Buscar

Guerra Fria e fim da URSS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A GUERRA FRIA 
O continente europeu encontrava-se destruído após o término da Segunda Guerra Mundial. Devido a sua grande participação na organização de resistência ao nazismo e a importante participação da União Soviética na guerra os partidos comunistas dos países europeus ganharam muita força. Os Estados Unidos elaboram, em 1948, um plano de recuperação econômica para os países devastados pela Segunda Guerra Mundial, denominado Plano Marshall. 
Para acompanhar a intenção de comandar a reação do mundo capitalista ao avanço dos ideais socialistas, em 1947, os Estados Unidos lançaram a Doutrina Truman, na qual apresentaram a disposição de utilizar todos os meios para conter o avanço do socialismo. Assim formaram-se dois blocos ideológicos de nações. 
O bloco capitalista, comandado pelos Estados Unidos, contava com a participação do Reino Unido, França, Itália, Bélgica e Portugal. Já o bloco socialista era formado por Polônia, Hungria, Alemanha Oriental, Coréia do Norte e China. 
O termo “guerra fria” refere-se ao fato de que não houve confronto direto entre os Estados Unidos e União Soviética, tornando o conflito restrito a regiões periféricas do mundo. 
01 – O que foi o Plano Marshall? 
Um plano de ajuda econômica posto em prática pelos Estados Unidos, visando a manutenção do capitalismo em países como Inglaterra e França. 
02 – O que foi a Doutrina Truman? 
O compromisso defendido pelos EUA de evitar a expansão do socialismo. 
03 – Quais eram os principais países da Guerra Fria? 
União Soviética e Estados Unidos 
04 – Explique o que é uma “guerra fria”. 
Uma disputa sem confronto direto. 
A CRISE DO SISTEMA SOCIALISTA 
A corrida armamentista e espacial, o sustento a economias pouco produtivas e as ações militares em todo o mundo fizeram com que surgisse um profundo desequilíbrio nas finanças da URSS e dos EUA. A década de 1980 foi de colapso na economia soviética, e mesmo sob censura, surgiram manifestações públicas contra o governo. 
Com isso ganharam força as propostas reformistas do grupo de Mikhail Gorbatchov, que conseguiu chegar ao poder em 1985. A era Gorbatchov combinou dois princípios:
Glasnost: reestruturação política 
Perestroika: modernização da economia 
Gorbatchov foi responsável pelo fim da censura, pelo fim do regime de partido único, pela condenação de políticos corruptos e pela aproximação com os EUA. Finalmente, em 1991, os russos elegeram diretamente Boris Ieltsin, que decretou, em 21 de dezembro, o fim da URSS. 
01 – O que dificultava o sucesso econômico da URSS? 
Os gastos com corrida armamentista e espacial, o sustento a economias pouco produtivas e as ações militares em todo o mundo.
02 – O que defendia o grupo de Mikhail Gorbatchov?
Que a URSS deveria passar por reformas no plano político e no plano econômico. 
03 – Qual a importância da Glasnost para o centralismo político na URSS? 
Permitiu a formação da oposição ao governo e fim do monopólio de poder do Partido Comunista. 
04 – Qual a importância da aproximação entre Estados Unidos e União Soviética? 
O fim da possibilidade de um confronto entre duas super potências que levaria ao fim do mundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando