Buscar

realismo VS idealismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Realismo VS idealismo 
Na parte da gnosiologia que investiga sobre a essência do conhecimento duas teorias são básicas, são pontos de partida e essenciais para a compressão do assunto e das demais teorias relacionadas, são elas o realismo e o idealismo, correntes antagônicas.
As duas teorias divergem sobre o que é o fator determinante para o conhecimento, o sujeito ou o objeto (considerando a possibilidade de conhecimento), na relação entre sujeito e objeto onde está o conhecimento e a possibilidade de objetos existirem na ausência do sujeito.
O termo realismo pode se referir a diferentes áreas, aqui se refere ao realismo epistemológico, para o realismo o objeto determina o conhecimento, as coisas são reais e o sujeito as conhece como são, pois a realidade é como é independente do sujeito.
As vertentes de realismo divergem sobre a participação e a percepção do sujeito e suas possíveis variações, mesmo assim sempre atribuindo a realidade e o conhecimento ao objeto. Quaisquer ideias ou sensações que possam divergir entre sujeitos distintos têm necessariamente seu inicio em algo da realidade. Os principais autores do realismo são Thomas Reid, Adam Ferguson e Dugald Stewart.
O idealismo é um termo usado para mais de uma corrente filosófica, nesta coluna se refere exclusivamente ao idealismo epistemológico, teoria oposta ao realismo, para o idealismo o determinante para o conhecimento é o sujeito.
Segundo o idealismo não há realidade fora da consciência, a realidade é uma cópia imperfeita, uma representação, as coisas não existem por si mesmas, não há pré existência de objetos, a realidade é formada a partir do sujeito durante a interação sujeito objeto e os objetos existem na consciência do sujeito.
Para o idealismo as coisas existem enquanto podemos pensa-las ou percebê-las, a realidade não é a coisa em si, mas a imagem da coisa formada na consciência do sujeito, só possível conhecer o que se converte em pensamento ou já é abstrato, como uma ideia. As vertentes do idealismo divergem sobre a realidade partir de uma consciência individual ou objetiva (cientifica) e se o processo de conhecimento é psicológico ou lógico. Os principais autores dessa teoria são Platão, Berkeley e Hegel.

Continue navegando

Outros materiais