Buscar

Intrumentação III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Intrumentação III
Botânica
Docente: Rafaela 
Discente: Francielle Fonseca De Souza
Aula: Ensino médio . 2 Ano tema : Angiospermas 
 
Angiospermas 
Frutas 
Flores 
As plantas tem diversas formas de estratégias reprodutivas, no nosso dia –a –dia temos contato com grandes exemplares de dois grandes grupos Gimnospermas e angiospermas os dois grupos possuem sementes mas as gimnospermas não possuem frutos e nem flores(porem possuem estruturas como os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas dessas plantas) porem podem muitas vezes serem confundidas com flores mas mas não são.
Plantas que apresenta semestes guardadas por frutos ( secos ou carnosos ) próxima aula. Essa estratégia de dispersão de sementes foi adaptativa
Ela apresenta 90 % das plantas , sucesso reprodutivo e adaptativo,
2
 Estrutura das flores 
Corola 
Calice 
Pendunculo 
Petalas 
Sepala
Caliculo 
3
Estruturas das flores 
Estigma
Estilete 
Óvario 
Pendunculo 
Receptaculo 
Antera 
Filete 
Estame 
Pistilo 
Óvulo 
Masculino 
Feminino 
Estrutura das flores
Antera: é uma espécie de “saco” que é revestido internamente por um tecido esporogênico,essa estrutrura floral é dividida em um ou dois compartimentos onde o Polén é produzido armazenado e protegido até seu maturamento onde depois é dispersado .
Dispersão : 
pétalas coloridas 
 odoríferas
 nectários
Pólen : é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, posteriormente irão se transformar em sementes.
As angiospermas já possuem sistemas de polinização mais refinados: a grande maioria têm polinização adaptada aos animais. Isso mesmo! Muitas angiospermas dependem de animais para realizarem sua polinização. Por tal motivo, as flores das angiospermas apresentam diferentes estratégias de atração dos polinizadores, como pétalas coloridas e odoríferas e nectários (estruturas que produzem o néctar – líquido doce e nutritivo). Há plantas que possuem polinização realizada por insetos (como borboletas, abelhas, besouros), como o maracujá. Neste caso, chamamos esta polinização de entomófila.
5
Monocarpelar e pluricapelar
Estrutura das flores 
Ovário ínfero 
Ovário súpero
estrutura representada pela letra D tem apenas um pistilo, enquanto que o da letra B têm vários, sendo unidos pelo ovário.Os gineceus podem ser classificados em grupos de acordo com a estruturação dos pistilos, mas basicamente são agrupados em monocarpelar ou pluricarpelar 
Quando está dentro de uma estrutura de proteção, conhecida com urnula, dentro do cálice, é classificado como ovário infero, entretanto, quando está acima de outras peças florais, dentro ou não da urnula, o ovário é classificado como súpero.
6
Atividades 
Desmontar a flores de Hibisco, e identificar as estruturas colocando nome e função de cada uma delas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais