Buscar

Articulação, Ligamentos, Menisco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Principais Funções
Menisco
Na anatomia, os meniscos são cartilagens presentes na articula-ção tíbiofemoral (joelho), entre os côndilos do fêmur e da tíbia. 
Os meniscos têm a função de diminuir o impacto e promover a adaptação (melhorar o encaixe) entre as faces articulares do fêmur e da tíbia. Melhoram a congruência das superfícies articulares, além de dar mais mobilidade, lubrificação ao joelho.
São dois meniscos, um medial e outro lateral, ambos localizados acima da tíbia. Têm o formato de meia lua, com uma divisão em corno anterior, corpo e corno posterior. Como cartilagem, apresentam poucos vasos sanguíneos, o que dificulta sua capacidade de regeneração, caso sofram alguma lesão. Uma vez lesionados, dificilmente se recuperam espontaneamente.
Os cornos dos meniscos possuem distancias, sendo que os do externo estão mais próximos entre si que os internos. E não estão livres no espaço articulares, mantendo uma junção funcional.
Tendões
A principal função dos tendões é a de conectar os músculos aos ossos. Dessa maneira, auxilia no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, distribuindo as forças nos músculos.
Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso.
Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.
Ligamentos
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como amortecedores.
Além disso, transmitem informações para a medula e para o cérebro e, ainda, auxiliam na conservação e fixação local de muitos órgãos internos, como a bexiga, o útero e o diafragma. A despeito de serem formados por tecidos semelhantes aos tendões, estes, diferentemente dos ligamentos, são estruturas que conectam os músculos aos ossos e, por sua vez, os ligamentos unem dois ou mais os ossos.
Principais ligamentos
Ligamentos do Joelho
A articulação do joelho é composta pela ‘articulação dobradiça”, uma vez que está localizada entre o fêmur e a tíbia, e “articulação plana”, localizada entre o fêmur e a patela. Os ligamentos do joelho possuem a função principal de proporcionar estabilidade a esta articulação, sendo muito comum as lesões nesse local; são eles: ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento patelar, ligamento colateral fibular (LCL), ligamento colateral tibial (LCM), ligamento poplíteo oblíquo, ligamento poplíteo arqueado.
Ligamentos do Tornozelo
O tornozelo corresponde a uma das partes mais importantes do corpo, uma vez que sustenta todo seu peso à articulação dobradiça entre a perna e o pé formado pelas articulações: talocrural, subtalar e tibiofibular; e os ligamentos: ligamento deltóide, ligamento talofibular anterior, ligamento talofibular posterior e ligamento calcaneofibular.
Ligamento do cotovelo
A articulação do cotovelo é um gínglimo ou articulação em dobradiça. Possui três articulações: úmero-ulnar, entre a tróclea do úmero e a incisura troclear da ulna, úmero-radial, entre o capítulo do úmero e a cabeça do rádio e rádio-ulnar proximal, entre a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna. As superfícies articulares são reunidas por uma cápsula que é espessada medial e lateralmente pelos ligamentos colaterais ulnar e radial.
Cápsula Articular – Circunda toda a articulação e é formada por duas partes: anterior e posterior. A parte anterior é uma fina camada fibrosa que recobre a face anterior da articulação. A parte posterior é fina e membranosa e consta de fibras oblíquas e transversais.
Ligamento Colateral Medial– É um feixe triangular espesso constituído de duas porções: anterior e posterior, unidas por uma porção intermediária mais fina.
Ligamento Colateral Lateral – É um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamento colateral ulnar. A articulação rádio-ulnar proximal é uma juntura trocoide ou em pivô, entre a circunferência da cabeça do rádio e o anel formado pela incisura radial da ulna e o ligamento anular.
Ligamento Anular – É um forte feixe de fibras que envolve a cabeça do rádio, mantendo-a em contato com a incisura radial da ulna. Da borda inferior do ligamento anular sai um feixe espesso de fibras que se estende até o colo do rádio, denominado ligamento quadrado.

Continue navegando