Buscar

103.7265 Aula04 4597234 (2)

Prévia do material em texto

PORTFÓLIO 04 – ATIVIDADE REFERENTE ÀS AULAS 01, 02, 03 E 04
VALOR = 5.00
QUESTÃO 01: COM LIONEL ROBBINS, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, SURGIRAM OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA DEFINIÇÃO CONTEMPORÂMEA DE ECONOMIA. SÃO ELES: 
ESCASSEZ DE RECURSOS PRODUTIVOS
ESCOLHA DE FINS
NECESSIDADES HUMANAS ILIMITADAS
EXPLIQUE CADA UM DESSES ELEMENTOS E DÊ UMA DEFINIÇÃO DE ECONOMIA QUE LEVE OS TRÊS EM CONSIDERAÇÃO. (VALOR = 2.00)
Escassez de recursos produtivos: Compreendemos que a maioria dos recursos produtivos como: petróleo e as jazidas de minérios não são renováveis, ou seja, os países possuem estoques fixos desses recursos. Mesmo aqueles recursos produtivos que podem ser renováveis, acabam tendo a sua capacidade de renovação comprometida pelo uso excessivo, sendo o caso de esgotamento do solo pela aplicação maciça de agrotóxicos. Nenhum país, seja ele rico ou pobre, ou ainda com acesso a avançadas tecnologias de produção, está livre de esbarrar no problema da saturação dos seus recursos produtivos, necessários para o seu desenvolvimento.
Escolha de fins: Os países precisam decidir, quais os produtos que serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas. Terá também que decidir como será realizada a produção, ou seja, os produtores farão a escolha, dentre os métodos mais eficientes, aquele que possuir o menor custo de produção possível. Lembrando também que há a preocupação com a distribuição da produção entre a sociedade.
As necessidades humanas ilimitadas: Elas se renovam constantemente, seja devido ao próprio crescimento populacional, ou pelo desejo de ascensão do padrão de vida que as pessoas possuem. O ser humano nunca estará satisfeito com que possui e sempre desejará obter mais coisas.
Definição: A economia tem o objetivo de orientar à utilização plena dos recursos produtivos, de forma que eles sejam bem empregados na satisfação das necessidades. Assim, a economia tem de empregar seus recursos produtivos escassos da maneira mais eficiente possível na produção de bens e serviços que satisfaçam as necessidades e desejos infinitos da sociedade. A Economia é, pois, a ciência que estuda as formas do comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas
QUESTÃO 02: DISCORRA SOBRE O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO LAISSEZ-FAIRE E MOSTRE SUAS RELAÇÕES COM O CONCEITO DE MÃO INVISÍVEL DO MERCADO. (VALOR = 1.00 – MÁXIMA DE 10 LINHAS) (VALOR = 1.00)
Laissez-Faire: é uma expressão francesa que vem do significado: “deixa fazer”, é CONSIDERADO um símbolo da economia liberal, sendo defendida pelo capitalismo. 
Esse tipo de economia não é controlada pelo governo, podendo as empresas tomarem as decições nos seus negócios, sem a intervencão do estado. esse sistema defende que na economia, o seu trabalho e funcionamento é guiado por uma “mão invisível”, a qual realiza a regulamentação e coordenação na economia, com a eliminação de qualquer desequilíbrio do mercado, através do mecanismo de preços.
QUESTÃO 03: Sobre elasticidade preço da demanda, responda Porque a demanda de GÁS de cozinha é Inelástica? Explique considerando um aumento e uma queda no preço deste bem. (VALOR = 1.50)
 O gás de cozinha possui uma demanda inelástica porque é um bem essencial na vida do consumidor, e existe poucos substitutos proximos ou até mesmo nenhum em alguns casos.
 Se o preço do gás de cozinha subir, a demanda vai diminuir mas o consumidor não deixará de comprar o produto, apenas irá diminuir o consumo, economizando na cozinha e substituindo alguns pratos e etc, até o preço voltar a estabilizar.
Se o preço do gás de conzinha cair, a demanda vai aumentar, mas isso não significa que o consumidor vai construir um estoque de gás e nem esbanjar no fogão.
QUESTÃO 04: QUAIS SÃO OS FATORES QUE AFETAM A QUANTIDADE OFERTADA DE DETERMINADO BEM? (VALOR = 0.50)
A quantidade ofertada, ou a quantidade de um produto que os produtores desejam vender, não dependerá somente do preço deste produto, mas também dos custos de produzi-lo, ou seja, do preço e dos fatores produtivos como: mão de obra, preços das matérias-primas, preços de bens correlacionados na produção, condições climáticas e tecnologia.

Continue navegando