Buscar

Análise literária de Lolita

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LOLITA / Confissão de um viúvo branco 
1
Nabokov viveu no séc. XX, era extremamente irônico e crítico. Fugiu da Rússia para a Inglaterra, viveu em Londres (onde estudou Literatura), Berlim, França, E.U.A. e Suíça;
Lolita é a principal obra do autor;
As editoras americanas negaram-se a publicar Lolita, esse teve a sua publicação por uma editora francesa especializada em obras pornográficas.
Biografia
2
Contexto Histórico
 Conflitos entre os blocos capitalista (E.U.A.) e socialista (U.R.S.S.);
 Grandes avanços tecnológicos;
 Revolução sexual;
 Movimento pedófilo neerlandês (contra o abuso infantil).
enredo
Introdução: Humbert conta um pouco sobre a sua vida e fala de Annabel, o seu amor juvenil de verão, que morre de tifo. Aí começa a sua procura por “Annabeles”.
Desenvolvimento: Humbert se muda para Ramsdale e fica na residência da senhora Haze. Ao avistar a sua filha, passa a nutrir obsessão pela garota. Para aproximar-se de Lolita, casa-se com Charlotte.
Ele tinha um diário secreto, Haze encontrou tal e saiu enfurecida e decepcionada pela rua, foi atropelada pelo vizinho e morreu. Enquanto isso tudo acontecia, Lolita estava no Acampamento Q, onde aflorou a sua sexualidade.
Humbert inventara a mãe dela estava doente e que por isso, ele iria cuidá-la. 
.
Humbert decide deixar Beardsley, eles voltam à rotina de viagens
Então, seguem viagem, parando em diversos motéis pelo caminho.
Mudam-se para Beardsley, lá Lolita passa a estudar em um colégio externo e Humbert volta a lecionar. No colégio, Dolly começa a se dedicar ao teatro.
A convivência foi gerando alguns conflitos e Quilty começou a segui-los. Lolita adoece, no episódio do hospital foge com ele.
Humbert, sozinho e desmotivado, conhece Rita, um “amorzinho morno”.
Humbert recebe, após anos, uma carta de Lolita, agora, casada e grávida, ela quer dinheiro.
Clímax: Completamente amargurado e rancoroso, Humbert vai até a casa de Quilty, em Ramsdale, para matá-lo.
Desfecho: Humbert é internado, mais uma vez em um sanatório e depois passa a aguardar julgamento na prisão, nessa começa a escrever o livro.
peRsonagens
Sybil – Tia de Humbert que era também sua governanta.
Annabel – Primeira paixão de Humbert.
Prostituta – Jovem parisiense que lembrava uma ninfeta.
Valeria – Primeira esposa de Humbert.
Charlotte – Mãe desnaturada de Lolita, e segunda esposa de Humbert, apaixonada por ele, acaba morrendo atropelada.
Quilty – Tio de Lolita e dramaturgo, que teve um caso com a menina e que a ajuda a fugir do hospital.
Rita – Namorada de Humbert, uma mulher excêntrica e independente, tinha o dobro da idade de Lolita.
Diretora Pratt – Diretora do colégio de Beardsley.
Gaston – Amigo de Humbert.
Farlow – Amigo de Humbert.
Lore – Enfermeira.
Dick – Marido de Dolly.
7
Humbert – Possui extrema habilidade de manipulação. Ele é internado em sanatórios diversas vezes, um tipo doentio, obcecado por ninfetas. Nutre uma obsessão por Lolita. Erotiza as mais simples situações.
Dolores – Dolores não existe na história, o que temos é Dolly/Lolita, sim “o que”, não “quem”. As descrições feitas por Humbert tratam Lolita como uma fonte de prazer e satisfação pessoal, mas não especificam quem realmente é Dolores. Fica essa incógnita para o leitor.
NARRADOR
É uma confissão. O que cria um sentimento de cumplicidade e dúvida. Escrito em primeira pessoa, Humbert rega o livro de ironias, observações, deboches, e tem uma visão bem erótica e mecânica ao tratar de Lolita.
“Quando, há cinquenta e seis dias, comecei a escrever Lolita, primeiro na enfermaria psicopática, onde estava sob observação, e depois nesta reclusão bem aquecida, conquanto que tumular, pensei que utilizaria estas notas no meu julgamento, não para salvar a cabeça, evidentemente, mas, sim, para salvar a alma. A meio da composição, porém, compreendi que não poderia exibir a Lolita viva. Talvez utilize passagens destas memórias em sessões à porta fechada, mas a publicação terá de ser adiada. “
TEMPO
Cronológico, em vista de que os fatos seguem uma ordem. Também psicológico, porque são lembranças. Isso colabora para a fluidez dos acontecimentos.
ESPAÇO
Paris, Londres, Ramsdale, Beardsley e outras cidades norte-americanas.
Comparando com outros romances...
LOLITA
SENHORA
Lolita éo objeto de obsessão deHumbert. Órfã assim como Aurélia não consegue obter sucesso na vida: passa a juventude sob a tutela do padrasto abusador e se casa com um rapaz desempregado e acomodado.
Aurélia Camargo é a belíssima senhora, completamente idealizada. Apesarde órfã e pobre, superava todos os desafios da vida. Temo seu final feliz, no qual enriquece e fica com o seu amado.
Pedofilia
O conservadorismo
 Conservadores contemporâneos preocupados com a decadência das “famílias tradicionais” esquecem os reais problemas da sociedade, inferiorizam a mulher, justificando os abusos;
 Falta reconhecimento de que a degeneração moral possui causas mais profundas, não podendo ser simplesmente curada pela escola ou pela igreja; 
14
 O site do jornal alemão Die Zeit divulgou atas secretas do Vaticano que documentam a protelação de medidas eclesiásticas contra um padre acusado de cometer abuso sexual contra 200 crianças nos E.U.A., entre os anos de 1950 e 1970;
 O padre Fabiano Santos Gonzaga, de 28 anos, foi acusado de abusar sexualmente de um menor de idade portador de deficiência mental, em Caldas Novas (GO).
Mundo Oriental
 Maomé se casa com Aisha, uma garota entre 6 e 9 anose os seus seguidores consideram isso natural;
 O mesmo Hamas defendido pelo PT, ao qual Lula doou 25 milhões de reais, em 2010, promove casamentos pedófilos coletivos.
Os escândalos da Igreja
Fontes
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1852
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1846
http://www.tirodeletra.com.br/entrevistas/VladimirNabokov.htm
http://www.dw.com/pt/atas-secretas-sugerem-que-vaticano-protelou-puni%C3%A7%C3%A3o-de-padre-ped%C3%B3filo-nos-eua/a-5434236
http://noticias.r7.com/cidades/revista-conta-detalhes-de-caso-de-pedofilia-praticado-por-padre-catolico-em-goias-11062016
https://observadorcriticodasreligioes.wordpress.com/2014/01/04/maome-e-seus-casamentos-mais-chocanters/
http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/favorita-profeta-479973.shtml
http://www.thelastcrusade.org/
http://www.diariodobrasil.org/voce-sabia-que-lula-doou-r-25-milhoes-ao-movimento-hamas-atraves-de-decreto/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando