	Renováveis, econômico; pobre
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200801124650)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A capacidade de um ecossistema retornar ao seu estado de equilíbrio dinâmico, após sofrer uma alteração ou agressão, está relacionada ao que chamamos de:
		
	 
	Resiliência
	
	Educação ambiental
	
	Democracia
	 
	Gestão Ambiental
	
	Endemismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200801253158)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Nos últimos anos, foram realizadas inúmeras pesquisas que envolvem a problemática da educação e meio ambiente, possibilitando e contribuindo para a consolidação da qualidade da educação ambiental brasileira. Destacando-se que as situações que abrangem o meio ambiente, pode ser desenvolvido na ambiência escolar e em todas as áreas. Então, a pura transmissão de informações a respeito dos processos ecológicos é insuficiente para a promoção de uma educação que se espera "ambiental". Assim sendo, afirma-se que: (adaptada de pref. Porto Velho/RO (2009).
		
	
	o meio ambiente é sinônimo de natureza;
	
	a educação ambiental é sinônimo de ecologia.
	 
	a proposta central da educação ambiental reside na transformação da realidade;
	 
	o problema ambiental possui sua origem na falta de educação dos indivíduos;
	
	a problemática sócio ambiental é sinônimo de desequilíbrio ecológico;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200801271602)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No setor econômico nota-se ainda cautela no sentido de adotar formas de produção sustentáveis, mas muitas empresas e setores já se posicionaram progressivamente nesse sentido.Portanto, acontecem condicionantes significativos de competitividade. Assim sendo, não mais ignoram o fato de que padrões de sustentabilidade irão afetar mais e mais:
		
	
	Padrões de Riqueza da sociedade.
	 
	Padrões de Consumo da sociedade.
	
	Padrões de Competitividade da sociedade.
	
	Padrões de Pobreza da sociedade.
	
	Padrões de Investimento da sociedade.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200801125392)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é a visão de mundo que é dedicada à preservação da biodiversidade e do funcionamento de sistemas de suporte à vida para todas as vidas?
		
	 
	ecocêntrica
	
	Manejo planetário
	
	Gerenciamento
	
	Teocêntrica
	
	Egocêntrica

Continue navegando